capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 22/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.912.673 pageviews  

Guia Oficial do Puxa-Saco Pra quem adora release...

DE ÚLTIMA!

Apadrinhados políticos e aliados do Planalto dominam Anac
26/07/2007 - Ana Paula Scinocca e Christiane Samarco - Estadão

Apenas uma das cinco diretorias da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), incluindo o cargo de diretor-presidente, é ocupada por um profissional do setor. Os outros quatro diretores, entre os quais o presidente Milton Zuanazzi, são apadrinhados políticos de ministros de Estado e aliados do Palácio do Planalto e foram escolhidos também para atender ao lobby das companhias aéreas, sempre úteis aos candidatos em época de eleição.

A exemplo do que ocorreu com a Infraero, os postos-chave da agência criada no governo Lula para regular o setor, fiscalizar as empresas e proteger o usuário do transporte aéreo também foram loteados. Com o comando da Anac nas mãos de um economista, uma advogada, um político em fim de carreira, um engenheiro mecânico e apenas um aviador, o setor enfrenta sua maior crise depois de experimentar um crescimento médio de quase 12% ao ano e um lucro crescente, que saltou da faixa dos 3% para mais de 15%. Dez meses e 350 mortos depois, este loteamento é apontado como fator agravante da crise.

Não é por acaso que o ex-deputado Leur Lomanto, sete vezes deputado federal, foi o único diretor aprovado por unanimidade no Senado. Foi ele quem, quando ainda deputado, relatou o projeto de lei que criou a Anac, tudo devidamente negociado com as empresas de aviação. Rejeitado pelas urnas em 2002, Leur foi acomodado na assessoria parlamentar da Infraero e, de lá, transferido para a diretoria da Anac.


PUBLICIDADE


Desde que assumiu a diretoria, seu feito de maior repercussão nacional foi a festa de arromba que promoveu no casamento de sua filha, em março passado. O evento, que contou com a participação da cúpula do setor aéreo, ocorreu no mesmo dia do motim dos controladores de vôo. Ficou conhecido como o ¨baile do apagão¨, em que diretores da Anac se deliciavam entre quitutes baianos e baforadas de charuto, enquanto passageiros dormiam no chão dos aeroportos.

Turismo

Diretor-presidente da Anac, Zuanazzi fez carreira como secretário de Turismo do Rio Grande do Sul. Sua maior credencial para garantir a vaga, antes mesmo de o colegiado existir para elegê-lo, foi a amizade com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sua antiga companheira de partido e de secretariado estadual. A relação entre Dilma e Zuanazzi é ainda anterior ao PT. Os dois militaram juntos no PDT, mudando depois para a legenda do presidente Lula.

Os laços estreitos entre os dois ficaram mais explícitos na mensagem encaminhada pelo Planalto ao Congresso, indicando Zuanazzi para a Anac. Como Dilma pediu aos senadores que aprovassem o nome do presidente da Agência, o texto foi considerado impróprio e a mensagem devolvida ao governo. Afinal, não cabia ao Senado, e sim aos cinco diretores, escolher entre eles o presidente.

Se dependesse do ex-ministro José Dirceu, que antecedeu Dilma na Casa Civil, a Anac seria presidida por uma mulher. Depois do fracasso na tentativa de emplacar sua ex-assessora Denise Abreu no posto de conselheira do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Dirceu a indicou para a Anac. Mesmo estando fora do governo quando a Anac foi aprovada em 2005, o ex-ministro conseguiu manter a vaga de sua ex-colega de faculdade, mas quem definiu o comando da Agência foi mesmo Dilma Rousseff.

Na prática, porém, quem acompanha as reuniões do colegiado garante que Denise tem mais voz ativa e mais influência sobre os colegas do que o próprio presidente. Ainda assim tem atuação discreta. Só apareceu nos jornais em duas ocasiões: a primeira, quando foi flagrada às gargalhadas e fumando charuto, na festa de Leur Lomanto em pleno apagão aéreo.

A mais recente foi na semana passada, exatos três dias depois do acidente com o avião da TAM que deixou 199 mortos. Denise, Lomanto e Zuanazzi e um quarto diretor - o economista e ex-secretário de Transportes do Rio de Janeiro José Barat - foram condecorados pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juriti Saito. O único diretor não homenageado três dias após a tragédia é justamente o único especialista da área que comanda uma diretoria da Anac. Jorge Luiz Brito Velozo é coronel aviador especialista em segurança de vôo e foi indicado pela Aeronáutica para a vaga. Mas sua escolha também agradou as companhias aéreas.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques