capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 22/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.912.036 pageviews  

Guia Oficial do Puxa-Saco Pra quem adora release...

DE ÚLTIMA!

Avião da TAM arremete para evitar colisão em Porto Alegre
20/08/2007 - Élder Ogliari, Nélia Marques, Sandra Hanm e Rodrigo Brancatelli

Pouso não foi autorizado pela Aeronáutica, já que uma aeronave da Gol taxeava na pista

Um avião da TAM que fazia a rota São Paulo-Porto Alegre arremeteu, na madrugada desta segunda-feira, 20, quando realizava procedimento de aproximação da pista do Aeroporto Salgado Filho, na capital gaúcha. Segundo informações do Centro de Comunicação da Aeronáutica, o avião não tinha autorização para pousar e teve que fazer o procedimento para evitar uma colisão com uma aeronave da Gol que taxeava na pista.

¨Ouvimos a gravação e não houve autorização de pouso¨, informou um militar do centro de comunicação. A Aeronáutica vai continuar levantando informações sobre o incidente. ¨O Air Bus da TAM arremeteu a cerca de 500 pés ou 170 metros de altura por decisão do piloto. O pouso não havia sido autorizado¨, informou um dos militares.

A torre de comando não registrou nenhum problema de comunicação com a aeronave e a aproximação era normal até o momento da arremetida. A Aeronáutica informou que um avião estava taxeando na pista enquanto a aeronave da TAM fazia sua aproximação, mas ressaltou que não haveria risco de colisão entre os dois. O vôo pousaria às 23h35, mas só desceu à 1h13 da madrugada desta segunda. O atraso foi motivado pela demora na partida, do Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos. Até o momento, a TAM não se pronunciou sobre o caso.


PUBLICIDADE


Penúltimo comandante do Airbus mudou configuração do manete

O piloto Marco Aurélio Incerti de Lima, último comandante do Airbus A320 da TAM antes da tragédia que matou 199 pessoas, revelou nesta segunda-feira, 20, em depoimento à polícia que não seguiu os procedimentos recomendados para pousar com a aeronave. Segundo o promotor de Justiça Mário Luiz Sarrubbo, que acompanha as investigações, ele assumiu que mudou a configuração na hora de acionar os reversos por achar ¨mais seguro para pousar em uma pista molhada e escorregadia como a de Congonhas¨.

Em janeiro, todos os pilotos foram avisados pela própria Airbus que, durante o procedimento de pouso da aeronave, os manetes devem ser colocados na posição ¨reverse¨ (potência contrária), auxiliando na frenagem. Esse procedimento é recomendado mesmo quando um dos reversos está travado, com foi o caso do vôo 3054. Marco Aurélio Incerti de Lima, no entanto, teria deixado o manete da turbina direita na posição ¨idle¨ (marcha lenta).

Incerti prestou depoimento junto com o co-piloto Daniel Alves da Silva no 27º DP do Campo Belo, zona sul da cidade. Os dois comandaram a aeronave no trecho entre o Aeroporto de Congonhas e o Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, e no vôo de volta a São Paulo - Incerti teria dito também que a pista de Congonhas estava escorregadia no dia do acidente.

Até o ano passado, a Airbus dizia no seu manual que o manete poderia, sim, ser colocado na posição ¨idle¨ no caso do reverso de uma turbina estar pinado. O procedimento, no entanto, foi mudado em janeiro. Segundo o brigadeiro Renato Cláudio Costa Pereira, ex-representante do Brasil no conselho da Organização de Aviação Civil Internacional, o procedimento de deixar um manete na posição ¨idle¨ nunca pode ser considerado mais seguro. ¨É um erro¨, diz. ¨Se o piloto não trouxer os dois manetes para a posição de reverso, o computador pode não entender a mensagem e os spoilers (freios aerodinâmicos) nunca irão abrir.¨

Informações da caixa-preta do Airbus A320 mostram que no momento da tragédia em Congonhas, a manete da turbina direita também estaria em posição errada (em posição de aceleração) e, por isso, a turbina direita do jato ganhou potência. O erro na posição do manete pode ter sido causado por uma falha do piloto ou por um erro da leitura do computador.





  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques