capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.743.975 pageviews  

MT Cards Que tal mostrar a cara de Mato Grosso?

DE ÚLTIMA!

Planilha de Renan prevê absolvição com 50 votos
01/09/2007 - Blog de Josias de Souza - Folha Online

Resignados com a iminente derrota no Conselho de Ética, senadores do alto comando de Renan Calheiros (PMDB-AL) realizaram uma contagem do “exército da absolviçãoâ€. De acordo com planilha eletrônica à qual o blog teve acesso, prevê-se que, protegidos pelo voto secreto do plenário, pelo menos 50 senadores votarão contra a cassação do mandato de Renan.

Há no Congresso 81 senadores. Para mandar à gaveta o processo em que é acusado de quebrar o decoro parlamentar, o presidente do Senado precisa de, no mínimo, 41 votos. Ou seja, se as contas de seus aliados estiverem corretas, Renan já disporia de nove votos além do necessário.

A planilha da tropa de Renan inclui os nomes de onze supostos “quintas-colunas†da oposição – oito do DEM e três do PSDB. Os tucanos que a milícia parlamentar de Renan computa como “aliados†são os seguintes: 1) Flexa Ribeiro (PA); 2) Papaléo Paes (AP); e 3) João Tenório (AL).


PUBLICIDADE


Na tribo dos ¨demos¨, a tropa de choque de Renan acredita ter aliciado os seguintes votos: 1) Edison Lobão (MA); 2) Antônio Carlos Magalhães Júnior (BA); 3) Jonas Pinheiro (MT); 4) Efraim Morais (PB); 5) Jayme Campos (MT); 6) Maria do Carmo Alves (SE); 7) Adelmir Santana (DF); e 8) Heráclito Fortes (PI).

A planilha anota também os nomes de outros dois ‘demos’: Romeu Tuma (SP) e Rosalba Ciarlini (RN). Porém, eles são mencionados num quadro que traz ao lado um ponto de interrogação. Indicativo de que, diferentemente dos demais, Tuma e Rosalba são classificados pela tropa de Renan como votos ainda duvidosos.

Curiosamente, três dos senadores oposicionistas citados no documento do alto comando de Renan integram o Conselho de Ética: Adelmir Santana (DEM-DF), Heráclito Fortes (DEM-PI) e Romeu ‘Interrogação’ Tuma (DEM-SP). Na última quinta-feira (30), a trinca se posicionou a favor da tese de que, no conselho, o destino de Renan deve ser sacramentado por meio de voto aberto, não fechado, como deseja o presidente da Casa.

Ou seja, a expectativa da soldadesca de Renan é a de que Adelmir, Heráclito e, talvez, Tuma votem de um jeito sob os holofotes do Conselho de Ética e virem a casaca no escurinho do voto secreto do plenário. A direção do DEM admite, em reserva, a existência de traidores em suas fileiras. Mas não crê que eles cheguem a oito ou dez, como estimado na planilha de Renan. O PSDB dá como certa a defecção do alagoano João Tenório, mas põe em dúvida, embora sem muita convicção, a deserção de Papaleo Paes e Flexa Ribeiro.

De resto, embora admitam estar em desvantagem, as cúpulas do DEM e do PSDB ainda torcem para que o desgaste a que Renan vem sendo submetido no noticiário contribua para erodir o seu cesto de votos. Observam que mesmo senadores alinhados ao consórcio partidário que apóia Lula já trocaram de canoa.

Mencionam-se os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Augusto Botelho (PT-RR) e Renato Casagrande (PSB-ES), este último signatário do fulminante relatório que recomenda a cassação do mandato do presidente do Senado. O problema é que esses nomes já foram excluídos da planilha de Renan.

O documento desconsidera também mais dois dissidentes do PMDB –Jarbas Vasconcelos (PE) e Pedro Simon (RS)—, duas possíveis defecções novas –Flávio Arns (PT-PR) e Antônio Carlos Valadares (PSB-SE)— e três votos contrários do PDT –Cristovam Buarque (DF), Jefferson Peres (AM) e Osmar Dias (PR).

No último mês de fevereiro, na disputa pela presidência do Senado, Renan Calheiros prevalecera sobre José Agripino Maia (DEM-RN) por um placar de 51 votos contra 28. Já naquela ocasião, houve traições de parte a parte. Elas foram maiores, porém, no DEM e, subsidiariamente, no PSDB, donos de uma bancada de 30 senadores. A julgar pelos números de Renan, o quinta-colunismo que infelicita as fileiras de ‘demos’ e tucanos será, de novo, o fiel da balança no resgate do mandato do presidente do Senado.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÃRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÃCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques