capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 27/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.952.899 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.

DE ÚLTIMA!

Três marcas adulteradas de leite serão retiradas do mercado
25/10/2007 - Brás Henrique - Estadão

Trata-se de interdição cautelar dos produtos que foram fraudados com uso de soda cáustica e água oxigenada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publica nesta sexta-feira, 26, no Diário Oficial da União (DOU), a relação dos lotes e das unidades industriais de três marcas de leite longa vida integral (UHT) que serão recolhidos do mercado em todo o País.

A representante da Gerência de Inspeção e Controle de Risco de Alimentos da Anvisa, Laura Brant, disse que essa é uma interdição cautelar dos produtos que foram fraudados com uso de soda cáustica e água oxigenada, encontrados durante a investigação da Promotoria de Minas Gerais e da Polícia Federal.


PUBLICIDADE


Os produtos que serão retirados do mercado - marcas Centenário (de Uberaba), Calu (de Uberlândia) e Parmalat - são os reprovados em exames laboratoriais solicitados pelo Ministério Público mineiro e pela PF. ¨A publicação trará com precisão as marcas, lotes e em qual unidade foram produzidos, dos produtos que foram constatados como fraudados¨, informou a funcionária da Anvisa.

Laura Brant não citou abertamente os nomes das três marcas, porém disse que os lotes e unidades fabris, de vários locais, são de três marcas que têm laudos fornecidos pela PF. Tanto a PF quando o MP de Minas informaram que os laudos das empresas citadas acima apresentaram fraude no leite integral. Mais de 1 milhão de litros de leite integral foram interditados durante a Operação Ouro Branco, na segunda-feira, 22, na sede da Cooperativa Regional dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande Ltda. (Copervale), em Uberaba. A Copervale produz o leite com a marca Centenário e ainda fornecia leite para a Calu e a Parmalat.

Prisões

Foram presas 19 pessoas, sendo que seis ainda continuam presos temporariamente e que podem ou não ser liberados nesta sexta - o presidente da Copervale Luiz Gualberto Ribeiro Ferreira, que teria confessado a fraude à PF, é um deles. A adição de soda cáustica aumentava o volume do leite.

Na Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil), de Passos, que usava água oxigenada para dar maior durabilidade ao leite, outras oito pessoas foram presas pela PF.

Laura lembrou que a interdição cautelar da Anvisa refere-se a apenas ao leite integral, não atingindo outros produtos, como leite desnatado, requeijões e doces fabricados a partir do leite. Em Uberaba, a Justiça local já havia determinado a proibição das vendas dos produtos lácteos suspeitos de fraude.

Os produtos foram retirados das prateleiras dos grandes supermercados e muitos consumidores devolveram as caixinhas que haviam comprado após o conhecimentos da fraude do leite. A Copervale está funcionando normalmente e tem 400 funcionários, além de 1.100 fornecedores de leite. A Justiça determinou um interventor para dirigir a empresa até que a diretoria seja libertada ou novos diretores sejam eleitos.

Investigação

Numa reunião realizada na tarde desta quinta, na sede da PF de Uberaba, participaram ainda representantes do Ministério da Agricultura e da Secretaria da Saúde de Minas Gerais. O diretor do Departamento de Inspeção de Origem Animal, do Ministério da Agricultura, Nelmon Oliveira da Costa, elogiou o trabalho da PF e afirmou que, a partir de agora, o foco das fiscalizações do órgão vai mudar.

¨A PF nos deu um novo caminho e vamos analisar outras substâncias que podem ser usadas para adulterar o leite¨, disse Costa. ¨Vamos fazer um ´pente fino´ em 100% das marcas de leite¨, avisou ele, relatando que, a partir de qualquer indício de possíveis irregularidades serão feitas análises. ¨Provavelmente vamos fazer análises com todas as marcas, tanto UHT quanto pasteurizado, e é claro que isso demandará tempo, pois existem centenas de marcas no País¨, comentou Costa.

O diretor do Ministério da Agricultura revelou que espera que os prejuízos com a fraude do leite sejam mínimos e que restrito apenas à região de Uberaba. ¨Espero que seja algo pontual, localizado¨, argumentou ele. ¨Espero que o resultado (da ação de combate à fraude) dê tranqüilidade ao consumidor, pois a detecção da fraude é constrangedora para todos, inclusive para quem o comete¨, disse Costa.

Segundo ele, a pasta já reforçou as ações de fiscalizações nas empresas, de vários produtos de origem animal (pesca, pecuária e de corte), e que 4 mil análises foram feitas desde 2003. ¨Estávamos pesquisando um tipo de fraude e a PF descobriu outros tipos (soda cáustica e água oxigenada) que não haviam sido detectados ainda¨, explicou ele, sem citar qual o tipo de fraude e de que área estava em investigação pelo órgão federal. ¨Vamos agora redirecionar os nossos esforços e esse trabalho nosso não tem fim.¨

O sub-secretário de Vigilância em Saúde, do Estado de Minas Gerais, Luiz Felipe Caran, disse que as inspeções devem ocorrer a partir das amostras de análises dos laudos oficiais ¨para não cometer equívocos¨. Ele já citava, ¨com certeza¨, que as três marcas de leite teriam que sair do mercado e que outras até poderão ¨ser avaliadas, não investigadas¨. Caran enfatizou que ¨o leite com certeza adulterado¨ ainda não apresentou confirmações de ¨risco à saúde¨.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques