capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.923.378 pageviews  

De Última! Só lendo para acreditar

DE ÚLTIMA!

Enquanto negocia, governo alicia votos da oposição
31/10/2007 - Blog de Josias de Souza - Folha Online

Receoso de não obter um acordo com o PSDB, o governo pôs em marcha um Plano B. Simultaneamente à negociação com o tucanato, o Planalto arma em segredo o assédio a senadores das trincheiras inimigas. Estima que, munido de uma engrenagem untada à base de verbas orçamentárias, vai cooptar entre quatro e cinco votos oposicionistas. O suficiente, segundo a contabilidade oficial, para aprovar a emenda da CPMF.

Os partidos associados ao consórcio governista têm em suas fileiras 53 senadores, quatro além do necessário para renovar a CPMF até 2011. Prevê-se, porém, que deve haver pelo menos quatro traições, todas no PMDB. Três abjurações são tidas como certas: Jarbas Vasconcelos (PE), Pedro Simon (RS) e Mão Santa (PI). Uma outra é acomodada na coluna da dúvida: Valter Pereira (MS).

Subtraídas as defecções, haveria exatos 49 votos governistas pró-CPMF. Ao menor deslize – uma ou duas ausências, um ou outro erro na hora de digitar o voto, por exemplo —, o imposto do cheque iria para o beleléu. E com ele a arrecadação de R$ 40 bilhões ansiada para 2008.


PUBLICIDADE


Daí a estratégia de pescar nas legendas de oposição o que o governo chama de “votos de segurançaâ€. Por ora, estão na mira do Planalto pelo menos os tucanos José Tenório (AL) e Lúcia Vânia (GO), além dos ¨demos¨ Jayme Campos (MT), Jonas Pinheiro (MT) e Rosalba Ciarlini (RN).

Privadamente, lideranças da própria oposição ruminam dúvidas quanto à fidelidade de seus pares. No DEM, diz-se que o governo dará com os burros n’água nas investidas que faz sobre a senadora Rosalba. Mas não há a mesma segurança em relação a Campos e Pinheiro, que têm interesses na liberação de verbas orçamentárias. Especialmente no DINIT, o órgão federal que cuida da recuperação de estradas.

No PSDB, imagina-se que serão frustradas as tentativas de seduzir Lúcia Vânia. A bancada de 13 senadores tucanos é majoritariamente contrária à CPMF. Mas a senadora, reservadamente, debulha-se em dúvidas. Imagina-se, porém, que, na ¨hora H¨, diante de uma decisão formal da bancada, ela se renderia à maioria.

Quanto a João Tenório, a confiança da direção do PSDB é próxima de zero. O senador mede os passos que dá no Senado pela fita métrica do governador tucano de Alagoas, Teotônio Vilela Filho. Um gestor que, com as contas em petição de miséria, condiciona o êxito de sua administração à ajuda financeira que recebe de Brasília.

Embora penda para uma decisão colegiada de rejeição à CPMF, que espera seja seguida por todos os seus senadores, a cúpula do tucanato já não tem dúvidas de que, frustrada a tentativa de entendimento, o Planalto exercerá pressão sobre Teotônio Filho. E admite, entre quatro paredes, que Tenório, atado aos interesses do governador, pode engrossar o cesto de votos do governo.

O caso de Rosalba Ciarlini dá uma idéia dos limites – ou da falta de limites — do governo no esforço que empreende para arrancar do Senado a aprovação do imposto do cheque. Às voltas com um processo que poderia resultar na perda de seu mandato, a senadora ¨demo¨ foi levada ao Planalto pelas mãos do deputado Henrique Eduardo Alves (RN), líder do PMDB na Câmara.

Em conversa com o ministro Walfrido dos Mares Guia, coordenador político de Lula, Rosalba foi informada de que o governo poderia dar-lhe uma mão no TSE, onde corria o seu processo. Insinuou-se que o Planalto teria como influir, veja você, no voto de um dos ministros do tribunal, Carlos Direito, à época em vias de ser indicado por Lula para o STF.

Casada com um primo em quinto grau do senador José Agripino Maia (RN), líder do DEM, Rosalba era acusada de abusar do poder econômico por ter concedido à emissora da família do senador, antes das convenções partidárias, seis dezenas de entrevistas. Premida pelo risco de cassação, Rosalba disse a Mares Guia que daria o seu votaria a favor da CPMF.

No dia do julgamento do processo da senadora, o ministro Direito, dono de uma reputação de homem direito, nem votou. Já não compunha o plenário do TSE. Ainda assim, Rosalba foi absolvida por quatro votos a dois. Hoje, diz ao seu partido que se sente liberada do compromisso que assumira com Mares Guia. Sempre que inquirida sobre o seu voto, diz que seguirá a orientação do DEM, que fechou questão contra a CPMF. A despeito disso, a senadora continua freqüentando a lista do Planalto.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÃRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÃCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques