capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.923.337 pageviews  

MT Cards Que tal mostrar a cara de Mato Grosso?

DE ÚLTIMA!

OceanAir assume operações da BRA por 90 dias
09/11/2007 - Cirilo Junior e Ygor Sales - Folha Online

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta sexta-feira que a OceanAir assumirá as operações da BRA por 90 dias. O acordo foi fechado hoje com a intervenção da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ficando acertado que a OceanAir ficará responsável pelos passageiros, pelas rotas e pelas aeronaves da BRA.

O ministro não deu detalhes do contrato. Ele não descartou a possibilidade de o negócio se tornar permanente, mas ponderou que a BRA também pode retomar suas operações.

O major-brigadeiro-do-ar da reserva Allemander Pereira Filho, diretor da Anac, informou por sua vez que os vôos charter -- fretados, usados normalmente por quem adquiriu pacotes de turismo -- já devem voltar neste final de semana, mas que TAM e Gol continuarão a atender os passageiros enquanto o serviço não for totalmente normalizado. A previsão é que isso ocorra na próxima semana, quando os vôos de linha também serão assumidos pela OceanAir.


PUBLICIDADE


A Anac informou que recebeu a documentação relativa ao acordo e fará uma análise em relação aos aspectos operacionais, de segurança e jurídicos antes de referendá-lo. Também irá colocar um agente em cada vôo da BRA para garantir que as operações ocorram normalmente.

¨No início da semana que vem o acordo deve estar autorizado pela Anac¨, disse o brigadeiro. O valor pago pela OceanAir à BRA não vai ser divulgado por se tratar de negócios internos das companhias, afirmou.

A Anac alerta que, por enquanto, a orientação aos passageiros da BRA continua a mesma: procurar as lojas da companhia para endossar o bilhete ou pedir o reembolso. ¨Não há preocupação para os passageiros. Estamos em questão meramente burocrática. O que intessa ao passageiro é que ele precisa voar, e isso nós vamos garantir¨, disse Jobim.

Segundo Jobim, o acordo não está formalmente assinado porque ainda falta definir os aviões que serão transferidos, uma vez que alguns deles possuem mandado judicial de apreensão.

O acordo prevê que os funcionários da BRA deslocados para a operação não estejam em aviso prévio -- nesta semana, a companhia, ao pedir o cancelamento de seus vôos, informou também que seus 1.100 funcionários entrariam em aviso.

Caso o funcionário já tenha recebido o comunicado sobre a demissão, ele deverá ser retirado. Por enquanto, não há garantias que todos os funcionários farão parte do acordo firmado hoje.

A OceanAir não confirma o entendimento. Segundo a empresa, o presidente, German Efromovich, está no Rio de Janeiro e só deve se pronunciar em uma coletiva de imprensa na segunda-feira.

O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aéreos, Uébio José da Silva, considera positiva a iniciativa da OceanAir em assumir as operações da BRA. ¨Vamos buscar negociar com a OceanAir para que aproveite o maior número de funcionários da BRA¨, disse Silva.

Para ele, a BRA e a OceanAir têm a mesma vocação empresarial. ¨A BRA e a OceanAir já tinham a mesma vocação empresarial e isso acabou corroborando para a OceanAir assumir a BRA e aumentar sua parcela no mercado¨.

Crise

A crise na BRA veio à tona justamente quando o acordo de compartilhamento de assentos com a OceanAir, que começou a valer em 18 de junho, foi cancelado três meses depois.

A BRA pediu à Anac, na última terça-feira, o cancelamento de todos os seus vôos e informou que 1.100 funcionários da companhia aérea entraram em aviso prévio de 30 dias.

Desde então, os passageiros são realocados na TAM, Gol, Varig, WebJet e OceanAir, que se comprometeram a endossar as passagens. Segundo a BRA, cerca de 70 mil passagens foram vendidas até março de 2008.

Perfil

Em setembro, segundo os últimos dados disponíveis, a BRA tinha 4,6% dos vôos domésticos. No acumulado até setembro, segundo a assessoria de imprensa, a BRA transportou cerca de 2 milhões de passageiros. A BRA fazia, em média, 315 vôos por mês para 26 destinos nacionais e três internacionais.

Já a OceanAir engloba 2,6% do mercado doméstico. Em entrevista à Folha nesta sexta, o presidente da companhia afirmou que a empresa tem como objetivo ampliar tal fatia para 15% nos próximos três anos, avançando inclusive no mercado externo. Com 1.400 funcionários, a OceanAir integra o grupo Synergy, com faturamento de US$ 3,7 bilhões ao ano.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques