capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.947.978 pageviews  

Guia Oficial do Puxa-Saco Pra quem adora release...

DE ÚLTIMA!

CCJ da Câmara aprova adesão da Venezuela ao Mercosul
21/11/2007 - Renata Giraldi - Folha Online

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira por 44 votos favoráveis e 17 contrários o parecer do deputado Paulo Maluf (PP-SP) que pede a adesão da Venezuela ao Mercosul. Agora, a proposta será apreciada pelo plenário da Casa.

Parte da oposição -- DEM e PSDB -- foi contrária à entrada da Venezuela no bloco, mas os governistas conseguiram votos para aprovar o parecer.

A vitória só foi obtida depois de o governo negociar com o PMDB a distribuição de cargos na Petrobras. O PMDB ameaçava apresentar um requerimento de adiamento da votação para forçar o governo a indicar Paulo Roberto Costa para a diretoria de exploração da Petrobras. Atualmente, Costa é diretor de abastecimento da estatal.


PUBLICIDADE


Mas o líder do governo na Casa, José Múcio Monteiro (PTB-PE), foi pessoalmente à comissão para conversar com cada deputado e pedir apoio à aprovação do texto.

¨O parecer vai ser votado hoje. Vamos aprovar. É necessário separar o discurso da pessoa física [do presidente Hugo Chávez] da relação do Brasil com a Venezuela. A Venezuela é um dos nossos principais parceiros comerciais¨, disse Múcio, que acompanhou parte das discussões na CCJ.

Debate

A discussão na CCJ sobre o ingresso da Venezuela foi intensa. A oposição, exceto o PSOL, condena a participação do país vizinho no Mercosul, enquanto a base aliada defende a integração. ¨Quem está aqui falando em democracia foram defensores da ditadura no Brasil¨, afirmou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).

¨A política que está sendo discutida no mundo inteiro é de multilateralismo. O isolamento produziu o bloqueio contra Cuba¨, disse o deputado José Genoino (PT-SP).

Segundo integrantes do PSDB e do DEM, não se deve aprovar a adesão da Venezuela ao Mercosul porque não há respeito aos princípios democráticos no país vizinho.

O líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ), condenou o argumento da oposição. ¨O Parlamento não pode ser um lugar de ´cale-se´¨, afirmou ele, numa alusão à frase do rei Juan Carlos 1º, da Espanha, que se dirigiu a Chávez durante reunião da Cúpula Ibero-Americana, no Chile.

Multidão pró-Morales pede fechamento do Senado na Bolívia*

Em uma grande manifestação, habitantes da combativa cidade de El Alto, uma das mais pobres da Bolívia, pediram nesta quarta-feira o fechamento do Senado, dominado pela oposição de direita, alegando que inviabiliza importantes leis nacionais.

A passeata, convocada por organizações sindicais e civis de El Alto, fez a pé os 12 km entre esta cidade e a praça de Armas de La Paz, onde ficam os poderes Executivo e Legislativo, para protestar por quase cem projetos de lei que ainda não foram votados.

A maioria das 27 cadeiras do Senado boliviano é controlada pelo Partido Podemos, do ex-presidente Jorge Quiroga (de direita), adversário do presidente Evo Morales.

O Senado ¨é uma pedra no desenvolvimento das leis, particularmente (as de benefício) para o povo¨, disse em um improvisado discurso às portas do órgão legislativo o dirigente Edgar Patana.

¨Esta é uma mobilização forte, como é característico do povo de El Alto, pelo tema da ´capitalidade´ (que Sucre disputa com La Paz na Assembléia Constituinte) e pelas 97 leis que estão (travadas) no Senado nacional¨, afirmou.

Os manifestantes, que detonaram bananas de dinamite e petardos, também cantaram palavras de ordem em oposição ao eventual fechamento da Assembléia Constituinte que deverá redigir uma nova Carta Magna que apóie o amplo processo de transformações que Evo Morales pretende executar.

Os milhares de manifestantes queimaram fotos de Quiroga, chamado de fascista, e dos governadores de Santa Cruz, Tarija, Cochabamba, Beni e Pando, que convocaram uma ¨desobediência civil¨ contra o governo.

...

*Folha Online com France Presse

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques