capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.766.297 pageviews  

Guia Oficial do Puxa-Saco Pra quem adora release...

DE ÚLTIMA!

Oposição teve ¨vitória de merda¨, diz Chávez
06/12/2007 - Agências internacionais - Reuters

Em seu 1º discurso depois de reconhecer derrota, presidente classifica triunfo da oposição de ¨vitória de merda¨

Depois de reconhecer a derrota para a oposição no referendo sobre a reforma constitucional na madrugada de segunda-feira, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quarta-feira, 5, que seu governo iniciará uma nova ofensiva para garantir a aprovação do projeto.

Deixando de lado o tom quase tímido com que aceitou o rechaço a seu projeto de reforma constitucional, Chávez foi à TV nesta quarta com um discurso eloqüente, no qual afirmou ter ¨tudo pronto¨ para tirar do ar os meios de comunicação que aderirem a um suposto plano golpista contra o seu governo.


PUBLICIDADE


¨Recomendo que administrem bem sua vitória porque nós vamos de novo à ofensiva para a grande reforma constitucional¨, disse Chávez, dirigindo-se à oposição. O ¨não¨ às mudanças teve respaldo de 50,7% dos eleitores venezuelanos, enquanto que o sim contou com pouco mais de 49%.

O resultado do referendo representou a primeira derrota eleitoral de Chávez desde que foi eleito pela primeira vez, há nove anos.

No mesmo pronunciamento, o presidente alertou que seu governo estava preparado no domingo para ¨tomar fisicamente¨ os meios de comunicação social que se somassem a um suposto plano conspirador preparado por setores ¨golpistas¨ da oposição.

¨Estávamos prontos, tínhamos tudo pronto para tirar do ar os canais que aderissem ao plano desestabilizador (...) Não é que estávamos prontos, é que estamos prontos. Não se enganem¨, disse o presidente, em declarações reproduzidas pelo diário caraquenho El Universal.

O presidente também classificou o rechaço à proposta como uma ¨vitória de merda¨ da oposição.

¨Estão enchendo de merda (a vitória da oposição), é uma vitória de merda, e a nossa, chamem de derrota... Mas é de coragem, é de valor, é de dignidade¨, disse Chávez, usando uma camisa verde-oliva e rodeado pela cúpula militar do país.

O pronunciamento ao lado da elite castrista foi convocado pelo presidente para rejeitar os rumores que circularam na imprensa afirmando que ele teria sido pressionado pelos militares a aceitar a derrota. Chávez repetiu que tomou pessoalmente a decisão antes mesmo do fim da apuração.

Proposta popular

Embora esteja proibido por lei de reenviar sua reforma constitucional para uma nova apreciação popular, o presidente afirmou que o projeto pode voltar a ser discutido caso o Parlamento ou a população venezuelana apresentem um novo projeto. Segundo ele, uma versão simplificada do texto pode ser apresentada por iniciativa popular ainda durante seu mandato.

¨No (atual) período constitucional eu já perdi o direito de apresentar uma proposta de reforma como iniciativa minha, mas o povo venezuelano tem o poder e o direito de apresentar uma solicitação de reforma antes que termine este período¨, disse Chávez.

No entanto, segundo constitucionalistas venezuelanos, algumas das emendas à Constituição propostas por Chávez com a reforma rejeitada no domingo eram ilegais, dado que a Carta em vigência determina que os ¨princípios fundamentais do texto constitucional¨ não podem ser modificados por uma reforma.

É o caso, por exemplo, de alguns dos itens mais polêmicos da reforma; entre eles a ampliação do mandato presidencial de seis para sete anos e o fim do limite à reeleição do mandatário. Com a proposta, o presidente também poderia restringir a liberdade de expressão em caso de ¨emergência¨. A oposição acusou Chávez de pretender acumular poderes de forma ditatorial, enquanto o governo dizia que a reforma serviria para aprofundar o ¨poder popular¨.

Caso a Constituição - implantada pelo próprio Chávez - não seja alterada por iniciativa popular ou do Congresso, o presidente prometeu entregar o governo ao fim de seu mandato, em 2013, mas disse que não abandonará a vida pública.

Decisão solitária

Além de afirmar ter tomado a decisão de reconhecer a derrota solitariamente, o presidente acrescentou que, se a apuração fosse até o final, haveria ¨empate técnico¨ ou até uma vitória do ¨sim¨.

¨É o plano do império (EUA) para tentar continuar apresentando aos povos do mundo um Hugo Chávez irascível, cabeça quente (...), que continua sendo um tirano que é preciso matar ou que é preciso derrubar,¨ afirmou.

O presidente também rejeitou os apelos à reconciliação feitos insistentemente por seus adversários desde a divulgação do resultado do referendo. Ele ainda pediu que a oposição avalie ¨sua vitória de Pirro, porque é preciso jogar isso na cara¨.

¨(Aos) esquálidos (opositores) que estão fazendo contas, que acham que Chávez está debilitado, que está choroso, que tem a cabeça quente: desçam dessa nuvem, compadre. (...) Aqui tem Chávez para bastante tempo, aqui tem revolução para bastante tempo, a revolução chegou aqui para ficar.¨

Farc matam cinco pessoas e sequestram mais de 200

Pessoas suspeitas de pertencerem às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) mataram cinco pessoas e sequestraram mais de 200 numa região de selva próxima à fronteira colombiana com o Panamá, disse uma autoridade na quarta-feira.

O massacre e o sequestro maciço, atribuídos às Farc, aconteceram próximos ao povoado de Riosucio, no departamento de Chocó, disse à Reuters a autoridade municipal Darío Blandón.

¨Há cinco mortos e mais de 200 pessoas sequestradas¨, disse ele. A informação não pôde ser confirmado junto à polícia ou a fontes militares. Uma comissão humanitária com integrantes da Cruz Vermelha, Igreja e funcionário governamentais irá na sexta-feira para a região do massacre, localizada a cinco horas de lancha de Riosucio pelo rio Atrato.

A área foi ocupada por anos por paramilitares de extrema direita que conseguiram expulsar a guerrilha da região, mas se desmobilizaram e entregaram as armas depois de uma negociação de paz com o presidente colombiano Alvaro Uribe.

Nessa mesma região, as Farc mataram 10 camponeses e sequestraram outros 170 em julho de 2006. Horas depois os reféns, acusados pelas Farc de ligação com os paramilitares, foram soltos.

O departamento de Chocó é um dos mais violentos e pobres da Colômbia.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques