capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.766.241 pageviews  

De Última! Só lendo para acreditar

DE ÚLTIMA!

La Paz divulga advertência militar à oposição
08/12/2007 - Flávia Marreiro - Folha de S.Paulo

Os governos boliviano e venezuelano divulgaram informações contraditórias ontem sobre o objetivo da passagem do avião Hércules C-130 da Venezuela, na véspera, pela Bolívia. A aeronave militar partiu às pressas de Riberalta (norte), onde fazia escala técnica, sob pedradas de cerca de 200 oposicionistas, que acusam o governo venezuelano de armar milícias pró-La Paz.

O incidente levou o comandante das Forças Armadas da Bolívia, general Wilfredo Vargas, a fazer as primeiras declarações desde que a crise política no país se agravou, no final de novembro.

¨Eles querem criar um outro ambiente, desinformar a população, e isso pode levar a situações nada positivas, que num futuro imediato podem ter conseqüências¨, disse Vargas, aludindo à ação opositora em Riberalta e mencionando o fato de a oposição ¨estar batendo à porta dos quartéis¨ contra o presidente Evo Morales.


PUBLICIDADE


¨Esses senhores que estão nesse caminho devem reconsiderar, porque também no futuro podem ser responsáveis por qualquer situação que aconteça¨, afirmou, em declarações reproduzidas com destaque na agência oficial.

O Hércules-130 saiu de La Paz no final da manhã de anteontem e pararia em Riberalta, no departamento de Beni, para abastecer, segundo o governo. Integrantes do Comitê Cívico local -que faz oposição ao governo de Evo Morales- chegaram ao aeroporto para impedir o pouso. Lançaram pedras contra o avião, que logo levantou vôo.

O Hércules tentou ainda parar em Trinidad, capital de Beni, mas outro grupo anti-Morales estava no local. Então, a aeronave dirigiu-se a Rio Branco, no Acre (leia na página ao lado).

O governo Evo Morales culpou a oposição pelo ataque e acusou seus opositores de provocarem uma onda ¨de histeria xenófoba¨ contra o país do presidente Hugo Chávez.

¨Não podemos cair num caráter xenófobo e histérico que é inflado de maneira muito irresponsável pela oposição a esse governo, especificamente pelo senhor [Jorge] ¨Tuto¨ Quiroga¨, afirmou o ministro do Interior, Alfredo Rada. Quiroga acusa freqüentemente o presidente de ser comandado por Chávez e estreou nestes dias propaganda na TV na qual cobra do governo independência de Caracas.

Num país mergulhado em uma crise política, o incidente dominou o noticiário ontem. Um integrante do Comitê Cívico de Riberalta afirmou que militares tiraram caixas de dentro da aeronave. O Comitê Cívico de Santa Cruz levantou a hipótese de que a aeronave transportasse ¨armamento pesado¨.

Autoridades do governo Morales e a Embaixada da Venezuela deram versões diferentes sobre a carga da aeronave, mas negaram a existência de armas.

Segundo o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, ¨é possível¨ que o avião carregasse caixas porque o governo havia solicitado material de reposição para um dos helicópteros Lama emprestados pela Venezuela à Bolívia.

Já o adido de imprensa da embaixada da Venezuela em La Paz, Darwin Romero, afirmou que havia ¨material [antenas] para ajudar a comunicação rural na Bolívia¨. A versão de que o Hércules levava material de comunicação foi mencionada também pelo vice-chanceler boliviano, Hugo Fernández.

O vice-ministro de Segurança Cidadã, Marcos Farfán, e o presidente Morales afirmaram que o avião transportava militares venezuelanos que haviam terminado tarefa de recuperação das regiões afetadas por desastres naturais (uma enchente atingiu a Bolívia em fevereiro).

Os governadores dos departamentos de Beni (422 mil habitantes) e do vizinho Pando (72 mil) são a ala pobre da ferrenha oposição ao governo Morales. Há uma permanente mobilização nessas regiões agrícolas e extrativistas contra La Paz, com greves, passeatas e invasão de postos de recolhimento de impostos.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques