capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.766.119 pageviews  

Críticas Construtivas Se todo governante quer, por quê não?!!!

DE ÚLTIMA!

Lula diz a tucanos que aceita CPMF só por um ano
12/12/2007 - Blog de Josias de Souza - Folha Online

Presidente se dispõe até a assinar ¨carta-compromisso¨

Horas antes do início da votação da emenda que renova o imposto do cheque até 2011, Lula continua empenhado em atrair o apoio do PSDB. Dispõe-se agora a assinar um documento comprometendo-se a aceitar um prazo de vigência de apenas mais um ano para a CPMF. Nesse período, governo e Congresso negociariam a aprovação de uma ampla reforma tributária. Reforma que passaria inclusive pela rediscussão da própria CPMF.

A carta-compromisso de Lula conteria, de resto, a reiteração da promessa feita na véspera ao tucanato: o governo asseguraria o repasse do equivalente a 100% da arrecadação da CPMF à área da saúde. A nova oferta é definida no Planalto como algo “irrecusável”. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), pensa diferente. Mas parte de seus 13 “liderados” balança.

Nesse instante, o que impede o PSDB de despejar votos no cesto do governo é a teimosia de seu líder. Enrolado na bandeira da resistência, Virgílio ergueu em torno da bancada de senadores uma barricada. Seu principal adversário não é Lula. Guerreia sobretudo contra os dois presidenciáveis de seu próprio partido: José Serra e Aécio Neves.


PUBLICIDADE


Favoráveis à aprovação da CPMF, os governadores de São Paulo e de Minas pressionam os senadores, desde a semana passada, para que revejam a decisão de enterrar o imposto do cheque. A pressão cresceu no final de semana. E passou a roçar as fronteiras do insuportável na noite passada.

Favoráveis à aprovação da CPMF, os governadores de São Paulo e de Minas pressionam os senadores, desde a semana passada, para que revejam a decisão de enterrar o imposto do cheque. A pressão cresceu no final de semana. E passou a roçar as fronteiras do insuportável na noite passada.

Até senadores como Marconi Perillo (PSDB-GO), que antes soavam irredutíveis, agora balança. Ex-governador de Goiás, Marconi chegou mesmo a reunir-se em segredo com o próprio Lula. Deu-se na manhã desta terça-feira (11), na residência do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM).

Inicialmente, informara-se que só Lula e Arruda haviam participado da conversa. O blog apurou, porém, que o senador tucano também tomou parte do encontro.

Na manhã desta quarta, Virgílio assegurou ao DEM, parceiro de oposição do tucanato, que os 13 senadores do PSDB mantinham o compromisso de votar contra a CPMF. A pressão sobre Virgílio é, porém, intensa.

Para o líder, os acenos do governo chegam fora de hora. Deveriam ter sido feitos no início das frustradas negociações tucano-governistas. O aumento dos repasses para a saúde e a limitação da vigência da CPMF a um ano eram, aliás, as duas principais reivindicações do PSDB.

Agora, acha Arthur Virgílio, se o governo não tiver votos, o melhor que tem a fazer é esquivar-se de ir para o tudo ou nada do plenário. Eximindo-se de votar, o consórcio governista viraria o ano sem CPMF. Amargaria uma derrota para a oposição. Mas abriria, já no início de 2008, uma negociação franca com todos os partidos, inclusive o PSDB.

Na prática, aceitar agora a proposta feita por Lula significaria dar ao presidente um enorme voto de confiança. A emenda a ser analisada pelo plenário do Senado daqui a pouco, às 16h, renova a CPMF até 2011. A vigência de um ano constaria apenas da tal carta-compromisso de Lula.

Logo, logo os senadores serão confrontados com a hora da verdade. Se for mesmo à sorte dos votos, como prometera na noite passada, Lula saberá quão forte é o seu poder de sedução. E a oposição terá condições de checar no painel eletrônico do Senado quem tem e quem não tem palavra.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques