capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.940.276 pageviews  

Curto&Grosso O que ainda será manchete

DE ÚLTIMA!

Hillary tenta revalidar prévias anuladas para salvar campanha
15/02/2008 - Reuters e Associated Press

Senadora quer que delegados de primárias punidas por adiantar votação participem da convenção democrata

A pré-candidata democrata Hillary Clinton quer desesperadamente que as vitórias desconsideradas nas prévias da Flórida e em Michigan se transformem em votos válidos, numa chance de retomar a força de sua campanha. A direção nacional do partido anulou as primárias porque elas foram realizadas antes do prazo, numa manobra dos diretórios estaduais para terem maior influência no processo.

Agora, os 366 delegados a que os dois Estados teriam direito podem ser decisivos se nenhum dos candidatos conseguir uma vitória muito expressiva nos Estados que ainda realizam suas primárias e ¨caucus¨ (assembléia de eleitores) antes da convenção nacional de agosto.


PUBLICIDADE


Hillary venceu as duas disputas em questão. O nome de Obama nem apareceu na cédula em Michigan, e em ambos os Estados não houve campanha eleitoral. Hillary promete lutar pela presença desses delegados, enquanto a campanha de Obama defende a repetição das disputas.

A campanha de Hillary insiste agora que os representantes dos Estados em que as prévias foram descartadas na punição participem da nomeação do candidato do partido na convenção no segundo semestre. ¨Penso que as pessoas em Michigan e na Flórida falaram de um modo convincente, e querem que suas vozes e votos sejam escutados¨, Hillary falou para os repórteres. ¨A participação nos dois lugares foi recorde e penso que precisam ser respeitadas¨.

Os dirigentes tentam evitar um impasse que poderia se arrastar até o segundo semestre e irritar os 2,4 milhões de eleitores que participaram da disputa nesses dois Estados. Ambos poderão também ter papel decisivo na eleição geral de novembro. ¨O partido certamente está preocupado que alguns eleitores sintam que seus votos não contaram¨, disse Mark Bubriski, porta-voz do diretório democrata da Flórida.

Até agora, nem Michigan nem a Flórida aceitaram repetir a disputa com outro formato. Dirigentes da Flórida dizem que o eleitorado local - com grande participação de idosos e militares - teria dificuldades em participar de um caucus, enquanto uma eleição por via postal custaria até US$ 10 milhões.

Na semana passada, o senador Carl Levin, de Michigan, afirmou que não seria ¨prático nem justo¨ realizar um caucus depois de 600 mil pessoas terem participado da eleição primária. Outros argumentam que a primária não deve resultar em delegados porque muita gente não se deu ao trabalho de votar, por saber de antemão que a primária seria anulada.

O Comitê Nacional Democrata (direção do partido) decidiu suspender os delegados dos dois Estados para evitar que 20 outros antecipassem suas disputas para janeiro, mantendo assim um processo ¨justo e previsível¨, segundo uma porta-voz da cúpula nacional.

Se as primárias fossem validadas, Hillary adicionaria 178 delegados à sua conta, e Obama receberia 67 da Flórida (onde estava formalmente na disputa). Em Michigan, cerca de 55 delegados são considerados ¨não-vinculados¨ a candidato algum, já que o nome de Obama não constava na cédula.

Na quarta-feira, Obama tinha 1.078 delegados no total nacional, contra 969 de Hillary, de acordo com a contabilidade da MSNBC. Isso não inclui os ¨superdelegados¨ (dirigentes partidários e detentores de cargos eletivos), que podem votar em quem quiserem. Os dois candidatos podem chegar a algum acordo sobre a Flórida e Michigan, mas isso ainda não ocorreu. Caso não haja solução, o comitê de credenciais da convenção vai decidir em julho se haverá delegados desses Estados - e quem serão.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques