capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.938.354 pageviews  

O Outro Lado Porque tudo tem dois, menos a esfera.

DE ÚLTIMA!

Equador inicia processo para anular concessão da Petrobras
19/02/2008 - Efe e France Presse

O procurador do Estado do Equador, Xavier Garaicoa, pediu nesta terça-feira ao Ministério de Minas e Petróleo para dar início aos trâmites para a anulação da concessão que a Petrobras possui para a exploração de petróleo no ¨Bloco 18¨, e no campo de Pau Azul, na Amazônia equatoriana.

Em entrevista coletiva, Garaicoa disse que solicitou ao Ministério de Minas e Petróleos ¨que dê início aos trâmites administrativos para informar o fim do contrato de participação para a prospecção e exploração no Bloco 18 e no campo de exploração unificada Pau Azul¨, que a Petrobras compartilha com a Petroecuador. O contrato prevê à estatal brasileira a extração de cerca de 35 mil barris por dia no país.

Segundo o procurador, foram identificadas ¨ilegalidades¨ na atuação da Petrobras, ao realizar a suposta transferência de 40% de sua concessão nesse bloco à Corporação Teikoku Oil, sem notificar previamente o Estado equatoriano, como prevê a lei.


PUBLICIDADE


Garaicoa afirmou que a Petrobras comunicou às autoridades equatorianas a venda depois que ela já estava concluída, ¨de uma forma enganosa, já que a apresentou como uma operação futura, quando já havia sido realizada¨.

Além disso, o procurador indicou que a transferência para a Teikoku foi feita nas bolsas de Buenos Aires e Nova York, conforme apuração de seu departamento.

Agora, segundo as indicações de Garaico, o Ministério de Minas e Petróleo deverá notificar a abertura do expediente administrativo à empresa pública equatoriana Petroecuador, para que comunique a Petrobras. A estatal brasileira deverá apresentar sua argumentação.

No final do trâmite, o ministro de Minas e Petróleos, atualmente Francês Chiriboga, será o único a decidir sobre o caso.

As concessões que a Petrobras possui no Equador são o Bloco 18, o campo de Pau Azul, dividido com a Petroecuador, ambos em funcionamento, e o Bloco 31, ainda sem ser explorado.

O processo iniciado hoje pela Procuradoria equatoriana é similar ao que levou à anulação, em 2006, do contrato de participação no Bloco 15 que tinha a companhia petrolífera americana Oxy (Ocidental), que produzia ao redor de 100.000 barris de petróleo diários na Amazônia equatoriana. Na ocasião, a empresa vendeu ações à canadense Encana sem autorização.

Atualmente, a Oxy mantém uma demanda contra o Estado equatoriano pela anulação daquele contrato no Centro Internacional de Regra de Diferenças Relativas a Investimentos (Ciadi), no qual reivindica ao Equador ao redor US$ 1 bilhão.

Simultaneamente, o procurador propôs um câmbio de modalidade dos convênios com Perenco (França), Repsol-YPF (Espanha), Andes Petroleum (China) e City Oriente (EUA), para tratar de obter mais ganhos.

Renegociação

No ano passado, logo após reduzir de 50% para 1% o ganho das multinacionais com a alta dos preços do petróleo, o presidente equatoriano Rafael Correa anunciou que faria a revisão dos contratos com Petrobras, Andes Petroleum, Repsol-IPF, City Oriente e Perenco. Afirmou, inclusive, que pediria a ajuda de Hugo Chávez para a renegociação.

Correa defende que ¨as companhias que o exploram deverão aceitar que se houver lucros extraordinários no mercado, devem compartilhá-los com o dono¨, já que ¨o petróleo é um recurso natural não-renovável de propriedade dos Estados¨.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques