capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.760.256 pageviews  

O Outro Lado Porque tudo tem dois, menos a esfera.

DE ÚLTIMA!

Nº 3 das Farc mandou executar mais de 200 companheiros
14/03/2008 - Reuters

Ivan Ríos, membro da cúpula das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) morto na semana passada por um de seus seguranças, mandou executar mais de 200 rebeldes entre 2005 e 2007, segundo informações que estavam em seu computador. Fontes militares teriam divulgado que no computador de Ríos havia relatos sobre os ¨conselhos de guerra¨, com os nomes dos rebeldes acusados de infiltração nas Farc, e dos ¨juízes¨ designados pelos guerrilheiros, e o ¨júri¨.

Ainda segundo os documentos, no final, ocorriam as votações, que quase sempre terminavam em condenação. Na maioria dos julgamentos os rebeldes eram acusados de infiltração, mas a pena máxima também era aplicada em casos de desobediência ou faltas menores.

Ríos e sua namorada foram mortos pelo guerrilheiro Pablo Montoya, conhecido como Rojas, que decepou a mão do líder rebelde e a levou, com documentos e o computador, às autoridades para comprovar sua identidade. As evidências coincidem com as declarações de Rojas, que descreveu Ríos como um matador implacável. Rojas disse ter matado Ríos, porque acreditava que o líder rebelde desconfiava dele e pretendia submetê-lo ao ¨conselho de guerra¨.


PUBLICIDADE


Segundo Rojas, Ríos ficou paranóico ao saber da morte de Raúl Reyes durante a ofensiva militar colombiana em território equatoriano no dia 1º de março. Desde então acreditava que seu acampamento seria atacado. Um desertor das Farc também teria colaborado na morte de Ríos. O homem de 35 anos, que não teve a identidade divulgada, foi contatado pela inteligência militar em outubro, após se apresentar ao Programa de Desmobilização.

Os militares autorizaram o retorno do desertor à Frente 47 para que entrasse em contato com Rojas, um amigo que, segundo ele, poderia ser convencido a entregar a comandante Nelly Ávila, conhecido como Karina. Rojas foi enviado a outro acampamento, mas concordou em matar Ríos.

A irmã de um seqüestrado das Farc disse ontem na Colômbia que o reconheceu nas imagens de TV dos rebeldes capturados na semana passada no Equador. A mulher disse ter certeza de que um deles é seu irmão, Carlos Andrés Alpalá, de 23 anos, seqüestrado em meados de 2006. Ela pediu ajuda aos governos do Equador e da Colômbia para obter sua repatriação.

O ex-senador Luis Eladio Pérez, libertado no dia 27 após seis anos em poder das Farc, viajará amanhã a Paris para propor ao presidente francês, Nicolas Sarkozy, um plano que facilite a libertação da ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt.

Popularidade

Betancourt, há anos mantida em cativeiro pelas Farc, encabeça uma lista dos políticos mais populares colombianos, com 71% de popularidade, segundo uma pesquisa divulgada ontem. Outro que se destacou foi o atual presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, alvo de uma pesquisa em separado das demais personalidades. Uribe atingiu 82% de popularidade em março, ante 80% no levantamento feito em janeiro.

Jorge Londoño, diretor do Gallup, instituto responsável pelas pesquisas, atribui o aumento de popularidade do atual mandatário à solidariedade dos colombianos ante a crise diplomática do país com Equador e Venezuela. A sondagem foi realizada entre 4 a 6 de março, com mil pessoas consultadas por telefone em Bogotá, Medellín, Cali e Barranquilla, e tem margem de erro de três pontos percentuais.

Ingrid Betancourt, de 46 anos, chegou ao primeiro lugar entre as personalidades colombianas - lista que exclui o atual presidente. Além dos 71% de popularidade, Ingrid tem apenas 12% de rejeição. A ex-candidata franco-colombiana foi seqüestrada em fevereiro de 2002 pelas Farc.

Logo abaixo de Ingrid está a ex-ministra de Relações Exteriores e atual embaixadora da Colômbia nos Estados Unidos, Noemi Sanín, com 70% de popularidade e 13% de rejeição. Em terceiro lugar está o ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, com 60% de aprovação e 26% de desaprovação.

Ingrid ¨se converteu em um ícone dos seqüestrados. As últimas imagens indubitavelmente têm a ver¨ com seu nível de aceitação, avaliou Londoño, analisando a alta de popularidade da ex-candidata. ¨É um apoio moral¨ dos colombianos à seqüestrada, acrescentou.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques