capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.943.094 pageviews  

Falooouuu... Frases e textos para ler, reler, treler e guardar

DE ÚLTIMA!

Escândalo dos passaportes sacode a campanha eleitoral nos Estados Unidos
22/03/2008 - Agência EFE

A campanha presidencial dos Estados Unidos foi sacudida ontem por um escândalo na Administração George W. Bush, ao ser confirmado que funcionários contratados haviam ¨farejado¨ o histórico dos passaportes de Hillary Clinton , Barack Obama e John McCain.

O Departamento de Estado americano não teve outra saída a não ser ¨dar a cara¨ ante a opinião pública pelas infrações produzidas em poucos meses no Escritório para Assuntos Consulares do Departamento de Estado americano, quando alguns empregados investigaram, sem autorização, os arquivos dos passaportes dos pré-candidatos democratas e do aspirante republicano à Casa Branca.

O primeiro incidente a vir à tona envolvia Barack Obama, cujo direito à privacidade foi violado em três ocasiões: 9 de janeiro, 21 de fevereiro e 14 de março.


PUBLICIDADE


O Departamento de Estado reconheceu na quinta-feira os fatos e anunciou a demissão de dois empregados envolvidos na ¨espionagem¨, prometendo ainda adoção de medidas disciplinares contra um terceiro.

Por causa do escândalo, o governo iniciou uma investigação mais ampla para averiguar se também tinham sido revisados os arquivos de Hillary e McCain. As suspeitas foram confirmadas.

O porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, admitiu hoje que o arquivo de Hillary foi verificado, no ano passado, por um funcionário, que apenas teve de colocar no sistema o nome da ex-primeira-dama para ter acesso a informações sobre ela.

A investigação também descobriu que um dos empregados que averiguou o histórico de Obama --o que foi sancionado sem ser demitido-- também tinha apurado, no começo do ano, dados sobre o candidato republicano à Presidência americana, John McCain.

Reação

A reação do governo foi imediata, e a secretária de Estado, Condoleezza Rice, chamou hoje por telefone os pré-candidatos democratas Obama e Hillary para desculpar-se pelo incidente. Pretende fazer o mesmo com McCain, que, no momento, está em Paris.

O subsecretário de Estado, Pat Kennedy, e funcionários do Departamento de Estado foram levados imediatamente ao Congresso para informar os senadores sobre a situação.

Rice, que desconhecia as infrações e só foi avisada ontem à noite, disse hoje a um grupo de jornalistas que estará a par das investigações e que apurará o assunto até as últimas conseqüências.

A chefe da diplomacia americana se mostrou decepcionada pelo fato de a detecção das infrações não ter sido elevada em níveis de diretoria, e que por isso não havia sido informada até o momento.

O inspetor geral do Departamento de Estado já investiga a violação das normas de segurança e privacidade, em consulta com o Departamento de Justiça.

As infrações foram detectadas em uma análise interna dos computadores do Escritório para Assuntos Consulares do Departamento de Estado americano.

Os arquivos de pessoas de ¨alto perfil¨ são marcados com um alerta eletrônico, de modo que os supervisores se dão conta se alguém tem acesso a eles.

McCormack lamentou hoje o ocorrido, apesar de se mostrar convencido de que o sistema de controle ¨funciona¨, embora tenha admitido que não fosse ¨perfeito¨.

Providências

Ele assegurou que serão tomadas as medidas necessárias para resolver os problemas existentes, após afirmar que o governo tramitou, no ano passado, 18 milhões de passaportes, o que requer que os empregados façam milhões de entradas no sistema.

No entanto, a cada ano são detectadas ¨algumas¨ infrações que são imediatamente investigadas e sancionadas, segundo o porta-voz.

A pessoa punida ainda trabalha para a empresa contratada, mas já não tem acesso aos dados dos passaportes e o Departamento de Estado está avaliando suas opções contratuais para proceder contra esse trabalhador.

Por enquanto se desconhecem os dados que os funcionários tiveram acesso, mas o incidente gerou dúvidas em torno de se havia motivos políticos por detrás da revisão dos documentos.

Obama disse hoje que o Congresso deveria investigar o assunto porque a violação da privacidade não é somente um problema que afeta a ele, e sim também é um sinal de como funciona o governo.

McCain, por sua parte, afirmou que qualquer violação da privacidade merece uma desculpa e uma investigação completa.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques