capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.934.717 pageviews  

O Outro Lado Porque tudo tem dois, menos a esfera.

DE ÚLTIMA!

Dilma nomeia ¨consultor¨ para o setor portuário
26/06/2008 - Julia Duailibi, Renée Pereira e Rejane Lima - O Estado de S.Paulo

O recém-empossado subsecretário de Desenvolvimento Portuário, Fabrizio Pierdomenico, tinha tanta liberdade com os operadores do Porto de Santos que mal deixou a diretoria da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e logo inaugurou uma empresa de consultoria portuária. O foco era detectar investimentos e negócios para as empresas do setor. São justamente essas companhias que têm interesse nas decisões da Secretaria Especial de Portos, órgão ao qual Pierdomenico está subordinado.

Nos quase dez meses em que ficou à frente da consultoria, ele pôde ser visto em festas e restaurantes com empresários e executivos, distribuindo cartões e oferecendo seus serviços. Segundo fontes, um deles é Delvan Monteiro, um ¨consultor¨da Santos Brasil, o maior terminal do Porto de Santos.

Desde fevereiro deste ano, Pierdomenico é réu em um processo na Justiça Federal sobre suposto favorecimento à Santos Brasil, empresa ligada ao banco Opportunity, de Daniel Dantas. De acordo com o processo, a que o Estado teve acesso, ele teria beneficiado a companhia enquanto era diretor comercial e de Desenvolvimento da Codesp, que administra o porto. Pierdomenico foi nomeado para a diretoria do órgão em 2003, como cota do PT.


PUBLICIDADE


A Fabrizio Pierdomenico Consultoria Portuária foi fundada pelo ex-diretor comercial da Codesp assim que ele saiu do cargo, em setembro do ano passado. Montou a empresa no 1º andar de um prédio comercial, no tradicional bairro do Gonzaga, em Santos.

Após receber o convite para o cargo de subsecretário, Pierdomenico retirou o seu nome do quadro societário da empresa. Em seguida, enviou o contrato social para a Secretaria Especial de Portos, que o encaminhou para a Casa Civil. Segundo Pierdomenico, a consultoria manteve os outros dois sócios.

A reportagem do Estado esteve no local e pôde verificar que a placa com o nome da empresa de Pierdomenico continua no hall de entrada do prédio e na porta do escritório. Uma funcionária afirmou que o nome da consultoria havia mudado para Agência Porto.

Ao ser questionada, em um primeiro contato telefônico, a secretária da empresa afirmou que se tratava da Pierdomenico Consultoria. Mas, em seguida, corrigiu: ¨É da Agência Porto. É que mudou o nome.¨ Mais tarde, em novo contato, ela foi mais direta ao ser indagada sobre o ex-diretor da Codesp. ¨Ele agora fica em Brasília, na Secretaria de Portos. Não é mais sócio da empresa porque ele trabalha para o governo e não pode ser sócio de empresa privada¨, disse ela, com um texto ensaiado.

Segundo fontes ouvidas pelo Estado, apesar de ter sido nomeado para o cargo de subsecretário, Pierdomenico continuou freqüentando o escritório. Por meio da empresa, ele manteve contato com os principais agentes portuários do País. No final do ano passado, por exemplo, esteve na festa de confraternização da Tecondi, uma das maiores operadoras do Porto de Santos.

Há suspeitas de que a consultoria de Pierdomenico teria prestado serviços para a Santos Brasil. Por meio de nota, a empresa afirmou ¨não existir qualquer contrato entre ela e Fabrizio Pierdomenico¨.

A NOMEAÇÃO

A nomeação de Pierdomenico foi conturbada desde o início. Chegou a ser publicada no Diário Oficial da União por duas vezes.

Na edição de 3 de junho, o D.O. traz a exoneração de Carlos Alberto La Selva do cargo de subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da Secretaria Especial de Portos e a nomeação de Pierdomenico para a função. Na edição do dia seguinte, portaria assinada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, cancela a exoneração de La Selva e a nomeação de Pierdomenico.

O cancelamento ocorreu porque a publicação foi feita em data errada. Embora a mudança estivesse definida pelo ministro da Secretaria de Portos, Pedro Brito, não poderia ter ocorrido na ocasião porque La Selva estava em viagem internacional.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques