capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.931.472 pageviews  

O Outro Lado Porque tudo tem dois, menos a esfera.

DE ÚLTIMA!

EUA tentam esvaziar Doha após ¨derrapada¨ de Amorim
21/07/2008 - Vinicius Albuquerque - Folha Online

Os EUA já tentam esvaziar qualquer esforço para retomar hoje as negociações da Rodada Doha, que deve discutir liberalização do comércio mundial, baseados em um comentário agressivo, porém verdadeiro, do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Ele comparou o boicote dos países ricos às mudanças do status quo comercial internacional comparando essa atitude à propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels.

Amorim lembrou que, em sua estratégia, Goebbels dizia que uma mentira contada muitas vezes acaba sendo aceita como verdade. Dada a sensibilidade do momento atual na economia global, em que se fala cada vez mais em protecionismo, e no qual fechar uma porta ao comércio se torna uma tentação cada vez maior para governos acuados diante do avanço da inflação dos alimentos e dos combustíveis no mundo todo, um comentário desse tipo só poderia causar melindre àqueles que esperam qualquer desculpa para dificultar o processo de abertura.

Mas, ao querer descredenciar toda a discussão sobre o injusto comércio internacional por causa da frase do ministro brasileiro, os porta-vozes dos países ricos agem de forma que pode ser considerada, no mínimo, fascista.


PUBLICIDADE


Entenda o que é a Rodada Doha

Susan Schwab, a representante comercial dos EUA -- e descendente de sobreviventes do holocausto -- foi a primeira a reagir, através de seu porta-voz Sean Spicer. Ela disse que ¨esse tipo de comentário maldoso não tem lugar nessas negociações¨. Amorim pediu desculpas ontem pela declaração. Mas o que tirou com uma mão, recolocou com outra; ele insistiu no conteúdo da idéia de Goebbels: ¨Mantenho: repetir uma distorção faz com que as pessoas acreditem que ela é a verdade¨.

Em um tom um pouco menos diplomático, mais crítico, Spicer disse que ¨no momento em que tentamos encontrar um resultado bem sucedido para as negociações, esse tipo de declaração é altamente infeliz¨. ¨Para alguém que é ministro de Relações Exteriores, ele devia estar mais atento para alguns pontos sensíveis.¨

Ele ainda afirmou: ¨[Amorim] fazer declarações desse tipo é incrivelmente errado. Elas são insultuosas.¨

Por mais inoportuno que tenha sido o comentário, as negociações comerciais já estavam estagnadas muito antes desse episódio. A obstrução de fato é causada pela dificuldade (ou desejo) que o governo norte-americano tem de enfrentar o lobby agrícola --um dos mais poderosos do país-- e cortar os subsídios aos produtores do país. Tanta atenção a um comentário mal colocado seria uma forma de desviar o foco do que realmente é o caso em Genebra: evitar que a rodada seja declarada oficialmente morta --como disse o prêmio Nobel de Economia de 2001, Joseph Stiglitz, em seu livro ¨Globalização: Como Dar Certo¨.

No sábado, Amorim disse que os líderes dos países ricos se baseiam em fórmulas diferentes de redução de alíquotas ao se referir às negociações, o que daria a entender que as concessões que poderão fazer em agricultura são muito maiores que as que os países em desenvolvimento estão dispostos a aceitar no capítulo industrial. ¨Essa é uma afirmação sob medida para aqueles que não querem fazer sua parte em agricultura¨, afirmou.

Ele disse ainda que é um ¨mito¨ a crença de que a questão agrícola já está fechada e que a OMC só está à espera de que os países do Sul demonstrem sua boa vontade em relação aos produtos industrializados para que se alcance o acordo esperado. ¨Ainda resta muito a fazer na agricultura¨, ressaltou --prevendo que um fracasso da reunião ministerial iniciada hoje pode adiar a conclusão de um acordo de livre comércio em três ou quatro anos.

O diário americano ¨The Wall Street Journal¨ disse em um artigo que a declaração de Amorim é ¨absurda e realmente preocupante, vinda de um diplomata moderado¨.

Já o jornal americano ¨The New York Times¨ diz que a rodada está viva ¨através de aparelhos¨. O diário diz que a Índia e o Brasil ¨se recusam a reduzir suas tarifas devido ao medo das economias movidas a exportações, como a China¨.

O jornal ¨The New Zealand Herald¨ disse que a declaração de Amorim é ¨potencialmente um incidente diplomático¨. ¨O comentário motivou uma pronta resposta dos EUA, cuja representante comercial, Susan Schwab, é filha de sobreviventes do holocausto¨.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques