capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.929.995 pageviews  

De Última! Só lendo para acreditar

DE ÚLTIMA!

Nova estatal do petróleo acirra disputa no governo
26/07/2008 - Pedro Soares - Folha de S.Paulo

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, entrou em rota de colisão com outros integrantes do governo por causa de sua proposta de criar uma nova estatal do petróleo para administrar as reservas da camada pré-sal. A idéia é fruto de uma divisão da base aliada do governo, opondo, de um lado, o PT, e, de outro, o PMDB.

Como Lobão não tem controle sobre a Petrobras -área de influência do PT e especialmente do grupo da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) -, decidiu abraçar a idéia para ampliar o poder do PMDB.

Se vingar, a nova estatal administrará as reservas do pré-sal que ainda não foram licitadas. Pela proposta, a Petrobras manterá os campos que já estão sob concessão -em oito deles foram feitas descobertas e a empresa investiu US$ 1,6 bilhão só na perfuração de 17 poços, que ainda não produzem óleo. Ou seja, nenhum ativo atual da empresa migrará para a nova estatal.


PUBLICIDADE


Historicamente, o PMDB teve forte influência na área de energia até a chegada de Dilma ao Ministério de Minas e Energia, no primeiro mandato de Lula. Atualmente, o partido controla apenas uma diretoria da Petrobras, a Internacional, tida como a menos estratégica.

O ministro defendeu publicamente a criação da nova empresa como alternativa para explorar o pré-sal. Em seguida, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, rebateu e criticou a proposta. Lobão reagiu e disse que Gabrielli era ¨presidente de uma empresa privada [com acionistas privados]¨ e que, portanto, ¨torcia pelos interesses¨ da companhia, enquanto ele defendia o ¨interesse do povo brasileiro¨.

Diante da potencial crise, o presidente Lula interferiu e pediu aos dois para não se pronunciarem mais sobre o assunto --e também sobre outras questões relativas ao pré-sal- até que a comissão interministerial criada na semana passada defina as propostas de mudança no marco legal necessárias para a exploração do pré-sal.

Ontem, o ministro baixou o tom. ¨Foi uma sugestão que dei. Existem outras sugestões. E não desejo que aquilo que eu propus seja uma imposição.¨

De acordo com ele, a decisão será da comissão criada para definir as mudanças no marco regulatório do pré-sal. O grupo é formado por ministros , pelos presidentes da Petrobras e do BNDES e pelo diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Só os ministros votam.

Se Lobão sair vitorioso, a criação da nova estatal pode se integrar ao sistema de exploração defendido pela Petrobras de partilha de produção. Nesse modelo, as empresas privadas exploram as jazidas, operam as plataformas e dividem o óleo extraído com um ente da União, dona das reservas.

Gabrielli defendeu publicamente tal regime, que, segundo ele, é compatível com o baixíssimo risco do pré-sal. Permite ainda ao Estado um maior controle sobre o ritmo de exploração das reservas.

Se sair mesmo do papel, a nova estatal não operará os campos. Administrará apenas os contratos de produção compartilhada com empresas privadas e a Petrobras, que poderia ainda ser contratada para comercializar a parte do petróleo que caberia ao Estado.

Para mudar o atual regime de concessões, é necessário alterar a Lei do Petróleo com aprovação do Congresso. Empresas parceiras da Petrobras preferem o modelo atual, mas aceitam um aumento da tributação que recolhem.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques