capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 13/10/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.827.568 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.

DE ÚLTIMA!

Eu defendo o fumo em qualquer lugar, diz Lula
04/09/2008 - Luiz Carlos Duarte - Agora

¨Eu defendo, na verdade, o uso do fumo em qualquer lugar. Só fuma quem é viciado.¨ Essa foi a resposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao ser indagado qual a sua opinião sobre o projeto federal que proíbe o fumo em lugares fechados, a exemplo do que foi proposto pelo governador José Serra (PSDB), na semana passada.

Durante a pergunta que lhe foi formulada, Lula fumava uma cigarrilha. Ele concedia entrevista coletiva a jornalistas de oito jornais populares do país, no Palácio do Planalto, ontem de manhã. Naquele momento, não havia repórteres-fotográficos na sala.

O projeto do Ministério da Saúde tramita na Casa Civil, desde fevereiro, e propõe a extinção dos fumódromos em recintos fechados, liberando o cigarro, com algumas exceções, apenas em casa ou na rua.


PUBLICIDADE


Lula não quis manifestar sua opinião sobre o mérito do projeto. ¨Eu não vou propor. A idéia do Ministério da Saúde é a proibição do fumo em todos os lugares fechados. Eu mando o projeto para o Congresso e não voto.¨ Ao ser questionado sobre um decreto que proíbe o fumo no Planalto, o presidente respondeu: ¨Menos na minha sala. Eu, se for na sua sala, certamente não fumarei porque respeito o dono da sala. Mas, na minha, sou eu que mando¨.

A Casa Civil afirmou que o projeto federal ¨está em análise, sem previsão de ser enviado ao Congresso¨. Informou ainda que o Palácio do Planalto observa a lei 9.294, de 15 de julho de 1996, e o decreto nº 2.018, de 1996. A lei proíbe o uso de cigarro ou qualquer outro produto do gênero em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, ¨devidamente isolada ou com arejamento conveniente¨. Na prática, não é cumprida no Planalto.

A assessoria do ministro José Gomes Temporão (Saúde) informou que a pasta está priorizando seus esforços na aprovação da emenda 29, que destina mais recursos à saúde. Depois, a prioridade será a lei contra o tabagismo. Segundo a economista Márcia Pinto, o fumo traz prejuízo anual de R$ 338,6 milhões ao SUS, em internações e quimioterapia.

Futebol

Após dizer que respeita Dunga e o considera um vencedor, Lula avalia que ¨Luxemburgo é o melhor técnico do Brasil na atualidade¨. O presidente é corintiano, e Luxemburgo é treinador do Palmeiras, maior rival do Corinthians. Lula também elogiou Felipão, ex-técnico da seleção e hoje no Chelsea (Inglaterra).

Para o presidente, Dunga não é a causa do mau desempenho da seleção brasileira. ¨Estamos numa entressafra difícil de jogadores¨, disse. E classificou de preocupante o fato de jogadores estarem recebendo altas quantias precocemente. ¨Tem jogador ganhando muito dinheiro sem, antes, provar que é bom. Vejo titular da seleção brasileira que é segundo reserva em time da Inglaterra.¨

Se fosse técnico, Lula afirmou que tentaria montar uma seleção com jogadores que estão atuando somente no Brasil, como uma forma de barrar a idéia de que jogador, para ser convocado, precisa estar atuando no exterior.

Para ele, também falta alma ao jogador brasileiro. ¨Quando vejo o Messi -- na minha opinião, o melhor jogador do mundo -- perder uma bola, ele sai correndo até recuperar ou fazer falta. Os nossos perdem a bola e cruzam os braços¨, referindo-se ao atacante argentino.

Lula defendeu que o Corinthians utilize o estádio do Pacaembu em comodato [empréstimo sem custo], caso não consiga construir sua arena. Segundo ele, o governador Serra lhe teria dito que está disposto a oferecer o Pacaembu nessas condições. Só que o Pacaembu é administrado pela prefeitura, e não pelo Estado.

O presidente disse considerar uma vergonha que clubes de massa, como o Corinthians e o Flamengo, não possuam casa própria. ¨É mais uma vergonha não fazerem um chamamento à torcida para contribuir e construir um estádio.¨

Para ele, um estádio próprio representa entre 30% e 40% do sucesso de um time.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques