capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.758.219 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.

DE ÚLTIMA!

EUA expulsam embaixador boliviano. Nº de mortos sobe para oito
11/09/2008 - Associated Press com Agência Estado

O governo dos Estados Unidos ordenou na noite desta quinta-feira, 11, a expulsão do embaixador da Bolívia nos EUA, em retaliação è expulsão do embaixador americano na Bolívia, ordenada ontem pelo presidente boliviano Evo Morales. Funcionários do Departamento de Estado do governo americano disseram que o embaixador boliviano Gustavo Guzmán foi convocado e informado que deverá deixar em breve os EUA, numa escalada das tensões políticas entre os dois países.

Mais cedo, o Departamento de Estado americano declarou que Evo cometeu um ¨grave erro¨ e que prejudicou ¨seriamente¨ a relação com os Estados Unidos ao ordenar a expulsão do embaixador norte-americano Philip Goldberg. ¨A ação do presidente Evo é um grave erro, que prejudica seriamente a relação bilateral¨, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Sean McCormack, lendo um comunicado.

O ministro boliviano das Relações Exteriores, David Choquehuanca, disse nesta quinta-feira que o embaixador dos EUA Philip Goldberg tem 72 horas para deixar a Bolívia. ¨De acordo com os procedimentos diplomáticos, nesses casos há um prazo de 48 a 72 horas¨, afirmou o ministro durante entrevista coletiva.


PUBLICIDADE


Na quarta-feira, Evo anunciou a expulsão do embaixador Goldberg. ¨Eu pedi a nosso chanceler que envie ao embaixador uma mensagem informando-o da decisão do governo nacional e do presidente de que ele precisa retornar ao seu país¨, afirmou o presidente em um discurso no Palácio Quemado, em La Paz.

O líder boliviano acusa o governo dos Estados Unidos de fomentar o separatismo no país, aprofundando a crise boliviana. Segundo Morales, Goldberg conspirou várias vezes com a oposição boliviana. A gota d´água teria sido uma reunião do embaixador americano, na semana passada, com o governador do departamento (estado) de Santa Cruz, Rubén Costas, um dos mais ferrenhos opositores a Evo.

Washington negou qualquer ação nesse sentido, considerando as declarações ¨sem fundamento¨. Evo expulsou o embaixador no mesmo dia em que uma explosão em um gasoduto no sul do país prejudicou o envio de gás ao Brasil. O governo qualificou o ato como um ¨atentado terrorista¨ e culpou a oposição.

McCormack disse que Washington ainda não decidiu como responderá à expulsão do embaixador, mas ¨considera todas as opções, considerando a nossa amizade.¨

Sobe para oito número de mortos

O número de mortos nos choques entre partidários e opositores do presidente boliviano Evo Morales ocorridos nesta quinta-feira, 11, subiu para pelo menos oito, informou o vice-ministro de Coordenação de Movimentos Sociais da Bolívia, Sacha Llorenti, em coletiva de imprensa. Segundo ele, foram encontrados oito corpos no necrotério de Cobija, capital do Departamento de Pando (no norte do país), onde aconteceram os enfrentamentos que deixaram dezenas de feridos.

A Bolívia vive nesta quinta o terceiro dia consecutivo de violência em várias regiões do país, todas controladas por opositores autonomistas que exigem a restituição de um imposto sobre o gás e o petróleo que antes era repassado para os governos dos departamentos bolivianos e são contra a nova proposta constitucional do governo. Até agora, o Exército boliviano não interveio na crise.

Em Cobija, as emissoras de rádio católicas Fides e Erbol disseram ter confirmado a chegada de oito corpos vindos dos locais dos confrontos: sete de camponeses e um funcionário do governo regional, que está nas mãos de um opositor. De acordo com o governo, os camponeses foram cercados e atacados com armas de fogo em uma estrada quando viajavam para participar de uma assembléia na cidade.

Além dos mortos e feridos, cerca de 30 camponeses foram levados a Cobija como ¨reféns¨ do comitê cívico local, anunciou a rádio Fides. Mais cedo, Evo advertiu os opositores que a ¨paciência tem um limite¨. ¨Vamos ter paciência, prudência e, como sempre, evitar o confronto. Vamos agüentar, mas a paciência tem um limite¨, declarou o líder boliviano durante a entrega de uma obra pública na capital La Paz.

Envio de gás

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu nesta quinta-feira que foi ¨quase restabelecida totalmente¨ a provisão de gás da Bolívia, que na quarta tinha sido parcialmente interrompida por um um ataque de opositores contra um gasoduto. Segundo o ministro, até às 17 horas (no horário de Brasília), o fluxo de gás já tinha sido ¨quase normalizado¨ e só faltavam em torno de três milhões de metros cúbicos dos 30 milhões diários que o país recebe da Bolívia.

No entanto, Lobão disse que ¨ainda não existe uma situação de total segurança¨ e ressaltou que espera que se normalize a situação no prazo de dois ou três dias. O ministro informou que o governo brasileiro tomou medidas como a desconexão de uma central termoelétrica da Petrobras, para reduzir a
demanda brasileira e evitar o desabastecimento das grandes cidades.

Resposta brasileira

Ainda nesta quinta-feira, o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, declarou que o governo brasileiro não ¨tolerarᨠa ruptura na ordem constitucional da Bolívia. Segundo ele, no caso de derrubada de Evo, o Brasil não reconhecerá nenhum governo que se apresente com apto para substituí-lo. Garcia avalia que a situação atual requer que seja evitada uma guerra civil na Bolívia.

Ainda segundo Garcia, os problemas na Bolívia são complexos porque atingem duas tendências contraditórias - a necessidade de firmeza do governo para preservação da lei e da ordem e também flexibilidade no tratamento da demanda por autonomia e na repartição de impostos.

Com base nas conversas mantidas nesta quinta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o líder boliviano, e no próprio telefonema que Garcia deu ao embaixador boliviano Pablo Solon, o assessor especial da Presidência insistiu que o governo boliviano está disposto a dialogar com a oposição.

Para facilitar esse diálogo, o Grupo de Amigos da Bolívia (Brasil, Argentina e Colômbia) e também o Chile se colocaram à disposição de Evo Morales para essa intermediação. Garcia informou que um avião da Força Aérea Brasileira está pronto para decolar de Brasília para levar autoridades a La Paz.

Esse grupo seria formado pelo próprio Garcia e pelo secretário-geral das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães.

O chanceler da Argentina Jorge Taiana e uma autoridade colombiana e chilena completariam o grupo que aguarda ¨momento oportuno¨ para embarcar.

O assessor da Presidência informou ainda que, além de conversar com Evo Morales, o presidente Lula tratou da questão da crise boliviana com os presidentes Hugo Chávez (Venezuela) e Cristina Kirchner (Argentina).

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques