capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.924.298 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.

DE ÚLTIMA!

Morales oferece diálogo com oposição para conter violência
12/09/2008 - France Presse

O governo boliviano ofereceu nesta sexta-feira iniciar diálogo -- sem impor condições prévias -- com o governador de Tarija, Mario Cossío, com o objetivo de acabar com a violência política que já deixou ao menos oito mortos e mais de 30 feridos. Os protestos no país já afetaram o envio de gás ao Brasil e Argentina.

¨O governo volta a reafirmar sua convicção séria e decidida para retomar um diálogo produtivo nas próximas horas¨, anunciou o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana.

Cossío, que coordena os colegas opositores nas relações com o governo, pediu na noite desta quinta-feira (11) ao presidente Evo Morales que fixasse data e hora para que as partes envolvidas no conflito se sentem à mesa de negociação.


PUBLICIDADE


O governador foi chamado pelo governo para uma reunião no fim da tarde desta sexta-feira. Segundo Quintana, está é uma ¨oportunidade valiosa para dialogar, que exige que não exista nenhum condicionamento prévio¨.

Também nesta sexta-feira, a União Européia (UE) condenou os atos de violência na Bolívia, pediu ¨diálogo¨ entre as partes para evitar que a situação se deteriore ainda mais e se ofereceu para mediar o conflito.

¨A União Européia renova seu pedido às partes envolvidas para que comecem o mais rápido possível um diálogo construtivo para evitar que a situação se deteriore ainda mais e conduza à perda de vidas humanas¨, afirma o texto divulgado pela presidência francesa da UE.

Cinco dos nove departamentos (Estados) da Bolívia iniciaram na segunda-feira (8) a terceira semana de protestos contra Morales. Estradas foram bloqueadas, escritórios estatais tomados e as fronteiras com Brasil, Argentina e Paraguai foram fechadas. Entenda os protestos contra Morales na Bolívia.

Ontem, o dia mais violento dos conflitos, o fechamento de uma válvula do duto que leva gás da Bolívia ao Brasil fez cair pela metade o abastecimento do país durante quase toda a manhã. O fluxo foi restabelecido no começo da tarde. Anteontem, uma explosão já havia danificado outra válvula, provocando a queda de ao menos 10% no fornecimento ao Brasil -- problema que só será resolvido dentro de alguns dias.

Crise diplomática

Ao crescente clima de tensão interna, Morales somou um forte atrito diplomático com os Estados Unidos. Ele expulsou o embaixador americano em La Paz, Philip Goldberg, sob a acusação de conspirar e promover a divisão na Bolívia.

Os EUA responderam afirmando que a decisão de Morales representou um ¨grave erro¨. O porta-voz do Departamento de Estado americano, Sean McCormack, disse que o ato ¨danificou seriamente a relação bilateral¨.

Um dia depois, o governo americano decidiu expulsar o embaixador da Bolívia em Washington. ¨Em resposta à atitude inesperada e, de acordo, com a Convenção de Viena, informamos oficialmente o governo da Bolívia de nossa decisão de declarar o embaixador Gustavo Guzman ´personna non grata¨, anunciou ontem o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Sean McCormack.

Em solidariedade à Bolívia, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou ontem a expulsão do embaixador americano em Caracas, Patrick Duddy. ¨A partir deste momento, o embaixador ianque em Caracas tem 72 horas para sair da Venezuela, em solidariedade à Bolívia¨, afirmou ontem presidente venezuelano, em um comício para as eleições regionais de novembro, realizado em Puerto Cabello, 120 km a oeste de Caracas.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques