capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.923.983 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.

DE ÚLTIMA!

Militares bolivianos rebatem Chávez
12/09/2008 - Folha Online com France Presse e Reuters

Os militares bolivianos afirmaram nesta sexta-feira que rejeitam qualquer intervenção militar internacional no país, que passa por uma grave crise política. O grupo faz referência à oferta de intervenção feita pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, em caso de ameaça contra o presidente boliviano, Evo Morales.

Ontem, em mensagem transmitida pela TV estatal da Venezuela, Chávez afirmou que, ¨se derrubarem ou matarem Evo¨, ¨os golpistas da Bolívia sabem que me dariam luz verde para apoiar qualquer movimento armado¨ naquele país. Os ¨golpistas¨ aos quais Chávez se refere são grupos anti-Morales que realizam protestos freqüentes e violentos em cinco dos nove departamentos (Estados) do país, nos últimos dias.

¨Ao presidente da Venezuela, o senhor Hugo Chávez, e à comunidade internacional, dizemos que as Forças Armadas rejeitam enfaticamente intervenções internacionais de qualquer tipo, não importa de onde venham¨, disse comandante-em-chefe Luis Trigo, também na TV. ¨Não permitiremos que nenhum soldado ou força armada estrangeiros ponham pé em nosso solo.¨


PUBLICIDADE


O comunicado dos militares contra Chávez cria uma rusga entre os dois países, que estão atualmente envolvidos em uma crise diplomática com os Estados Unidos.

Essa crise diplomática começou na quarta-feira (10), quando Morales acusou os EUA de apoiar seus opositores, que têm aspirações separatistas. Ele, conseqüentemente, expulsou do país o embaixador americano em La Paz, Philip Goldberg. No dia seguinte, Washington fez o mesmo com o embaixador boliviano Gustavo Guzman.

Ontem, Chávez se envolveu no embate entre Morales e os EUA ao também expulsar de Caracas o embaixador americano Patrick Duddy --que, na realidade, já estava nos EUA havia alguns dias, de acordo com a agência de notícias Efe. Nesta sexta-feira, em nova reação, os EUA expulsaram o embaixador venezuelano, Bernardo Alvarez Herrera.

¨Lamentamos as ações tanto do presidente Hugo Chávez quando do presidente Evo Morales de expulsar nossos embaixadores na Venezuela e na Bolívia, respectivamente. Isso reflete a fraqueza e o desespero que desses líderes ao enfrentar problemas internos¨, disse porta-voz do Departamento de Estado americano, Sean McCormack.

O porta-voz ressaltou acreditar que as acusações feitas contra os embaixadores sejam falsas. ¨E os líderes daqueles países sabem disso.¨

Nesta sexta, os EUA anunciaram ainda sanções a três venezuelanos do alto escalação do governo daquele país -- Hugo Armando Carvajal Barrios, Henry de Jesus Rangel Silva, e o ex-ministro venezuelano, Ramon Emilio Rodriguez Chacin. Os três são suspeitos de ligação com o tráfico de drogas. De acordo com o Departamento de Estado, as sanções não estão ligadas à crise diplomática.

Bolívia

Os departamentos nos quais a atuação dos anti-Morales tem sido mais forte são aqueles que têm governadores de oposição --Santa Cruz, Pando, Beni, Tarija e Chuquisaca.

Desde o começo da semana, os enfrentamentos entre os opositores, as forças de segurança e os grupos pró-Morales -- como os camponeses -- tem sido freqüentes e violentos. Ontem, no departamento de Pando, um confronto deixou oito camponeses mortos. Antes, explosões já tinham prejudicado o envio de gás natural do país para o Brasil.

Os anti-Morales reivindicam que o governo devolva aos seus departamentos a renda oriunda do petróleo que, desde janeiro passado, é destinada a um programa nacional de assistência aos idosos. Eles rejeitam o projeto da nova Constituição e pedem autonomia.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques