capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.919.484 pageviews  

Guia Oficial do Puxa-Saco Pra quem adora release...

DE ÚLTIMA!

Chávez ordena desapropriação de 10 mil hectares na Venezuela
11/05/2009 - Agências EFE, France Presse e BBC

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, assinou ontem o decreto de desapropriação de 10 mil hectares, como forma de apoiar as políticas de luta contra os latifúndios e terras ociosas e de estímulo à produção de alimentos.

A assinatura do documento aconteceu durante o programa "Alô Presidente", realizado perto de sua terra natal, no estado Barinas, em cujas terras se produzirão as expropriações.

Segundo Chávez, as terras desapropriadas não estavam sendo aproveitadas ou as pessoas que se diziam donas não tinham documentos que comprovassem sua condição de verdadeiros proprietários.


PUBLICIDADE


O presidente explicou que está consciente de que as medidas geram críticas a seu governo por parte dos setores dominantes.

"Podem haver ocupantes e produtores produzindo na terra, mas se não a produzem bem, perdem o direito de explorá-la", acrescentou o presidente.

Chávez argumentou que algumas das granjas desapropriadas estavam dedicadas ao cultivo da cana-de-açúcar, que esgota rapidamente a terra, quando seu destino deve ser a produção de tomates, pimentões ou cebolas.

O governo venezuelano assinalou que prosseguirá com a desapropriação de latifúndios e terras mal utilizadas com o objetivo de alcançar a auto-subsistência do país.

Venezuela detém 4 estrangeiros acusados de complô

Três dominicanos e um francês foram detidos em Caracas sob a suspeita de tramar um complô contra o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, segundo o ministro venezuelano do Interior, Tarek el Aissami.

As autoridades venezuelanas prenderam na sexta-feira os dominicanos Edgar Floiran, Omar Campusano e sua irmã, Diomedis Campusano, assim como o francês Laurent Frédéric Bocquet, em cuja casa a polícia afirmou ter encontrado um verdadeiro arsenal.

Segundo as autoridades, 13 fuzis de assalto, coletes a prova de balas, munições, granadas, uniformes e explosivos foram apreendidos na casa do francês.

"Ainda existem neste país pessoas irracionais da oposição que mantêm a esperança de destruir o processo revolucionário, e que definiram como principal objetivo a saída do comandante-presidente Hugo Chávez", afirmou o ministro em entrevista coletiva.

Bocquet foi detido no aeroporto da ilha de Margarita, de onde pretendia sair do país. Segundo as autoridades, ele é o líder de um grupo chamado Os Internacionais, que também incluiria os dominicanos.

Evo Morales chama presidente do Peru de vulgar

O presidente da Bolívia, Evo Morales, chamou ontem de "vulgar" o presidente do Peru, Alan García, por asilar um ex-ministro boliviano acusado de ser um dos responsáveis por uma série de mortes em outubro de 2003, durante o governo de Gonzalo Sánchez de Lozada.

"Ao companheiro vulgar Alan García, colega presidente, quero dizer que não tem porquê proteger os delinquentes no Estado peruano", disse Morales, que lembrou que um ministro do Peru lhe dirigiu há algum tempo esse mesmo adjetivo.

Morales aludiu assim a declarações do ministro da Educação do Peru, José Chang, que chamou de vulgar o presidente boliviano no final do março passado.

Sánchez de Lozada (1993-1997 e 2002-2003) e vários dos ministros de seu segundo mandato são acusados de genocídio pelas 60 mortes ocorridas na repressão militar a uma série de protestos sociais na cidade de El Alto, em outubro de 2003.

Faltando uma semana para que comece na Bolívia o julgamento para determinar a responsabilidade pelas mortes do chamado "outubro negro", vários dos ex-ministros acusados se encontram fora do país.

Já no ano passado, as relações entre Peru e Bolívia estiveram marcadas pela tensão após vários atritos verbais entre os presidentes Alan García e Evo Morales.

Na ocasião, Morales chamou García de gordo e pouco anti-imperialista.

Ataque das Farc mata sete militares na Colômbia

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, disse ontem que sete militares colombianos foram mortos e quatro ficaram feridos em um ataque atribuído ao grupo rebelde Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Segundo Uribe, os soldados foram vítimas de uma emboscada perto do município de Samaniego, no departamento de Nariño, no sudoeste do país.

"O general Freddy Padilla de León [comandante das Forças Militares da Colômbia] me disse que os feridos estão fora de perigo", disse Uribe, segundo a assessoria de imprensa do governo da Colômbia.

No sábado, outro ataque na mesma região, também realizado por supostos membros das Farc, já havia deixado dois soldados mortos.

Reféns

De acordo com analistas, esses ataques podem servir de lembrança ao governo colombiano de que as Farc ainda têm força no país.

Em entrevista na cidade de Medellín, Uribe disse que o ataque de domingo foi covarde e que o grupo rebelde tenta propor ao país uma chantagem política para libertar reféns.

As Farc dizem ter em seu poder 20 militares e policiais, que pretendem trocar por cerca de 500 guerrilheiros presos.

O governo, porém, diz que há mais de 60 pessoas em poder do grupo rebelde e que foram sequestradas por razões econômicas.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques