capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.746.053 pageviews  

Críticas Construtivas Se todo governante quer, por quê não?!!!

DE ÚLTIMA!

Mesmo com 8 casos confirmados, Lula subestima dimensão da gripe suína
11/05/2009 - Folha Online

Mesmo após o registro de dois novos casos de gripe suína registrados no país, que elevou para oito o número de casos confirmados no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que a doença "não é do tamanho que parecia ser".

"Eu acho que essa gripe não é do tamanho que parecia que ia ser, porque se vendeu uma gripe que já tinha tomado conta do mundo inteiro, ou seja, eu penso que ela existe, ela é grave, mas aqui no Brasil nós estamos cuidando para evitar que se alastre em outras pessoas", disse Lula em seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente".

Ontem o Ministério da Saúde que mais dois casos de doentes infectados pela gripe suína -- Influenza A (H1N1) -- foram confirmados, um no Rio de Janeiro e um no Rio Grande do Sul. Ao todo, são agora oito casos confirmados no Brasil, sendo seis com vínculo de viagens internacionais e dois autóctones (contaminados dentro do território nacional).


PUBLICIDADE


O paciente do Rio contraiu a doença em solo brasileiro e, o do Sul, chegou ao Brasil com os sintomas após viajar pela Europa.

Lula disse ainda que conversa duas vezes ao dia com o ministro da Saúde José Gomes Temporão e afirmou que a situação está sendo bem conduzida. Ele citou parcerias feitas com secretarias estaduais e municipais e fiscalizações em portos e aeroportos.

"A entrada de pessoas aqui está sendo bem fiscalizada, bem monitorada e as pessoas que nós detectamos que já estão com os vírus, ou seja, algumas já estão totalmente curadas, outras ainda estão em observação", afirmou o presidente.

Entretanto, Lula afirmou que os cuidados do Ministério da Saúde vão redobrar nos próximos dias e que haverá um incremento nas ações de vigilância para aqueles que tiveram contato com pessoas provenientes do México e no trato dos infectados para evitar que a doença se alastre no país.

Lula disse ainda que não há motivo para pânico e que as pessoas devem ter cuidado para evitar o que classificou com "mal maior no Brasil".

Casos confirmados

O ministério reforçou que esses dois casos de transmissão autóctone estão fortemente vinculados ao primeiro, que contraiu a doença no México. "Desse modo, até o momento, o Ministério da Saúde ratifica que a transmissão do vírus no Brasil permanece limitada, sem evidência de transmissão sustentada", informou em nota divulgada ontem.

O novo caso estava sob monitoramento e procurou os serviços de saúde imediatamente após ter apresentado os primeiros sintomas. Foi internado, tratado e encontra-se em quadro clínico estável, segundo o ministério.

Ainda estão sendo acompanhadas 70 pessoas que tiveram contato com os três pacientes do Rio de Janeiro. Nenhuma dessas pessoas, até o momento, apresenta sintomas. Cerca de 40 contatos já foram descartados.

O outro caso confirmado hoje, do Rio Grande do Sul, é uma mulher e esteve em vários países europeus (Alemanha, República Tcheca, Hungria, Áustria, Itália e Espanha), antes de voltar ao Brasil. Apresentou os primeiros sintomas, leves, no dia 3 de maio, na Itália. Viajou no mesmo dia para Madri (Espanha), onde embarcou no dia seguinte para o Brasil. Procurou o serviço de saúde e foi notificada no dia 7. A mulher passa bem.

Mundo

A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou nesta segunda-feira seu mais recente balanço da gripe suína no mundo. Segundo a organização são 4.694 casos da doença em 30 países. O relatório inclui ainda o segundo caso da gripe registrada na China, o primeiro em um chinês.

Os Estados Unidos mantêm-se como país mais afetado pela gripe suína, com 2.532 casos confirmados em laboratório. O número inclui ainda três mortes registradas no país --um bebê mexicano, uma professora americana, ambos no Texas, e um homem em Washington.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques