capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.761.656 pageviews  

De Última! Só lendo para acreditar

DE ÚLTIMA!

Conselho do Irã aceita recontagem de votos; opositor pede suspensão de protesto
16/06/2009 - Folha Online com agências internacionais

O candidato reformista derrotado e principal líder da oposição no Irã, Mir Hossein Mousavi, pediu a seus partidários que não participem do protesto marcado para esta terça-feira contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, para "proteger vidas".

O pedido, reportado por seu assessor, veio horas depois que o Conselho dos Guardiães, um corpo de 12 integrantes que é pilar da teocracia iraniana, rejeitou a anulação da votação, mas afirmou que está disposto a realizar uma recontagem parcial dos votos de sexta-feira passada (12).

"Algumas pessoas no protesto de ontem [segunda-feira] falaram sobre uma marcha hoje [terça-feira]. Esta base de campanha pede às pessoas que evitem a armadilha de confrontos planejados", afirma o assessor de Mousavi, Aboldfazl Fateh, em um comunicado.


PUBLICIDADE


"Mousavi [...] pede que seus apoiadores não participem da manifestação de hoje para proteger suas vidas. A manifestação dos moderados foi cancelado", afirmou o porta-voz.

O tom do discurso pode ser consequência da violência que marcou os protestos desta segunda-feira. Ontem, as agências internacionais de notícias informaram, citando testemunhas e funcionários, que um manifestante foi morto a tiros pela milícia Basij, ligada à Guarda Revolucionária.

Nesta terça-feira, a rádio nacional iraniana Payam relata que ao menos sete pessoas morreram na onda de violência e de protestos em todo o país, além de dezenas de feridos e detidos.

"Um grupo de manifestantes quis atacar um posto militar e realizou diversos atos de vandalismo contra o patrimônio público na praça de Azadi. Infelizmente sete pessoas morreram e várias outras ficaram feridas", informou a rádio.

A Payam não especificou se os mortos eram seguidores de Mousavi ou milicianos Basij, ligados à Guarda Revolucionária.

Confronto

O temor é de confrontos violentos nesta terça-feira já que o regime iraniano convocou o que chamou de contramanifestação para o mesmo local da manifestação oposicionista, uma hora antes, segundo a agência Irna.

O poder islâmico iraniano convocou a participação dos moradores da capital em apoio aos partidários do presidente Ahmadinejad na praça de Teerã.

O conselho de coordenação da propaganda islâmica, um órgão oficial da República Islâmica ligado ao guia supremo, o aiatolá Ali Khamenei, pediu a todos os setores sociais que participem na manifestação para protestar contra os distúrbios dos últimos dias, informa a agência oficial Irna.

O conselho organiza todas as manifestações oficiais do regime islâmico. Em 1999, durante confrontos estudantis, o órgão convocou uma grande manifestação que acabou com o movimento com uma violenta repressão.

Recontagem

O Conselho de Guardiães rejeitou a anulação da eleição, um pedido de Mousavi, mas apoiou a recontagem dos votos das urnas em que existam denúncias de irregularidades.

A declaração foi feita um dia após o pedido do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, de que o órgão investigasse as denúncias da oposição de fraude eleitoral na votação que reelegeu o presidente Mahmoud Ahmadinejad com ampla margem.

"Se o Conselho dos Guardiães chegar à conclusão de que foram cometidas infrações como compra de votos ou utilização de carteiras de identidade falsas ordenará uma recontagem", afirmou o porta-voz do Conselho, Abbas Ali Kadkhodai.

Mousavi que se declarou vencedor após o fechamento dos colégios eleitorais, denunciou ao Conselho de Guardiães que o Ministério do Interior e "um dos candidatos influíram no resultado".

Os resultados provisórios, que devem ser ratificados pelo Conselho para que a reeleição seja oficial, deram a vitória ao atual presidente com cerca de 62% dos votos contra 34% de Mousavi -- embora as pesquisas de intenção de voto indicassem uma disputa acirrada.

Ahmadinejad

O presidente está nesta terça-feira na Rússia, após adiar em um dia a viagem.

Apesar de ter sua reunião com o colega russo, Dmitri Medvedev, cancelada, o presidente iraniano foi à público declarar que "a época dos impérios terminou" e que considera imprescindível elaborar novos mecanismos e estruturas políticas e econômicas internacionais.

"É evidente que a época dos impérios terminou e que jamais renascerão", disse Ahmadinejad na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, organização regional da qual participa como observador.

O iraniano denunciou que o atual sistema político-econômico mundial é antiquado, e considerou ser urgente criar novos mecanismos de gestão de crise e solução dos conflitos internacionais.

Segundo Ahmadinejad, "os eventos e desordens internacionais demonstram que o sistema político e econômico mundial está enfraquecido".

Ele não falou sobre os protestos no Irã, embora tenha defendido no domingo passado (14) que o processo eleitoral foi "livre e saudável" e comparado os eleitores que protestam contra sua reeleição a torcedores de um time que perdeu.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques