Tasso e Simon batem boca sobre adesão da Venezuela ao Mercosul 01/10/2009
- Gabriela Guerreiro - Folha Online
Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) trocaram farpas nesta quinta-feira durante reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado depois que o tucano apresentou relatório contrário à adesão da Venezuela no Mercosul.
Simon disse que Tasso fez um relatório polÃtico ao levar em conta, apenas, o fato de a Venezuela ser presidida pelo esquerdista Hugo Chávez -- e ameaçou deixar a comissão se o texto do senador for analisado pelos colegas.
Tasso, por sua vez, acusou Simon de não ter lido o seu relatório porque argumenta que incluiu aspectos "essenciais" ao Mercosul ao longo do texto. "Eu não vou ler em cima de discurso apaixonado de quem não leu o relatório. Eu não posso aceitar que digam que não falei do Mercosul", afirmou.
Na defesa da adesão da Venezuela, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que os parlamentares não podem construir um "muro" na fronteira entre o paÃs vizinho e o Estado de Roraima. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), por sua vez, defendeu o relatório de Tasso ao afirmar que o texto foi um dos mais "bem elaborados" na história da Casa uma vez que Chávez coloca em risco a soberania do continente.