capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.931.521 pageviews  

Guia Oficial do Puxa-Saco Pra quem adora release...

DE ÚLTIMA!

Tasso e Simon batem boca sobre adesão da Venezuela ao Mercosul
01/10/2009 - Gabriela Guerreiro - Folha Online

Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) trocaram farpas nesta quinta-feira durante reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado depois que o tucano apresentou relatório contrário à adesão da Venezuela no Mercosul.

Simon disse que Tasso fez um relatório político ao levar em conta, apenas, o fato de a Venezuela ser presidida pelo esquerdista Hugo Chávez -- e ameaçou deixar a comissão se o texto do senador for analisado pelos colegas.

"Pelo amor de Deus, senador, não é possível. Estou vendo vocês brilhante caminhando, então vou embora. Saio daqui. Não aceito que essa comissão vote o seu parecer. Eu acho que absurdo. O Senado brasileiro vai matar o Mercosul? A decisão do Senado de vetar a entrada acaba com o Mercosul, e eu não quero ser responsável", afirmou.


PUBLICIDADE


Tasso, por sua vez, acusou Simon de não ter lido o seu relatório porque argumenta que incluiu aspectos "essenciais" ao Mercosul ao longo do texto. "Eu não vou ler em cima de discurso apaixonado de quem não leu o relatório. Eu não posso aceitar que digam que não falei do Mercosul", afirmou.

O peemedebista reagiu ao afirmar que sua disposição não é trocar farpas com Tasso. "Comigo não adianta Vossa Excelência levantar a voz. Recebe afeto e carinho."

Simon ficou irritado com o fato de Tasso ter baseado seu relatório em informações repassadas pela OEA (Organização dos Estados Americanos) à comissão. Na opinião do peemedebista, a organização tem interesses contrários à adesão da Venezuela no Mercosul porque deseja continuar no "comando" da América do Sul.

"Claro que a OEA não quer, que o americano não quer, muita gente não quer essa integração da América do Sul. Eles querem a OEA, que está lá impondo, fazendo. A América do Sul se respeitando, claro que a OEA não quer. Dou nota 10 para o relatório no que fez, mas dou nota muito baixa do que não fez. Vossa Excelência tinha que ter citado o que é a história do Mercosul", afirmou Simon.

Na defesa da adesão da Venezuela, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) disse que os parlamentares não podem construir um "muro" na fronteira entre o país vizinho e o Estado de Roraima. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), por sua vez, defendeu o relatório de Tasso ao afirmar que o texto foi um dos mais "bem elaborados" na história da Casa uma vez que Chávez coloca em risco a soberania do continente.

Relatório

Apesar de afirmar que o relatório faz uma decisão "racional e desapaixonada" sobre a adesão da Venezuela ao Mercosul, Tasso acusa Chávez de cometer uma série de atos que ferem a democracia venezuelana -- por isso a adesão do país ao bloco econômico poderia trazer danos aos seus países-membros.

"Não há como ignorar a legitimidade das eleições havidas na Venezuela no que se refere ao presidente Hugo Chávez. Porém, não se pode dizer que exista legitimidade no processo eleitoral como um todo. Hoje, o presidente governa de forma quase ditatorial, uma vez que conta com um Congresso totalmente submetido a seus interesses", afirma Tasso.

No relatório, o senador tucano diz que Chávez utilizou instrumentos democráticos para "dominar os Poderes Legislativo e Judiciário", partindo para controlar a imprensa venezuelana. O tucano também menciona o recente episódio em Honduras, no qual o governo brasileiro abrigou o presidente deposto Manoel Zelaya em sua embaixada no país.

"O governo brasileiro acredita que a infra-estrutura e a logística para o retorno de Zelaya, inclusive a escolha da Embaixada brasileira para o destino final, tiveram a participação do presidente venezuelano. Se foi isso o que realmente ocorreu, mais uma vez Chávez é responsável por dificuldades e embaraço ao governo brasileiro."

Ao negar o pedido da Venezuela de ingresso no Mercosul, Tasso afirma que a principal característica do bloco econômico é a defesa do regime democrático em todos os seus países-membros -- o que vem sendo desrespeitado por Chávez. O relatório do tucano será votado na comissão dia 29 de outubro.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques