capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 27/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.952.723 pageviews  

Guia Oficial do Puxa-Saco Pra quem adora release...

DE ÚLTIMA!

Paraguai tem quarta cúpula militar em 15 meses
06/11/2009 - Ariel Palacios - O Estado de S. Paulo

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, presidiu ontem a cerimônia de posse da nova cúpula das Forças Armadas. Esta é a quarta cúpula designada por Lugo desde que o ex-bispo fez seu juramento presidencial em agosto do ano passado. Os novos integrantes da cúpula militar são o general Bartolomé Pineda, do Exército); o general Hugo Aranda, da Aeronáutica, além do contra-almirante Egberto Orué, da Marinha fluvial.

Lugo negou categoricamente que o motivo para a posse da nova cúpula seja o temor de um hipotético golpe de Estado. Diversos setores políticos em Assunção, capital paraguaia, consideram que Lugo alterou - mais uma vez - a cúpula militar com o intuito de distrair a atenção da opinião pública das fortes pressões que sofre a oposição - que domina o Parlamento.

A oposição também acusa assessores de Lugo de envolvimento em casos de corrupção. Além disso, a oposição considera Lugo "incapaz" para reduzir a criminalidade.


PUBLICIDADE


Segundo o general (de reserva) Bernardino Soto Estigarribia, Lugo aplicou um duro golpe aos militares paraguaios com a quarta mudança da cúpula das forças armadas. "Não dá para mudar os comandantes toda hora. Os oficiais merecem respeito!", afirmou o general, que é pré-candidato do Partido Colorado às eleições presidenciais de 2013.

Na terça-feira Lugo alertou sobre a existência de "bolsões golpistas" em alguns quartéis. No entanto, no dia seguinte afirmou que considerava "impossível que as forças armadas façam um retrocesso histórico". Lugo afirmou que os rumores sobre um eventual levante, surgido no fim de semana, devia-se ao "desfile" de tanques do exército paraguaio que foram até a cidade de Dourados (MS), para serviços de manutenção.

Por trás da decisão de Lugo também estaria a reunião que chefes das forças armadas teriam tido com líderes da oposição. Coincidentemente, setores da oposição, nos últimos tempos, avaliam realizar um pedido de impeachment contra o presidente Lugo.

Segundo o historiador e cientista político Alfredo Boccia Paz, "não existe risco de golpe militar". Boccia Paz disse ao Estado por telefone que "não houve muita lógica nas várias mudanças da cúpula militar realizadas por Lugo. Na primeira até é compreensível, pois chegou ao poder e implementou uma renovação. Mas as três mudanças posteriores não possuem explicação. Políticos indicam que Lugo pretenderia implementar uma profunda mudança da cúpula militar, para contar com oficiais mais afins com seu governo".

Boccia Paz sustenta que "as forças armadas estão debilitadas, e portanto, ninguém teme um golpe ou quartelaço". O cientista político recorda: "a última tentativa de golpe ocorreu no ano 2000. De lá para cá tivemos quase uma década inteira de calmaria militar. Uma tentativa de golpe não seria aceita pelo Mercosul".

Chavismo

O senador Juan Carlos Galaverna, do partido Colorado, de oposição, afirma que as mudanças são parte de um plano de Lugo para colocar em postos de comando militares que recebem dinheiro do presidente venezuelano Hugo Chávez. "Isto é parte da submissão aos desígnios chavistas!", alertou.

Militares sem líderes

Oscar Ayala Bogarín, diretor jornalístico do periódico "Última Hora", de Assunção, e autor do livro "Operação Gedeão", sobre a tentativa de golpe de Estado do general Lino Oviedo em 1996, disse ao Estado que as declarações de Lugo sobre "bolsões golpistas" foram uma "surpresa". Segundo Bogarín, em visita à Buenos Aires, "as forças armadas podem ser alvo de várias críticas. Mas, é preciso admitir que foi uma das instituições que mais se adaptou às mudanças democráticas, desde o fim da ditadura do general Alfredo Stroessner".

Segundo Bogarín, os militares atualmente, ao contrário dos tempos nos quais o general Oviedo era figura de peso, "não conta com líderes fortes", além de carecer de unidades militares com poder de fogo.

Lugo chegou ao poder por intermédio da coalizão de governo Aliança Patriótica para a Mudança (APC) - uma colcha de retalhos que reúne grupos de extrema esquerda, sem-terra, partidos conservadores e políticos de centro - após derrotar o Partido Colorado, que havia estado 61 anos no poder. Manter a coalizão unida foi uma tarefa árdua para o ex-monsenhor, que com frequência entra em rota de coalizão com seu vice, Federico Franco, do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), conservador.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques