Oposição diz que Vale-Cultura foi enviado com urgência para pegar lançamento do filme de Lula 11/11/2009
- Márcio Falcão e Gabriela Guerreiro - Folha Online
O lÃder do PSDB, Arthur VirgÃlio (AM), reforçou as crÃticas e disse que o projeto tem problemas estruturais. "Eu vejo um contraste significativo nesse projeto. É curioso e falar em bolsa cultura e taxarem 1% cada livro no paÃs em que se lê pouco. É no mÃnimo contraditório", afirmou.
Segundo produtores, serão realizadas exibições especiais para comunidades pobres de grandes cidades e localidades da zona rural onde não há cinemas.
A organização do Festival de BrasÃlia do Cinema Brasileiro confirmou ontem que o filme será exibido na abertura, marcada para o próximo dia 17.
São esperados 20 milhões de espectadores. A distribuidora do filme fez um acordo com sindicatos para vender ingressos antecipados entre 20 de novembro e 30 de dezembro a preços populares -- R$ 5 o ingresso.
Mudanças
O parecer de Ideli que será votado na CAE retoma o texto original encaminhado pelo Palácio do Planalto. A senadora rejeitou todas as emendas apresentadas, inclusive a que estabelecia o pagamento integral do Vale-Cultura aos aposentados -- a Câmara dos Deputados incluiu no texto um benefÃcio de R$ 30 para os trabalhadores inativos.
Com as mudanças, o projeto volta para análise da Câmara antes de ser sancionado pelo presidente Lula.