capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.922.177 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.

DE ÚLTIMA!

Passagem do presidente do Irã provoca protestos em Brasília
23/11/2009 - Folha Online com agências Reuters e EFE

Manifestantes favoráveis e contrários à visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, a Brasília tomaram a frente do Palácio do Itamaraty nesta segunda-feira, durante reunião entre o iraniano e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Houve um pequeno tumulto entre os cerca de cem manifestantes, contidos pelos funcionários da Presidência da República. É a primeira visita de um presidente iraniano ao Brasil em cerca 50 anos.

Depois da chegada do polêmico Ahmadinejad, a polícia reforçou a segurança na região, inclusive com a presença da cavalaria.

O grupo contrário à presença do presidente iraniano questiona as posições de Ahmadinejad contra os direitos dos homossexuais e das mulheres e sua rejeição ao Holocausto e a Israel. Eles portavam faixas com dizeres como "negar o Holocausto é crime" e "você acha que o programa nuclear é para fins pacíficos?".


PUBLICIDADE


Os favoráveis, em menor número, demonstraram apoio à política externa brasileira, contra o imperialismo e o sionismo.

Antes de receber o presidente iraniano, Lula aproveitou hoje seu programa de rádio semanal para defender a visita de Ahmadinejad das fortes críticas que surgiram em diferentes setores da sociedade brasileira e, em particular, na comunidade judaica que reside no país. Conforme Lula, "há uma série de países que não conversam com o Irã, mas não serve de nada deixar o Irã isolado", pois é uma peça importante no conflito do Oriente Médio.

Nos últimos dez dias, Lula recebeu outros dois importantes nomes da região, o presidente de Israel, Shimon Peres, e o da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas.

Lula anunciou que, após as visitas desses três presidentes, decidiu que em março do próximo ano viajará a Israel, Jordânia e territórios palestinos, para pôr a "capacidade de conversa que o Brasil tem atualmente" a serviço do processo de paz.

Agenda

O iraniano chegou hoje a Brasília por volta das 9h, procedente do Senegal. Após a reunião reservada com Lula, os dois líderes seguem para encontro com empresários de ambos os países.

Segundo o Itamaraty, Ahmadinejad irá visitar o Congresso às 16h e dará palestra na Iesb (Instituto de Educação Superior de Brasília). Às 19h, participa de uma coletiva de imprensa. Segundo o ministério, Ahmadinejad será recebido por Lula e pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, acompanhados de representantes do Grupo de Amizade Parlamentar Brasil-Irã.

Na reunião entre os dois líderes, serão discutidos o intercâmbio econômico-comercial e investimentos, além de cooperação em biotecnologia e nanotecnologia, e nas áreas agrícola, energética e intercâmbio cultural. Os dois presidentes discutirão ainda temas da agenda internacional e assuntos referentes às suas respectivas regiões.

Segundo anteciparam fontes oficiais iranianas, Ahmadinejad quer discutir com Lula assuntos polêmicos como uma provável cooperação na área de energia nuclear e um futuro acordo de desobrigação de vistos para os cidadãos de ambos os países.

Ahmadinejad chega ao Brasil acompanhado pelo ministro de Relações Exteriores, Manoucher Mottaki, e do vice-ministro para a América Latina, Ali Reza Salari. Também veio ao país seu ministro de Minas e Indústrias, Ali Akbar Mehrabian. Vieram ainda membros do Parlamento iraniano e uma grande delegação de empresários que participará de um encontro empresarial Brasil-Irã. Ao lado de Ahmadinejad, veio ainda o embaixador brasileiro em Teerã, Antônio Luis Espínola Salgado.

Influência iraniana

Desde 2005, quando assumiu o poder, Ahmadinejad tenta estabelecer vínculos com líderes sul-americanos de esquerda e mantém relação próxima com Hugo Chávez. Depois do Brasil, o presidente iraniano completará sua viagem latino-americana de cinco dias com visitas a Bolívia e Venezuela, para depois retornar a Teerã com escalas no Senegal e em Gâmbia.

A influência do Irã entre venezuelanos e bolivianos preocupa o governo de Washington e seu aliado-chave no Oriente Médio, Israel, em meio a especulações de que Venezuela e Bolívia poderão fornecer urânio ao Irã para seu programa nuclear.

O Irã alega que suas atividades nucleares são exclusivamente civis, mas não consegue afastar as suspeitas em torno de sua suposta intenção de desenvolver um programa militar.

Lula deu o seu apoio ao programa de desenvolvimento de energia nuclear iraniano com fins pacíficos, enquanto busca para seu país, candidato a integrar o Conselho de Segurança das Nações Unidas, um papel de mediador no conflito do Oriente Médio. O presidente brasileiro, que há dez dias recebeu o presidente israelense Shimon Peres, se opõe às sanções contra o Irã devido ao programa nuclear de Teerã e defende o diálogo e a diplomacia.

Bolívia e Venezuela

Em sua visita à Bolívia, Ahmadinejad e o presidente Evo Morales realizarão uma reunião a portas fechadas e assinarão acordos bilaterais, segundo adiantou o governo de La Paz. A Venezuela deve dar uma recepção calorosa a Ahmadinejad devido à sua amizade com Chávez. Os dois já se encontraram em setembro deste ano em Teerã.

"A colaboração entre nações revolucionárias como Irã e Venezuela é neste momento necessária", disse Ahmadinejad em um comunicado divulgado na quarta-feira (18) passada. Venezuela e Irã mantêm uma estreita relação. A cooperação se estende aos âmbitos político, financeiro, de Defesa, industrial e tecnológico, entre outros.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques