capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.756.661 pageviews  

MT Cards Que tal mostrar a cara de Mato Grosso?

DE ÚLTIMA!

Pelo menos 100 sĂŁo detidos apĂłs preso polĂ­tico cubano morrer em greve de fome
25/02/2010 - Folha Online

Ao menos cem dissidentes cubanos foram detidos temporariamente pelas forças de segurança do governo, depois da morte do preso político Orlando Zapata Tamayo, enterrado nesta quinta-feira, denunciou a Comissão de Direitos Humanos. A maioria dos presos foi liberada.

"As detençÔes ocorreram em todo o país, em delegacias e através de prisÔes domiciliares extrajudiciais", disse o opositor Elizardo Sånchez.

"A maioria jå foi liberada, mas precisamos verificar", acrescentou Sånchez, da Comissão Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN).


PUBLICIDADE


Sånchez destacou que as detençÔes foram feitas "sob ameaça de prisão formal" e ocorreram "principalmente no leste da ilha, sobretudo em Holguín", onde fica a aldeia de Banes, onde nasceu Tamayo, a 850 quilÎmetros a leste de Havana.

De acordo com Sanchéz, as autoridades "demoraram no traslado do corpo" a Banes para que os familiares fossem obrigados a "enterrå-lo em duas horas".

"A famĂ­lia se opĂŽs com veemĂȘncia e eles foram obrigados a ceder", afirmou.

Enterro

Tamayo, que morreu na terça-feira (23) após greve de fome de dois meses e meio, foi sepultado hoje em Banes, 850 quilÎmetros ao leste de Havana, sob intensa vigilùncia de agentes de segurança, informou a mãe do dissidente político, Rosa Tamayo.

"Acabamos de sepultĂĄ-lo, muitos irmĂŁos (dissidentes) me acompanharam, mas fomos reprimidos atĂ© o Ășltimo instante do percurso", disse Rosa, 60, por telefone da localidade, na ProvĂ­ncia oriental de HolguĂ­n.

Acompanhada de dezenas de opositores, Tamayo, encabeçou o cortejo em um percurso de poucos quilĂŽmetros da casa atĂ© o cemitĂ©rio. "QuerĂ­amos carregar meu filho nos braços, mas nĂŁo pudemos, o levamos de minha casa ao cemitĂ©rio no carro fĂșnebre", contou.

O presidente cubano, RaĂșl Castro, lamentou a morte, mas desagradou a comunidade internacional ao negar a prĂĄtica de torturas em Cuba. Ele responsabilizou o governo dos Estados Unidos, o qual acusou de financiar a oposição com US$ 50 milhĂ”es anuais.

"A morte de meu filho tem que me dar muita força. Eu nĂŁo aceito mensagem de condolĂȘncias de RaĂșl Castro, porque eles mataram meu filho", disse Tamayo, que tinha casa vigiada por dezenas de agentes de segurança.

Morte

Segundo vĂĄrias fontes consultadas pela agĂȘncia de notĂ­cias Efe, Zapata Tamayo --que pedia para ser tratado como "'prisioneiro de consciĂȘncia"-- morreu por volta das 15h30 (17h30 de BrasĂ­lia) no hospital Amejeiras, para onde havia sido encaminhado na noite desta terça-feira.

Ele fazia parte do grupo de 75 dissidentes condenados em 2003 a penas de atĂ© 28 anos de prisĂŁo. O opositor tinha sido levado da prisĂŁo de CamagĂŒey a um hospital de detentos de Havana em 16 de fevereiro, devido Ă  gravidade de seu estado de saĂșde.

Para Elizardo SĂĄnchez, da ComissĂŁo Cubana de Direitos Humanos e Reconciliação Nacional (CCDHRN), a morte do preso polĂ­tico Ă© uma "pĂ©ssima notĂ­cia para todo o movimento cubano de direitos humanos e tambĂ©m para o governo". Para ele, a morte terĂĄ "graves consequĂȘncias" porque ele era um dissidente "adotado pela Anistia Internacional (AI)'.

Cerca de 50 dissidentes presos ou com "licença penal" por razĂ”es de saĂșde, pediram a Lula, por meio de uma carta, que interceda por a favor de suas liberdades quando se encontrar com os irmĂŁos Castro.

Para os presos, Lula "seria um magnĂ­fico interlocutor" para se obter do governo cubano "as reformas econĂŽmicas, polĂ­ticas e sociais urgentemente requeridas" na ilha.

Lula

Durante visita a Havana, o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva lamentou a morte do dissidente. "Lamento profundamente que uma pessoa tenha morrido por greve de fome", disse Lula Ă  agĂȘncia de notĂ­cias France Presse quando ia do hotel para o PalĂĄcio da Revolução, para se reunir com o presidente cubano, RaĂșl Castro.

Ele disse não ter recebido nenhuma carta pedindo sua intervenção na libertação de presos políticos cubanos, e lamentou a versão de que obteve uma "carta impressa" neste sentido.

"Se as pessoas se dirigissem Ă  embaixada brasileira [...], se tentassem entrar em contato comigo, jamais deixaria de atendĂȘ-las. O que nĂŁo posso Ă© chegar a um paĂ­s e me reunir com um grupo de pessoas que disseram que falaram comigo quando nĂŁo falaram", afirmou o presidente brasileiro.

"A solidariedade faz parte da minha vida e nunca deixo de tratar destes assuntos", disse.

A delegação brasileira distribuiu fotos nas quais Lula, Fidel e RaĂșl Castro aparecem no jardim da casa oficial, com piscina.

Os jornalistas estrangeiros que trabalham em Cuba nĂŁo foram autorizados a cobrir a visita de Lula, exceto pela chegada dele ao aeroporto.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimÎnio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indĂ­genas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denĂșncia contra Lula no caso do triplex do GuarujĂĄ
05/12/2021 - Fiscalização flagra infraçÔes em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infraçÔes em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - MinistĂ©rio diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a RĂșssia neste mĂȘs
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupaçÔes de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas Ă  falĂȘncia; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxĂ­lio financeiro para ĂłrfĂŁos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques