capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.746.691 pageviews  

Críticas Construtivas Se todo governante quer, por quê não?!!!

DE ÚLTIMA!

Justiça aceita denúncia e decreta prisão de Mizael e vigia por morte de Mércia
03/08/2010 - Folha Online

A Justiça de Guarulhos (Grande São Paulo) aceitou nesta terça-feira a denúncia (acusação formal) do Ministério Público contra Mizael Bispo de Souza, ex-namorado da advogada Mércia Nakashima, e do vigia Evandro Bezerra da Silva. Os dois são acusados de matar Mércia, e agora são réus no processo.

O carro da advogada foi encontrado no dia 10 de junho em uma represa em Nazaré Paulista (64 km de SP), após indicação de um homem que viu o veículo ser empurrado enquanto pescava. No dia seguinte seu corpo foi encontrado no mesmo local, após ela ter ficado desaparecida por 17 dias.

O juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano decretou a prisão preventiva dos dois acusados. Segundo a decisão, "é imperativa a decretação de prisão preventiva aos agentes que cometem crime de homicídio qualificado." O juiz não acolheu a acusação contra Mizael e Silva por ocultação de cadáver, pois entendeu que "a intenção de jogar a vítima na represa não era de ocultar o cadáver, e, sim, de consumar" o assassinato.


PUBLICIDADE


Mizael foi acusado de homicídio triplamente qualificado, mas desde o início das investigações nega qualquer envolvimento com o crime. O vigia, acusado pela polícia de ajudar Mizael, foi denunciado por homicídio duplamente qualificado. Silva chegou a falar, em depoimento à polícia, que combinou de ir buscar Mizael na represa de Nazaré Paulista no dia 23 de maio -- data de desaparecimento de Mércia --, mas depois mudou a versão e negou envolvimento com o crime.

As três qualificadoras do homicídio, para o promotor, são: motivo torpe e "repugnante"; crueldade (além de ter sido baleada, a perícia identificou que Mércia foi agredida por um instrumento contundente não identificado); e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A acusação contra Silva não cita o motivo torpe. "Mizael é portador de personalidade violenta e desequilibrada", diz Antunes, na denúncia. "Trata-se de um crime hediondo, premeditado, com requintes de crueldade e extrema frieza em seu cometimento", afirmou o juiz.

O juiz também pediu que a polícia faça "com urgência" as diligências pedidas pelo Ministério Público. Entre elas estão a conclusão dos laudos periciais, a reconstituição do crime e a investigação de Altair Bispo de Souza, irmão de Mizael.

"Existem provas irrefutáveis nos autos de que alguém tentou apagar os vestígios do crime, seja arremessando o veículo na represa, até mesmo desaparecendo com o chip do telefone da vítima, notadamente com o único intuito de prejudicar as investigações e obter a impunidade", afirmou o juiz na decisão. Os advogados dos acusados tem 10 dias para apresentar a defesa.

INQUÉRITO

Na semana passada, o delegado Antônio Olim, responsável pela investigação, concluiu o inquérito do caso. "Tem muita prova aqui que incrimina o senhor Mizael e o senhor Evandro. Para mim as investigações estão encerradas", disse na ocasião.

Segundo a polícia, Mizael e Evandro se falaram 16 vezes no dia 23 de maio. A primeira ligação foi às 10h04 e, em seguida, Evandro e Mizael se encontraram perto da estrada que liga Guarulhos a Nazaré Paulista.

O celular de Evandro e o rastreador do carro de Mizael mostram que eles ficaram por meia hora naquele lugar. Os dois voltaram a se falar --por um telefone que não foi apresentado à polícia-- por mais 15 vezes até o horário em que Mércia desapareceu. Para a polícia, os telefonemas colocam os suspeitos no local do crime.

DEPOIMENTOS

Silva foi preso em Sergipe no dia 9 e transferido para São Paulo. Em um primeiro depoimento, à polícia sergipana, o vigia negou qualquer envolvimento no crime, mas mudou a versão posteriormente, acusando o ex-namorado de Mércia. Ele disse que combinou com Mizael de buscá-lo na represa no dia do desaparecimento. Para a polícia, Silva e Souza criaram uma armadilha para Mércia.

"No calor da apresentação na delegacia, o Evandro disse o que ele quis. Só que ao mostrar as evidências ou ele negaria ou ele tentaria adequar a versão para minimizar a participação dele, como ele fez. Ele disse que não matou a Mércia, apenas socorreu o amigo que estava sozinho na beira da represa", afirmou o diretor do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) de São Paulo, Marco Antônio Desgualdo.

A prisão de Mizael já havia sido decretada no último dia 10. No entanto, ele não se entregou e no dia 14 a Justiça revogou a prisão.

Na semana passada, a Justiça negou pedido de liberdade em favor de Silva. O advogado José Carlos da Silva argumentou que seu cliente estava preso sem fundamentação legal, mas o Tribunal de Justiça de São Paulo não concedeu liminar (decisão provisória) liberando o suspeito.

Versão da polícia para o crime (23 de maio)

11h45: Evandro e Mizael se encontram em uma feira, onde Evandro faz trabalhos eventuais, na avenida Monte Alegre km 34 (estrada Guarulhos-Nazaré Paulista)

12h26: Mizael chega em sua casa na rua Toshio Uenishi, em Guarulhos (Grande SP)

16h30: Mizael sai de sua casa

16h52: Chega na avenida Mancabal, onde fica o posto de gasolina onde trabalha Evandro. Sai do posto às 17h

17h17: Mizael passa pela rua Canguçu de onde é possível ver a casa da avó de Mércia

18h02: Mizael volta para sua casa

18h05: Mizael sai da sua casa e vai para o posto de gasolina. De lá, Evandro e Mizael saem juntos, cada um em seu carro, e vão para a avenida Perimetral, no estacionamento do Hospital Geral de Guarulhos

18h42: Mizael estaciona o carro em frente ao hospital, entra no carro de Evandro e dirige até a frente da casa do pai de Mércia, onde deixa o Evandro para não chamar a atenção. Ele fica 30 minutos rodando com o carro de Evandro (que não tem rastreador). Evandro diz não saber para onde Mizael foi, mas nesse período recebe uma ligação de Mizael. Mizael retorna para frente da casa do pai de Mércia, pega Evandro e volta para o estacionamento, onde Mizael teria dito ao Evandro para pegá-lo às 21h na represa de Nazaré Paulista

Para a polícia, Mércia provavelmente passou para pegar Mizael em frente ao hospital e ele entrou no carro dela. Evandro pode ter seguido os dois.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques