capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.749.527 pageviews  

Curto&Grosso O que ainda será manchete

DE ÚLTIMA!

Lula deve manter Battisti no País e poupar sucessor
28/10/2010 - João Domingos - O Estado de S.Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai decidir o futuro do ex-ativista italiano de esquerda Cesare Battisti antes da posse do seu sucessor, em 1.º de janeiro. Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália, sob acusação de ter cometido quatro assassinatos nos anos 1970.

De acordo com informações de bastidor do Palácio do Planalto, com a decisão, que tende a ser pela manutenção de Battisti no Brasil, Lula evitará constranger o futuro presidente com uma decisão que deveria ser sua e que não foi tomada mesmo estando autorizado a fazê-la há quase um ano.

Em novembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a extradição de Battisti à Itália, depois de insistentes pedidos e até de recursos à corte por parte do governo daquele país. A decisão se deu por 5 votos a 4. Mas os ministros acrescentaram, na decisão, que a palavra final caberia ao presidente da República.


PUBLICIDADE


Desde então, Lula tem ignorado o problema. Agora, conforme auxiliares, ele quer limpar de situações constrangedoras ou polêmicas o terreno do próximo presidente, para que o eleito - seja Dilma Rousseff ou José Serra - não tenha de perder o tempo do início do governo resolvendo pendências que pertenciam ao governo passado.

Na decisão que tomou em novembro, o STF concluiu que o refúgio concedido ao italiano pelo então ministro da Justiça, Tarso Genro, foi irregular. Battisti está preso na Penitenciária de Brasília desde 8 de março de 2007, acusado de portar documentos falsos.

Os advogados de Battisti acreditam que, se Lula conceder o asilo, no mesmo ato deverá definir a situação jurídica do refugiado. Nesse caso, dando-lhe a liberdade e estabelecendo as regras que ditam a vida de uma pessoa nessas condições: evitar participar de atividade política e não se envolver em questões que possam afetar as relações diplomáticas entre Brasil e Itália.

Ainda conforme informações do Planalto, a recusa na deportação confirmaria uma tradição brasileira, de conceder o asilo político. Há, ainda, a informação de que o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, teria dito a Lula que não se importa com a decisão a ser tomada, mesmo que seja a de manter Battisti em solo brasileiro.

Outro fato que deverá influenciar a decisão de Lula - caso ele opte mesmo por manter Battisti no Brasil - é o entendimento do Supremo de que, apesar de condenado à prisão perpétua, a Itália não poderá manter o ex-ativista preso por tempo superior a 30 anos, pena máxima prevista pela legislação brasileira.

Essa poderá ser a principal saída para Lula do ponto de vista jurídico. O tratado bilateral de extradição assinado entre Brasil e Itália, em 1989, estabelece que a autoridade de cada um dos países não pode se recusar a entregar as pessoas "que sejam procuradas pelas autoridades judiciárias da parte requerente".

Na Itália, o ex-ativista, membro do grupo Proletários Armados para o Comunismo, foi condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos cometidos no final da década de 1970. Battisti sempre negou envolvimento com os crimes.

PARA LEMBRAR

O ativista italiano Cesare Battisti é acusado de 4 assassinatos na Itália, de onde fugiu em 1981. Em 2004 ele chegou ao Brasil. Foi preso em 2007 no Rio por falsificação de documentos. No mesmo ano, a Itália pediu sua extradição. O ministro da Justiça concedeu refúgio ao italiano, mas o caso foi para o STF que autorizou a extradição, mas deixou a decisão final para o presidente Lula.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques