capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 12/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.896.761 pageviews  

O Outro Lado Porque tudo tem dois, menos a esfera.

DE ÚLTIMA!

Governador de oposição a Evo Morales é suspenso por nova "Lei de Autonomias"
16/12/2010 - Ansa

O governador do Departamento (Estado) de Tarija, no sul da Bolívia, Mario Cossío, foi suspenso nesta quinta-feira pela Assembleia Legislativa Departamental com base na Lei de Autonomias e Descentralização, criada pelo presidente e seu opositor.

Após 12 horas de debate, os parlamentares governistas conseguiram aprovar, por volta de meia-noite de ontem (15), a suspensão do governador, elegendo em seu lugar o deputado Lino Condori, do Movimento ao Socialismo (MAS), o mesmo partido de Morales.

Cossío, do grupo político Caminho à Mudança (CC, na sigla em espanhol), foi reeleito ao governo de Tarija em dezembro, assim como os chefes departamentais de Santa Cruz, Rubén Costas, e de Beni, Ernesto Suárez, que formam o grupo de líderes políticos regionais de oposição ao governo federal.


PUBLICIDADE


Sua suspensão foi aprovada com o respaldo de 18 dos 29 parlamentares. Assim que saiu o resultado, Cossío se declarou em greve de fome junto com duas de suas filhas e alguns militantes de seu grupo, que também anunciaram uma paralisação de 48 horas para protestar contra o que consideraram uma "violação da democracia e da vontade do povo".

Na praça principal da cidade de Tarija, capital do departamento, a 780 quilômetros ao sul de La Paz, seguidores de Cossío e membros do MAS que esperavam a decisão da assembleia chegaram a trocar insultos, mas a polícia interveio a tempo para evitar um confronto físico. Na manhã de hoje, apoiadores do governador ficaram em frente ao edifício do governo como forma de protesto.

SUSPENSÃO INÉDITA

Cossío é a primeira autoridade departamental que sofre suspensão com base na Lei de Autonomias, segundo a qual os governadores e outras autoridades eleitas "poderão ser suspensas de forma temporária quando se ordene contra si uma acusação formal".

O governador foi acusado de descumprir com seus deveres quando foi prefeito de Tarija e de ter uma conduta antieconômica por não executar um boleto de garantia de 1,3 milhões de bolivianos -- equivalente a cerca de R$ 305 mil -- de uma construtora que aparentemente descumpriu um contrato.

Ele deve responder ao Ministério Público boliviano também por danos lesivos ao Estado e tem quatro meses para provar sua inocência para poder voltar ao governo do departamento, segundo informou a Agência Boliviana de Informação (ABI).

Um dos irmãos de Cossío também foi processado e responderá a uma acusação de tráfico de influência por supostamente ter se beneficiado de um contrato de serviço com preços altos concedido pelo governo departamental.

A suspensão ocorre ao mesmo tempo em que se abre um processo semelhante contra o prefeito de La Paz, Luis Revilla, também opositor de Morales, acusado pela Procuradoria de não prestar contas sobre os gastos de representação quando foi presidente do conselho municipal.

Há um mês, outros dois políticos opositores do mandatário boliviano foram suspensos de seus cargos: René Joaquino, prefeito de Potosí e ex-candidato à Presidência, que foi reeleito em abril, e Jaime Barrón, prefeito de Sucre, capital oficial da Bolívia.

O governador de Beni, que enfrenta um julgamento semelhante, assim como o de Santa Cruz, declarou que após a suspensão de Cossío "o governo [federal] se prepara para fazer o mesmo comigo".

A Lei de Autonomias, aprovada dentro do plano de reforma constitucional da Bolívia, é criticada pela oposição por possibilitar a destituição de autoridades eleitas antes delas serem condenadas judicialmente.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques