capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.740.327 pageviews  

O Outro Lado Porque tudo tem dois, menos a esfera.

DE ÚLTIMA!

Manifestantes lĂ­bios ateiam fogo a sede do governo em TrĂ­poli
21/02/2011 - AgĂȘncias Internacionais

Manifestantes antigoverno que pedem a queda do regime do ditador Muammar Gaddafi na Líbia atearam fogo à sede central do governo líbio e ao prédio que abriga o Ministério da Justiça na capital do país, Trípoli. A informação foi dada pelo jornalista líbio Nezar Ahmed à rede de televisão Al Jazeera no mesmo dia em que a ONG Human Rights Watch (HRW) denunciou que 233 pessoas jå morreram desde o início das manifestaçÔes populares.

Da capital lĂ­bia, Ahmed tambĂ©m assegurou que as forças de segurança praticamente se retiraram da cidade e que vĂĄrias delegacias e outros prĂ©dios pĂșblicos tambĂ©m foram saqueados ou incendiados.

"Praticamente nĂŁo hĂĄ forças da ordem. NĂŁo se sabe aonde foram. Esta situação favorece os rumores alarmantes", explicou o jornalista, que mencionou como um deles a possĂ­vel fuga de Gaddafi do paĂ­s e divergĂȘncias entre altos dirigentes do ExĂ©rcito e de outros corpos de segurança.


PUBLICIDADE


Segundo Ahmed, hĂĄ apenas um cordĂŁo policial em torno da sede da rede de televisĂŁo estatal Libya TV.

Testemunhas disseram Ă  agĂȘncia de notĂ­cias France Presse que o prĂ©dio que servia de sede para um canal de televisĂŁo e uma rĂĄdio pĂșblica foi saqueado ontem Ă  noite por manifestantes em TrĂ­poli.

"Um local que abrigava o canal Al-Jamahiriya 2 e a rådio Al-Shababia foi saqueado", afirmou uma testemunha, que pediu anonimato. A programação do canal e da emissora de rådio foi retomada nesta segunda-feira.

A Al-Jamahariya 2, segundo canal pĂșblico, e a rĂĄdio Al-Shababia foram criadas por um dos filhos de Gaddafi, Seif al Islam, em 2008, antes de serem nacionalizadas.

Confrontos entre manifestantes e forças de segurança se espalharam no domingo atĂ© a capital lĂ­bia. O filho de Gaddafi foi Ă  TV estatal para afirmar que seu pai continua no poder -- com apoio do ExĂ©rcito -- e que irĂĄ "lutar atĂ© o Ășltimo homem, a Ășltima mulher, a Ășltima bala".

Até mesmo durante o pronunciamento de Seif al Islam Gaddafi, na noite de domingo, confrontos foram registrados nas proximidades e na praça Verde, no centro de Trípoli, durando até a madrugada de segunda-feira, segundo testemunhas.

Elas informaram que atiradores abriram fogo contra a multidão que tentava assumir o controle da praça, e partidårios de Gaddafi passavam pelo local em veículos a altas velocidades, atirando e indo para cima dos manifestantes.

Os protestos e a violĂȘncia foram os mais fortes atĂ© agora na capital, um sinal de que a revolta estĂĄ se espalhando apĂłs seis dias de demonstraçÔes anti-Gaddafi em cidades do leste do paĂ­s.

Na segunda maior cidade da Líbia, Benghazi, manifestantes tinham assumido, na manhã desta segunda-feira, as ruas depois de dias de confrontos sangrentos e invadiam os escritórios das forças de segurança, saqueando armas.

Um avião da Turkish Airlines que tentava aterrissar em Benghazi foi forçado a sobrevoar o aeroporto e retornar a Istambul.

Os manifestantes em Benghazi tiraram a bandeira líbia que ficava no prédio do principal tribunal da cidade e, em seu lugar, colocaram a bandeira da antiga monarquia do país, derrubada em 1969 em um golpe militar que levou Gaddafi ao poder.

A LĂ­bia tem sido palco da mais sangrenta repressĂŁo na onda de protestos que atingiu diversos paĂ­ses ĂĄrabes e que derrubou os ditadores do Egito e da TunĂ­sia.

PRONUNCIAMENTO

Apesar dos sinais de que os protestos antirregime estĂŁo se espalhando, o filho de Gaddafi afirmou na TV, na noite de domingo, que seu pai irĂĄ prevalecer. "NĂŁo somos a TunĂ­sia e o Egito", afirmou Seif al Islam. "Muammar Gaddafi, nosso lĂ­der, estĂĄ liderando a batalha em TrĂ­poli e nĂłs estamos com ele."

"As forças armadas estĂŁo com ele. Dezenas de milhares estĂŁo estĂŁo vindo para cĂĄ para estar com ele. Iremos lutar atĂ© o Ășltimo homem, a Ășltima mulher, a Ășltima bala", disse ele em um muitas vezes confuso discurso de que quase 40 minutos.

O filho do lĂ­der lĂ­bio prometeu ainda "reformas polĂ­ticas significativas" --mesmo criticando os manifestantes antirregime-- e admitiu que a polĂ­cia e o ExĂ©rcito cometeram "erros" na repressĂŁo aos protestos, mas disse que o nĂșmero total de mortes Ă© muito menor do que o que tem sido divulgado.

Seif al Islam Ă© frequentemente apresentado como a face do regime de reforma. Muitos dos filhos de Gaddafi tĂȘm posiçÔes de poder no governo e, nos Ășltimos anos, tĂȘm competido por influĂȘncia.

O filho mais novo de Seif, Mutassim, Ă© o conselheiro para segurança nacional, com um impostante papel entre os militares e forças de segurança. Outro filho, Khamis, lidera a 32ÂȘ brigada do ExĂ©rcito que, segundo diplomatas dos Estados Unidos, Ă© a força mais bem treinada e melhor equipada.

PaĂ­ses ocidentais expressaram preocupação com o aumento da violĂȘncia contra manifestantes antigoverno na LĂ­bia.

O chanceler britùnico, William Hague, disse ter conversado com Seif al Islam por telefone e que lhe disse que o país deve começar um "diålogo e a implementação de reformas".

GOLPE

A rebeliĂŁo dos lĂ­bios frustrados com os 42 anos de governo autoritĂĄrio de Gaddafi se espalhou para mais de meia dĂșzia de cidades no leste do paĂ­s.

Em um revez para o regime, a maior tribo líbia --a Warfla-- teria se virado contra o ditador e anunciado que irå se juntar aos protestos, segundo informou o exilado Fathi al Warfali, que vive na Suíça.

Embora tenha uma animosidade de longa data com Gaddafi, a tribo vinha se mantendo neutra nas Ășltimas duas dĂ©cadas.

O representante líbio da Liga Árabe anunciou que estava renunciando ao cargo para protestar contra a decisão do governo de atirar contra manifestantes em Benghazi.

A internet continua não funcionando no país e moradores não conseguem fazer ligaçÔes internacionais. Jornalistas também são impedidos de trabalhar livremente.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimÎnio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indĂ­genas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denĂșncia contra Lula no caso do triplex do GuarujĂĄ
05/12/2021 - Fiscalização flagra infraçÔes em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infraçÔes em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - MinistĂ©rio diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a RĂșssia neste mĂȘs
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupaçÔes de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas Ă  falĂȘncia; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxĂ­lio financeiro para ĂłrfĂŁos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques