capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 07/10/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.787.937 pageviews  

MT Cards Que tal mostrar a cara de Mato Grosso?

DE ÚLTIMA!

Valcke bate no governo para poupar Ricardo Teixeira
05/03/2012 - Jamil Chade - Agência Estado

Apesar das duras criticas dirigidas ao Brasil nos últimos dias, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, poupou Ricardo Teixeira e, com isso, levantou suspeitas dentro da própria entidade de que a ofensiva não passaria de uma espécie de retaliação contra o governo pela forma que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem sido alvo de investigações e acusações.

Segundo fontes na Fifa que não fazem parte do grupo de aliados de Valcke, por trás de declarações aparentemente explosivas está uma manobra política orquestrada para escancarar ao mundo a ineficiência das autoridades brasileiras. Em contrapartida, Teixeira, pivô de escândalos de suspeitas de corrupção no Brasil, é blindado das críticas lançadas pela Fifa.

"Teixeira teve o apoio de diferentes federações (estaduais brasileiras)'', declarou Valcke no fim de semana ao ser questionado sobre a posição da entidade em relação a seu interlocutor na preparação para a Copa. "Por enquanto, ele é o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local. Talvez tome uma decisão sobre seu futuro nos próximos dias. Mas minha principal preocupação é de que as coisas não estão se movendo rapidamente."


PUBLICIDADE


Na semana passada, Teixeira comandou uma assembleia na CBF e avisou aos presidentes de federações de que vai continuar no cargo. No entanto, são significativos os indícios de que irá licenciar-se do cargo brevemente, para cuidar de sua saúde - anda às voltas com uma diverticulite.

No sábado, Ricardo Teixeira foi um dos poucos, no Brasil, a não responder a Valcke com indignação. Ao contrário, apresentou-se como aquele que vai resolver os problemas. Em nota, garantiu que as obras da Copa serão concluídas e que Valcke pode ficar "tranquilo".

Se Teixeira é persona non grata entre o círculo de amigos do presidente da Fifa, Joseph Blatter, sua relação com o secretário-geral é de amizade. Em várias ocasiões, Valcke e Blatter já deram declarações desencontradas sobre a situação no Brasil. No ano passado, quando o presidente da entidade disse ao Estado que queria a abertura da Copa no Maracanã, Valcke reagiu irritado.

Para observadores na Fifa consultados agora pelo Estado, as declarações de Valcke - na sexta-feira disse que o Brasil precisava levar um "chute no traseiro" e começar a trabalhar efetivamente para viabilizar o Mundial e no sábado classificou a reação do governo federal como um "pouco pueril" - servem como um recado direto ao governo de que ele mantém seu apoio a Teixeira.

Grupo. Não foi por ofensa à pátria, portanto, que o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, agiu rapidamente para isolar o cartola francês. A decisão do governo de pedir o afastamento de Valcke das negociações com o Brasil também seria uma forma que o Palácio do Planalto encontrou para reduzir ainda mais o poder do grupo de apoio de Teixeira dentro da estrutura da Copa.

A presidente Dilma Rousseff já deixou claro que não recebe Teixeira. Agora, espera abafar seu principal aliado dentro da Fifa, o francês Jérôme Valcke.

Na Fifa essa opção dificilmente vingaria, pois todas as decisões passam por dois homens: Valcke e Blatter, que centralizam o poder. Blatter, porém, não tem qualquer interesse em passar seus dias negociando cada detalhe da organização de um Mundial, um trabalho que tradicionalmente é do secretário-geral.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques