capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.919.095 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.

DE ÚLTIMA!

Paciente espera há 30 dias para passar por cirurgia no coração em MT
27/06/2012 - G1-MT

"A importância dessa cirurgia é minha vida ou minha morte. Conforme meu estado clínico, posso até não conseguir terminar essa entrevista". A frase é do vendedor Márcio Rogério Adolfo Fagundes, de 37 anos, que sofre de insuficiência coronariana e está há mais de 30 dias internado à espera de uma cirurgia em Cuiabá. Ele cobra que o governo do estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá cumpram uma ordem judicial expedida no último dia 13 de junho para que ele possa ser submetido a uma cirurgia no coração. De acordo com o bolem médico do Hospital Santa Helena, Márcio Fagundes necessita de intervenção cirúrgica em caráter de urgência, caso contrário corre o risco de morrer.

O paciente reclama que não consegue entender o porquê da ordem judicial estar sendo desrespeitada pelo governo do estado. “A gente não consegue entender por que o estado está descumprindo uma liminar judicial. A vida do cidadão que trabalha e paga impostos não está valendo mais nada. Agora fica a dúvida, até onde vai o poder de um juiz hoje?”, indagou.

A mãe de Márcio, Elza Fagundes, apela para que as autoridades cumpram a determinação para realizar a operação no filho e salvá-lo, antes que seja tarde demais. “Posso perder meu filho a qualquer momento. Estou pedindo, pelo amor de Deus, que alguém tenha piedade e salve meu filho. O médico já avisou que ele precisa fazer essa cirurgia, senão vamos perdê-lo", explicou.


PUBLICIDADE


Já o pai de Márcio, Carlos Roberto Cheise, muito abatido com o sofrimento do filho, contou que não aguenta mais procurar as autoridades de Mato Grosso. Segundo ele, já bateu à porta de todos os hospitais com a ordem judicial em mãos, mas o estado não quer arcar com as despesas da operação. “Meu filho está morrendo e as pessoas estão brincando com a vida dele. Eles não querem cumprir uma ordem legal. Isso é um absurdo. Já perdi a fé nas leis brasileiras”, reclamou o pai do paciente.

De acordo com o processo N°420/2012 da Quinta Vara Especializada da Fazenda Pública, a ordem judicial foi expedida no último dia 13 de junho pelo juiz Roberto Teixeira Seror. Conforme a liminar, o estado de Mato Grosso e o município de Cuiabá já foram intimados no dia 18 de junho, e caso a coordenação do Regional do Estadual do SUS e/ou Gestor Único de Saúde, no âmbito estadual, descumprisse a ordem judicial, a multa diária seria de R$ 5 mil.

No entanto, a Defensoria Pública de Mato Grosso já pediu que o estado e o município providenciem urgentemente a transferência do paciente para uma unidade de saúde que possa realizar a operação. “Vamos requerer em caráter de urgência a transferência do paciente para ele realizar a cirurgia no hospital. Caso o estado ou município descumpram a decisão proferida pela justiça, vamos pedir o bloqueio da verba pública”, ressaltou a defensora pública Kelly Cristina Veras Monteiro.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o estado transfere mais de R$ 3 milhões para o município de Cuiabá, que tem a responsabilidade, segundo a SES, de realizar as cirurgias de alta complexidade nos casos de urgência. Deste modo, cabe à Secretaria, após esse repasse, cobrar através da Central Estadual de Regulação do município de Cuiabá que providencie as cirurgias.

O secretário adjunto da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Corrêa, afirmou ao G1 que já entrou em contato com a equipe médica de um hospital particular da capital, que será responsável pela operação do paciente. Segundo ele, Márcio está em condições de esperar até o final da semana para ser operado. “Já conversei com o médico responsável pelo caso do Márcio Fagundes. Na próxima segunda-feira (02), pela manhã, ele será operado, pois alguns leitos já foram liberados na unidade de saúde”, afirmou o adjunto.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques