capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.919.364 pageviews  

Guia Oficial do Puxa-Saco Pra quem adora release...

DE ÚLTIMA!

Ministério Público apura suspeita de direcionamento em obra da Copa em MT
18/08/2012 - Rodrigo Vargas - Folha de S.Paulo

Os ministérios públicos Estadual e Federal de Mato Grosso decidiram abrir investigação para apurar a denúncia de suposto direcionamento, mediante propina, do resultado da licitação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Cuiabá, principal obra de mobilidade urbana prevista no município para a Copa de 2014.

A suspeita de favorecimento foi reforçada pela revelação de que um anúncio cifrado, publicado nos classificados de um jornal da cidade, antecipou em cerca de um mês o resultado da concorrência, feita nos moldes do RDC (Regime Diferenciado de Contratação), que flexibilizou normas de concorrências públicas no país.

Reportagem publicada ontem pelo portal UOL, que pertence ao Grupo Folha, que publica a Folha e o "Agora", traz cópia do anúncio, além de gravações de conversas mantidas desde o ano passado com Rowles Magalhães Pereira da Silva, um assessor comissionado do gabinete do vice-governador do Estado, Chico Daltro (PSD).


PUBLICIDADE


Segundo a versão apresentada pelo servidor, o consórcio vencedor da concorrência (liderado pelas empresas C.R. Almeida, Santa Bárbara e CAF Brasil) pagou R$ 80 milhões a integrantes do governo estadual para assumir a obra, cujo orçamento é de R$ 1,47 bilhão.

A Promotoria informou que irá apurar possíveis atos de improbidade administrativa e direcionamento de licitação. O anúncio nos classificados foi publicado antes mesmo que fossem revelados os grupos e empresas concorrentes.

Na manhã desta sexta-feira (17), o governador Silval Barbosa (PMDB) prometeu "mandar apurar" as denúncias. "Lógico que eu não vou ficar omisso diante de tantas denúncias, vou mandar apurar todas, como tenho feito com todas que chegam até a minha mesa", afirmou.

Barbosa negou direcionamento na licitação do VLT e queixou-se das "pedras colocadas no caminho" da obra. "Este processo foi transparente. Esta é uma obra que exige complexidade e tem prazo. Todos os dias tem um questionamento aqui ou ali."

Sobre a antecipação do resultado, o governador citou outras denúncias formuladas à época da licitação e que apontavam resultados diversos. "Denúncia é apenas denúncia. O importante é apurar e isso nós vamos fazer", disse.

Barbosa questionou ainda o caso da suposta fraude que levou recentemente ao afastamento cautelar de duas servidoras do Ministério das Cidades. Segundo o Ministério Público Federal, um parecer contrário ao VLT foi substituído irregularmente por outro, favorável ao modal.

"Neste caso, tentaram confundir, através da mídia nacional, dizendo que era um superfaturamento, que havia indícios de irregularidades. Perdemos três meses com isso", reclamou Barbosa.

Sobre o servidor comissionado que falou ao UOL, Barbosa não quis adiantar sua opinião. "Ele está lotado com o vice-governador e eu vou conversar com ele porque isso para mim foi muito novo. Ninguém fala nesta obra em nome do governo."

Recentemente, a obra do VLT de Cuiabá chegou a ser suspensa por dez dias em razão de liminar concedida pela Justiça Federal em uma ação que contesta a legalidade da opção pelo RDC e a viabilidade da opção para Cuiabá. A suspensão foi cassada nesta quinta-feira (16).

Por meio de sua assessoria, o consórcio VLT Cuiabá disse que não irá comentar a denúncia. Em nota ao portal UOL, a CR. Almeida qualificou as afirmações sobre propina como "inverídicas e destituídas de qualquer fundamento".

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques