capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.918.306 pageviews  

Curto&Grosso O que ainda serĂĄ manchete

DE ÚLTIMA!

Para ganhar cargo, Vieira alegava que Anac era muito tucana
30/11/2012 - Ana Clara Costa - Veja Online

O contato do ex-diretor da AgĂȘncia Nacional de Aviação Civil (Anac) Rubens Vieira com Rosemary NĂłvoa de Noronha, a Rose, ex-chefe de gabinete da PresidĂȘncia da RepĂșblica em SĂŁo Paulo, ganhou mais força no inĂ­cio de 2009.

AtĂ© entĂŁo, a ‘protegida’ de Lula tinha um contato mais constante com o irmĂŁo de Rubens, Paulo – tido como chefe da quadrilha de venda de pareceres de ĂłrgĂŁos pĂșblicos, e que tambĂ©m estĂĄ preso.

Rubens estreitou laços com Rose para que ela o ajudasse a conseguir o cargo de diretor da Anac. Para isso, passou quase um ano prestando-lhe favores, como o custeio e a reforma do restaurante que ela estava abrindo, o Yatai, em São Paulo, e o divórcio de seu atual marido, João Vasconcelos.


PUBLICIDADE


Em sua estratĂ©gia para pressionar a ex-chefe de gabinete, Rubens argumentava que na Anac havia “muitos” tucanos. Assim, ele, que se dizia petista, seria uma escolha melhor para alinhar o andamento da agĂȘncia aos interesses do governo.

Rubens Vieira era corregedor da agĂȘncia desde 2006, mas estava cobiçando a vaga de Ronaldo Seroa – diretor indicado pelo entĂŁo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e que, na Ă©poca, estava prestes a deixar o posto.

Segundo trechos do inquĂ©rito da Operação Porto Seguro, deflagrada pela PolĂ­cia Federal na Ășltima sexta-feira, ao qual VEJA teve acesso, Vieira encaminhou e-mail a Rose em janeiro de 2009, sete meses antes da saĂ­da de Seroa, descrevendo a si mesmo como o candidato ideal para a vaga de diretor.

Rose pediu seu currĂ­culo e alguns artigos publicados e ordenou que ele fosse a um evento onde o PR (sigla usada para se referir a Lula, o entĂŁo presidente da RepĂșblica) estaria.

“Vou te (sic) colocar na lista VIP, aĂ­ vocĂȘ vai cumprimentĂĄ-lo, para que ele se lembre de vocĂȘ”, escreveu ela.

Em fevereiro, Rubens escreveu a Paulo dizendo que a então ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff havia afirmado ao ministro Jobim sua intenção de indicar alguém para o lugar de Seroa.

“Tudo indica que Ă© desdobramento da nossa questĂŁo”, respondeu Paulo, lançando a hipĂłtese de que a vontade de Dilma era resultado do pedido feito a Rose.

No e-mail, Paulo indicou vårios cenårios que ilustrariam a atitude da atual presidente. E, pensando mais além, disse que precisavam preparar a defesa de Rubens para a hipótese de ele ser associado ao infeliz parecer que deu ao diretor Josef Barat, permitindo que viajasse às custas da TAM para os Estados Unidos.

“Precisamos estudar uma defesa, associar vocĂȘ ao PT (...), pois vocĂȘ nem filiado Ă©â€, escreveu.

Nos meses seguintes, a cada novidade sobre uma possível vaga na diretoria da Anac, Rubens escrevia ao irmão e a Rose – muitas vezes anexando reportagens que saíam na imprensa sobre assuntos envolvendo os diretores.

Sempre que podia, Rubens os apelidava de “tucanos”. Em abril, sem nenhuma resposta afirmativa de Rose sobre a indicação, escreveu a Paulo dizendo que Solange Vieira e o entĂŁo diretor da Anac – e atual presidente – Marcelo Guaranys iriam para Chile e AustrĂĄlia para visitar aeroportos. Depois, esticariam algumas semanas de fĂ©rias na Oceania, com suas respectivas famĂ­lias.

“Quem segura a Anac nesse perĂ­odo, acredite, Ă© o Waldin Rosa de Lima, um tucano. Ele foi o consultor financeiro da campanha do Geraldo Alckmin, atuando dentro da Nossa Caixa, onde tinha cargo de diretor”, escreveu. Em resposta, Paulo disse: “Mande isso para a Rose no e-mail do Hotmail”.

Vestir a carapuça de petista para conquistar a confiança de Rose foi uma estratĂ©gia temporĂĄria. Depois de ser nomeado diretor da Anac, as atitudes de Rubens na agĂȘncia tinham muito pouca, ou nenhuma, influĂȘncia petista – a nĂŁo ser o carĂĄter de ‘toma lĂĄ dĂĄ cá’ de suas interlocuçÔes com Rose.

Quando se tratava de convicçÔes econĂŽmicas, Rubens mostrava-se tĂŁo liberal quanto os que ele criticava. “Ele era atĂ© muito liberal e nĂŁo apreciava o intervencionismo”, conta uma fonte ligada ao diretor que nĂŁo quis ter seu nome citado.

“NĂŁo havia qualquer vestĂ­gio da ideologia petista nele, a nĂŁo ser a prĂłpria indicação do governo”, diz a fonte que trabalhou com Rubens na agĂȘncia.

Sem legado

Apesar dos amplos esforços para chegar Ă  diretoria, Vieira nĂŁo deixou legado que mereça lembranças. NĂŁo colecionou amigos, nem pilotou grandes projetos. “Ele sĂł participou da sessĂŁo do leilĂŁo do Aeroporto de SĂŁo Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, por mera burocracia e como executor. Nada naquele projeto de privatização teve as mĂŁos dele”, afirma um tĂ©cnico que participou do projeto.

Em um movimento inteligente, Vieira manteve grande parte dos tĂ©cnicos da diretoria de Infraestrutura da Anac oriundos da gestĂŁo anterior (do diretor Alexandre Barros) justamente por desconhecer a complexidade do ofĂ­cio. AlĂ©m disso, Vieira nĂŁo podia fazer contrataçÔes para cargos tĂ©cnicos sem que houvesse a assinatura do diretor-presidente da agĂȘncia. “NĂŁo Ă© que ele seja ignorante. Ele, em alguns momentos, se esforçava para contribuir da melhor forma. Mas estava longe de ter o preparo necessĂĄrio para assumir aquele cargo. NĂŁo tinha mĂ©rito tĂ©cnico”, lembra um alto funcionĂĄrio da Anac.

No gabinete, o diretor tinha função de revisor: ou seja, levava para a votação da diretoria colegiada os pareceres sobre o que estava sendo executado em sua ĂĄrea. Por vezes, quando conversava com tĂ©cnicos sobre trabalho, se mostrava aĂ©reo e desinteressado – como se nĂŁo tivesse tempo (e vontade) de ouvir sobre o que se passava na agĂȘncia. Dava a impressĂŁo, segundo pessoas prĂłximas, de estar voltado para outros temas. E, nĂŁo raramente, passava horas a fio em conversas no bate-papo MSN quando entravam em sua sala para conversar sobre assuntos tĂ©cnicos.

  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimÎnio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indĂ­genas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denĂșncia contra Lula no caso do triplex do GuarujĂĄ
05/12/2021 - Fiscalização flagra infraçÔes em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infraçÔes em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - MinistĂ©rio diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a RĂșssia neste mĂȘs
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupaçÔes de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas Ă  falĂȘncia; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxĂ­lio financeiro para ĂłrfĂŁos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques