capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 23/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.915.820 pageviews  

Tema Livre Só pra quem tem opinião. E “güenta” o tranco

DE ÚLTIMA!

Regulamento da Conmebol prevê até exclusão do Corinthians da Libertadores
21/02/2013 - Veja.com

Durante décadas, a Conmebol ficou conhecida por manter impunes casos graves de violência nos estádios, principalmente nas disputas da Copa Libertadores. No ano passado, porém, a confederação sul-americana prometeu mudar radicalmente, passando a combater de forma rigorosa as infrações cometidas por jogadores, técnicos, dirigentes e torcedores.

A adoção de um novo código disciplinar previa castigos pesados a quem cometesse atos violentos nas partidas organizadas pela entidade. Esse compromisso será colocado à prova a partir desta quinta-feira, quando a polícia da Bolívia deverá revelar os nomes dos torcedores responsáveis pela morte de Kevin Beltram Espada, de apenas 14 anos, atingido no olho por um sinalizador na partida entre San José e Corinthians, em Oruro, na noite de ontem.

Torcedores corintianos que foram à Bolívia foram apontados como suspeitos e estão detidos. Caso a culpa dos brasileiros seja comprovada, o rigor da Conmebol no combate à violência será testado de forma definitiva.


PUBLICIDADE


Trata-se de um caso gravíssimo - e, portanto, sujeito a punições igualmente graves. O clube envolvido na tragédia, no entanto, é o atual campeão do torneio, candidato forte ao título deste ano, dono da segunda maior torcida do Brasil - e garantia de grande audiência televisiva e farta arrecadação nas bilheterias.

O regulamento do torneio prevê até mesmo a exclusão de um clube cuja torcida pratique uma infração grave. Mas a Conmebol está disposta a abrir mão do Corinthians em sua competição mais rentável?

De acordo com o artigo 11 do código disciplinar da Conmebol, "os clubes podem ser punidos por comportamento inadequado dos torcedores". Entre os exemplos de irregularidades citados no texto estão o lançamento de objetos ao campo e o uso de sinalizadores.

A lista de possíveis punições é extensa, e inclui desde penas leves, como advertência ou multa, até "perda de pontos", "atuar com portões fechados", "proibição de jogar em determinado estádio ou país" e "exclusão da competição, presente ou futura".

Ainda não há qualquer indicação do que a Conmebol pretende fazer. A entidade, aliás, nem sequer se pronunciou sobre a tragédia.

Apesar de só a polícia local ser capaz de confirmar a informação oficialmente, ficou claro para todos no estádio que o lançamento do sinalizador partiu da torcida do Corinthians.

Tanto o técnico Tite como o gerente de futebol do clube, Edu Gaspar, choraram ao comentar a tragédia.

"Não se vence a qualquer custo. O esporte tem outro sentido. Sei que o que vou dizer não vai tirar a dor de ninguém, mas estamos muito sentidos. Eu trocaria o meu título mundial pela vida do menino", disse o treinador.

Edu contou que estava próximo do local onde a tragédia aconteceu. "As pessoas nos xingaram e tivemos que sair dali no segundo tempo. Fomos buscar mais notícias. Foi uma fatalidade. A nossa volta para casa será dura. Não tenho muito mais o que dizer a não ser lamentar".

Pelo menos nove torcedores do Corinthians foram detidos por causa da tragédia. Dirigentes do clube foram hostilizados por torcedores do San José durante a partida e precisaram se recolher no vestiário.

No final do jogo, o público brasileiro foi chamado de "assassino". A polícia local impediu a saída dos torcedores e jornalistas para impedir um tumulto, já que muitos bolivianos permaneceram nos arredores do estádio esperando a saída dos visitantes.

Depois de cerca de uma hora, os torcedores locais foram embora e só a partir deste momento os brasileiros foram autorizados a deixar o estádio.


  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques