Ao chegar ao presÃdio, os parlamentares encontraram o detento 95.413 em uma cela privilegiada, eufórico diante de uma televisão de plasma que exibia a vitória do Real Madrid sobre o Bayern de Munique pela Liga dos Campeões da Europa.
“Estou assistindo ao Real dar uma surra no Bayernâ€, disse o mensaleiro, sorridente, ao receber a comitiva em sua cela -- o time espanhol goleou o rival alemão por 4 a 0.
"Ele queria nos mostrar a cantina, as melhores celas e que seguÃssemos o roteiro definido por ele. Disse ainda que não poderÃamos ir a outros setores por falta de acessibilidade para a deputada Mara", disse Jordy.
Após a insistência, foram liberados três dos cinco parlamentares para visitar outras alas da penitenciária -- inclusive a própria Mara Gabrilli, que negou ter enfrentado dificuldades durante o trajeto.
O ex-ministro só interrompe as sessões de leitura para receber visitas -- incluindo um podólogo --, muitas delas fora do horário regulamentar e sem registro oficial algum, e para fazer suas refeições, especialmente preparadas para ele e os comparsas.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, cobrou investigações sobre essa e outras regalias de Dirceu e aguarda um parecer para decidir sobre a autorização para ele trabalhar em um escritório de advocacia.