Com Dilma, Petrobras perdeu R$ 162 bi – saiba o que dá para comprar com esse valor 04/10/2014
- Veja.com
A Petrobras deixou de ser a maior empresa do Brasil em valor de mercado na última segunda-feira, depois que as ações da empresa caíram 11% na Bolsa de Valores.
Com isso a Ambev, avaliada em 253 bilhões de reais, voltou a ser a maior companhia -- posto que ocupava até março deste ano.
Até o dia 30 de setembro, as ações da estatal acumulam, apenas no governo Dilma, queda de 162,2 bilhões de reais em valor de mercado, ou 43%.
PUBLICIDADE
É como se a Petrobras tivesse perdido mais que "um Bradesco" em menos de quatro anos, ou seis vezes a empresa TIM, por exemplo, de acordo com dados da consultoria Economatica.
A estatal tem vivido um ano de altos e baixos na Bolsa.
Investidores passaram a apostar nos papéis da empresa em março, quando as primeiras pesquisas de intenção de voto mostravam a presidente Dilma Rousseff com um baixo nível de aprovação e um alto nível de rejeição entre os eleitores.
Se contabilizadas as perdas apenas até março deste ano, somam 73%. Isso significa que o brasileiro que investiu 1.000 reais em papéis da empresa em 2008, tinha em março apenas 270 reais.
Com a aproximação das eleições, tanto as ações da empresa quanto a de todas as estatais se valorizaram, com investidores apostando numa mudança de governo.
Alvo de corrupção e ingerência, a Petrobras atingiu no governo Dilma o título de empresa de petróleo mais endividada do mundo, com uma dívida de 300 bilhões de reais -- maior, inclusive, que seu valor de mercado.
Saiba o que é possível comprar com os bilhões que a estatal perdeu em valor mercado durante o governo Dilma.
Seis empresas Pão de Açúcar
No fechamento de quarta-feira, o Pão de Açúcar valia 27,77 bilhões de reais. Com o montante perdido em valor de mercado pela Petrobras nos últimos quatro anos daria para comprar quase seis redes do mesmo porte.
10 anos de Bolsa Família
Em 2013, o programa do governo federal desembolsou um recorde de 24,5 bilhões de reais para famílias de baixa renda. Para chegar ao valor que a Petrobras perdeu nesses quase quatro anos, seriam necessários 6,6 desembolsos desse valor – ou quase o que o Bolsa Família já despendeu desde sua criação, em 2003.
Uma Vale e uma TIM
Os 162,45 bilhões de reais perdidos da Petrobras equivalem aos valor de mercado somado da mineradora Vale (132,02 bilhões de reais) com a TIM Brasil (30,23 bilhões).
324 superjatos executivos
O príncipe saudita Al-Waleed bin Talal leva o título de dono do avião mais caro do mundo hoje. O valor de fábrica dele é de 400 milhões de dólares. Mas seu proprietário desembolsou mais 100 milhões de dólares para transformar o Airbus A380 no mais caro jato executivo de alto luxo do mundo. A capacidade original do jato é de 375 passageiros e seu alcance é de 13 mil quilômetros sem paradas (a rota mais longa do mundo hoje, entre Sydney (Austrália) e Dallas/Fort Worth (EUA), é de 13.800 quilômetros). Com o dinheiro que a Petrobras perdeu no governo Dilma, seria possível comprar e reformar 324 aeronaves.
Orçamentos da Saúde + Educação + Desenvolvimento Social + Ciência e Tecnologia
O orçamento aprovado em fevereiro para as áreas de Saúde (82,6 bilhões de reais), Educação (42,3 bilhões de reais), Desenvolvimento Social (31,7 bilhões de reais) e Ciência, Tecnologia e Inovação (6,9 bilhões de reais) somam 163,50 – apenas 1 bilhão a mais do que a Petrobras perdeu de valor de mercado no governo Dilma.
3.375 ilhas como aquela que Angelina Jolie deu a Brad Pitt
Com o dinheiro evaporado da Petrobras na Bolsa seria possível comprar 3.375 ilhas em formato de coração, como a que a atriz Angelina Jolie comprou para seu amado e também ator, Brad Bit, avaliada em 12 milhões de libras, ou 48 milhões de reais.
Um terço do Alibaba
O site de comércio eletrônico chinês, Alibaba, vale hoje 218,2 bilhões de dólares (542 bilhões de reais aproximadamente). Com os 162,52 bilhões de reais perdidos pela Petrobras na Bolsa daria para comprar um terço da empresa que acabou de lançar suas ações na bolsa de Nova York.
Se a Petrobras quisesse, daria para comprar Cuba
Em 2013, Cuba registrou um Produto Interno Bruto (PIB) de 68,23 bilhões de dólares (169 bilhões de reais, aproximadamente), quase o mesmo valor que a Petrobras perdeu em valor de mercado no governo Dilma.
Rede Starbucks
A rede de cafeterias tem um valor de mercado de 55,93 bilhões de dólares (quase 140 bilhões de reais). Além de comprar a rede toda com o dinheiro perdido pela Petrobras, ainda sobraria um ‘troquinho’ de 22,5 bilhões de reais – quase um Burger King, que vale 10,4 bilhões de dólares (26 bilhões de reais).
184 apartamentos no prédio mais caro do mundo
O Odeon Tower, no principado de Mônaco, ainda nem foi inaugurado, mas já é mundialmente conhecido como o prédio que abrigará a cobertura mais cara do mundo. Com 3.500 metros quadrados e vista para o mar Mediterrâneo, o apartamento sairá pela ‘barganha’ de 300 milhões de euros, quase 800 milhões de reais. Se quiser ter direito à garagem, o morador terá ainda de desembolsar 800 mil reais para cada vaga. Com os 162,52 bilhões de reais da Petrobras, daria para comprar 184 apartamentos desses.