capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 12/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.898.430 pageviews  

Tema Livre Só pra quem tem opinião. E “güenta” o tranco

DE ÚLTIMA!

INVESTIGAÇÃO APONTA QUE VOO DA CHAPECOENSE TINHA SOBRECARGA E PLANO DE VOO IRREGULAR
27/12/2016 - O GLOBO

Autoridades da Aeronáutica Civil da Colômbia apresentaram as conclusões da investigação preliminar sobre o acidente com o avião da Chapecoense, que causou a morte de 71 pessoas no dia 29 de novembro, em Medellín, na Colômbia.

A causa apontada oficialmente é de falta de combustível na aeronave.

Segundo a investigação, a quantidade de combustível e a autonomia do avião não eram as adequada para aquela rota.


PUBLICIDADE


As autoridades aéreas colombianas atribuíram culpa à Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea da Bolívia (AASANA) por ter aprovado o plano de voo da LaMia, considerado irregular por conta da autonomia da aeronave.

Outra conclusão é de que o avião estava com sobrecarga, ou seja, excesso de peso. A investigação foi feita a partir de uma série de dados, inclusive gravações feitas pelo sistema de gravação de voz do avião.

- A aeronave tinha um peso superior ao permitido nos manuais - afirmou o coronel Freddy Augusto Bonilla, secretário de segurança da Aeronáutica Civil da Colômbia, segundo quem o avião transportava 1.000 kg a mais do que informado no plano de voo, o que teria feito o consumo de combustível aumentar mais.

Os investigadores também concluíram que o piloto Miguel Quiroga, que morreu no acidente, tinha total consciência de que o combustível não era suficiente para o voo de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, até Medellín.

- Eles estavam conscientes da limitação do combustível. Eles sabiam que não era suficiente - destacou Bonilla.

TRIPULAÇÃO COGITOU POUSO

De acordo com a investigação, um diálogo armazenado no voice recorder (aparelho de gravação na cabine do piloto) mostrou Quiroga debatendo com a tripulação justamente sobre uma parada para reabastecimento.

- Eles estavam ingressando no espaço aéreo colombiano e havia a possibilidade de parar em Bogotá. Estabelecem que seria necessário realizar um pagamento, e que tinham dinheiro suficiente para pagar pelos serviços de reabastecimento - descreveu o coronel Bonilla.

Embora tenham ponderado sobre detalhes de um possível pouso de reabastecimento, incluindo seu custo, os tripulantes optaram por seguir viagem sem escalas até Medellín. Segundo o investigador colombiano, Quiroga ainda demorou demais a relatar situação de emergência.

- Essa situação de falha total foi reportada apenas dois minutos antes da queda -afirmou.

Ao exibir a gravação da conversa do piloto da LaMia com a torre de controle de voo do aeroporto de Rionegro, Bonilla explicou que um alerta de baixa quantidade de combustível precisa ser feito com 20 minutos de antecedência.

- A gravação se interrompe um minuto antes da queda, e temos que saber o motivo - disse Bonilla, ressaltando que o avião deveria ter combustível suficiente para voar por pelo menos mais uma hora e 45 minutos, se estivesse dentro dos procedimentos corretos.

PILOTO NÃO AVISOU PANE NOS MOTORES

Bonilla explicou a diferença entre prioridade e emergência, livrando de qualquer culpa a controladora de voo Yaneth Molina, com quem o piloto Quiroga teve seu último diálogo. De acordo com o investigador colombiano, Quiroga não informou a controladora, ao pedir ajuda para pousar, que dois de seus quatro motores já haviam parado de funcionar, conforme informações obtidas após análises das caixas pretas.

- O termo “prioridade” é um termo que não significa emergência. Como vamos escutar a controladora, se dará vetores, a rota mais direta e rápida para realizar a aproximação. Neste ponto de aproximação, o piloto ativa os speed breaks, freios aerodinâmicos, isso faz com que a aeronave reduza a velocidade e inicie o descenso sem notificar - explicou o secretário, informando ainda que o piloto começou a descer sem notificar a torre de controle.

De acordo com Bonilla, Quiroga não comunicou emergência nem quando o terceiro motor parou de funcionar, momento em que ele ainda dialogava em tom de normalidade com a controladora de voo. A torre dos comissários pergunta ao piloto se ele precisaria de serviço adicional em terra para uma possível emergência, e Quiroga respondeu que não.

O piloto só deixa de aparentar tranquilidade quando o quarto e último motor para de funcionar, momento em que ele comunica "falha elétrica total" à torre de controle de voo.

Os dados das caixas pretas, levadas para a Inglaterra, país onde a aeronave foi fabricada, não foram revelados ainda. Eles estão sob análise, e as conclusões das autoridades aéreas colombianas, provavelmente, não os levam em consideração.


  

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

  Textos anteriores
23/04/2023 - Vergonha! Lula foge de solenidade do Dia dos Cravos
17/01/2022 - LEGENDAS TORRAM VERBA DO FUNDO PARTIDÁRIO
17/01/2022 - Investigado, governador do Acre atribui aumento do patrimônio à inflação
25/12/2021 - JORRA DINHEIRO PELO LADRÃO NO PALÁCIO ALENCASTRO
23/12/2021 - AO TODO FORAM LAVRADOS 14 AUTOS DE INFLAÇÃO
23/12/2021 - Exportação de jumentos para China cresce no Nordeste em meio a fome, caça e animais contaminados
18/12/2021 - É DO BALACOBANCO (OPS!, BACO) A FACÇÃO MANO VÉI
16/12/2021 - ORCRIM DO PALETÓ TEM ATÉ ASSALTANTE DE BANCOS
13/12/2021 - ROUBAR MUIIITO COMPENSA!
10/12/2021 - Proposta trata garimpeiro e pecuarista como comunidades tradicionais, igual a indígenas e quilimbolas
08/12/2021 - MP aponta prescrição e opina por arquivamento de denúncia contra Lula no caso do triplex do Guarujá
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
05/12/2021 - Fiscalização flagra infrações em mais de 60% dos postos de gasolina. Veja como escapar de fraudes
25/11/2021 - Ministério diz que EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia neste mês
24/11/2021 - ORCLIM MUNICIPAL TOCAVA ESQUEMA PAPA-DEFUNTOS
23/11/2021 - Ação apreende produtos irregulares para alimentação animal
02/11/2021 - QUADRILHAS ATACAM NAS BRs E PROPRIEDADES RURAIS
02/11/2021 - MST fala em fim de trégua e retoma ocupações de terras
30/10/2021 - Novo golpe do PIX pode levar empresas à falência; saiba se proteger
29/10/2021 - Vetado PL que criava auxílio financeiro para órfãos da Covid-19 em MT

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques