|
CURTO & GROSSO
Edição de 02/06/2002
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
Cuiabá amanheceu ontem sob névoa seca provocada pelas queimadas e incêndios florestais.
...
Plena seis e meia da manhã, veículos tinham que trafegar com as luzes acesas.
...
Tudo por obra e graça da Fema e do Ibama, que há oito anos vêm tentando mascarar a própria incompetência com "explicações" as mais estapafúrdias.
...
Chegaram ao cúmulo de atribuir o apavorante número de focos de incêndios aos sensores do satélite NOAA-12.
...
De acordo com a improvisada desculpa da Fema, o satélite registra como foco de calor até o reflexo da cabertura metálica de barracões e armazéns...
...
É o caso de se perguntar: e nos dias e lugares que os sensores do satélite não registram foco de calor algum?
...
Demoliram os barracões e armazéns, por acaso?
...
Desculpinha mais ridícula!
...
Para quem gosta de ser enganado, o secretário de Meio Ambiente e presidente da Fema, Frederico Guilherme de Moura Müller, vai estar na próxima terça-feira no programa "Terreiro Imundo" da TV Gazeta&Planeta para -- mais uma vez -- tentar explicar o inexplicável.
...
O secretário, evidentemente, vai considerar um "avanço" o trabalho da Fema na Era Dantesca e também agora, apesar de todos os números apontarem em sentido diametralmente oposto.
...
E vai acabar culpando a Prefeito de Cuiabá pelo problema, por não combater as queimadas em terrenos baldios da Capital de Mato Grosso.
...
Realmente, a prefeitura tem sido bastante omissa neste particular. Principalmente porque nunca autuou, por exemplo, os proprietários de um terreno baldio na rua Barão de Melgaço, proprietários que todos os anos mandam "limpar" a referida área, irresponsavelmente ateando fogo no capim colonião.
...
Só vou dar as iniciais dos nomes dos indigitados proprietários relapsos: Guilherme Frederico de Moura Müller e Frederico Guilherme de Moura Müller, respectivamente secretários de Planejamento e de Meio Ambiente...
...
Mais: se conheço bem o gajo, o senhor Frederico Guilherme de Moura Müller vai sair dos estúdios da Secom/MT, digo, da TV Gazeta&Planeta, absolutamente convencido de que as populações do Nortão, do Alto Araguaia...
...
...do Noroeste, do Sul, do Médio Norte, do Médio Araguaia...
...
...do Xingu, do Baixo Araguaia, da Grande Cáceres e do Pantanal...
...
...acreditaram que é, mesmo, a fumaça dos terrenos baldios de Cuiabá que está provocando a névoa seca e gerando problemas respiratórios em crianças e idosos, em todas as regiões de Mato Grosso, além fechar aeroportos e prejudicar a navegação aérea.
...
Só rindo!
*/*/*
A título de contribuição, sugiro ao e-leitor telefenar para o secretário de Meio Ambiente e presidente da Fema, durante o pragrama e perguntar, por exemplo...
...
Por que Furnas jamais foi multada, antes, durante e depois da conclusão da Usina de Manso, apesar dos inúmeros crimes ambientais praticados pela estatal em todas as fases da implantação da hidrelétrica?
...
Por que o Grupo Camargo Correa jamais foi incomodado pela Fema, apesar de não demolir os aterros existentes na fazenda São João, no Pantanal de Poconé, mesmo depois de esgotado o prazo estipulado nas disposições transitórias do Código Ambiental?
...
Por que o secretário e presidente da Fema autorizou a construção de mansões sobre a lâmina dágua da Baía de Siá Mariana?
...
Por que não impediu a construção de novos aterros, no Pantanal de Barão de Melgaço, no Hotel-Fazenda Sesc/Pantanal?
...
Por que a Fema jamais divulgou o resultado dos exames químicos realizados nas águas do rio Cuiabá, depois da construção da Usina de Manso? Se é que algum dia foram realizados...
...
Por que a Fema não impediu a redução da área do Parque Estadual da Serra de Santa Bárbara?
...
E, já que está tudo tão lindo, assim, no que tange aos incêndios florestais, por que a Fema "apagou" do site do governo do Estado as informações sobre queimadas?
...
A propósito deste derradeiro tópico:
É este o tipo de "transparência" que podemos esperar do governo do sr. Rogério Salles?
...
Sonegar informação de relevante interesse público... É este o tipo de "solução" que o governo do sr. Rogério Salles tem a apresentar para a população de Mato Grosso?
...
É este o "jeito Rogério Salles" de governar?
...
Com a palavra o dito cujo.
*/*/*
Compartilhe:
|
|