|
CURTO & GROSSO
Edição de 16/10/2002
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
Que roubada!
...
Paraty 94 -- que atendia as diligências do Site Bom -- foi localizada ontem no bairro Boa Esperança.
...
Só ficou a capa da gaita.
...
E tanto caminhonetaço sarado, por aí, dando sopa, trazido para a campanha da tucanalha...
...
Tem nada não, mermão.
...
Mais tem Deus pra dar que o diabo pra tirar -- ensina o adágio.
...
A propósito, se algum amante da arte mato-grossense estiver interessado, o primeiro quadro premiado do Adyr Sodré, pertencente ao valioso acervo do Grupo Fezendas Reunidas Perereca, está -- por outra: continua -- à venda.
...
Por qualquer 10 mil dólares estamos entregando.
*/*/*
Se, por um lado, Bráulio Mággico faz mistério e não se sabe quem vai compor o futuro secretariado, por outra já se sabe quem não vai.
...
Nome que está absolutamente certo para ficar fora do primeiro ou qualquer outro escalão é o de Elismar Bezerra.
...
Está complicado no TCE, ainda por conta daquele contratinho amigo com a ONG Fundação Nativa para a reforma -- que nunca houve -- do Cine Teatro Cuiabá, que denunciamos em primeira mão nas Críticas Construtivas, ainda no Diário de Cuiabá.
*/*/*
Falar em TCE, o presidente da Assembléia Legislativa, Humberto Bosaipo, costura sua condução para a cadeira hoje ocupada pelo conselheiro Ary Leite de Campos.
...
Bosaipo é aquele mesmo que saiu do PPS por uma porta quando Roberto França entrou pela outra, conduzido pelas mãos de Bráulio Mággico.
...
Fica explicado, assim, o motivo do encontro mantido em lugar incerto e não sabido, entre o presidente da AL com o conselheiro José Carlos Novelli, no início da semana passada, tão logo ficou desenhada a vitória de Bráulio Mággico e a "inesperada" derrota do marido da deputada Thelma Pimentel.
...
Até onde o Site Bom anda informado, Bosaipo espera comemorar o Natal e o Ano novo -- Carnaval, no máximo -- no novo endereço, no CPA.
...
A propósito, até agora nada daquele outro conselheiro, primo do Ary, dar o ar de sua imensa graça...
*/*/*
Leitura dinâmica:
Lideranças políticas de Quixadá dão apoio a Serra...
...
Te cuida, Lula!
...
Agora é que ninguém segura o homem.
...
Para "passar a régua", só falta mesmo o marido da deputada Thelma Pimentel garantir o apoio de lideranças de Jangada e Acorizal...
...
Só rindo:
Quá-quá-rá-quá-quá!
-- Quem riu?
Quá-quá-rá-quá-quá!
-- Fui eu!
*/*/*
Enquanto petistas trabalham para ampliar o arco de apoio a Lula no segundo turno, tucanos de Mato Grosso dão a nítida impressão de que já jogaram a toalha.
...
No comitê pró-Serra, na rua Comandante Costa, o único movimento corre por conta de uma aranha que estendeu seus fios entre o batente e a folha da porta de entrada.
...
A explicação para tamanho desânimo -- aumento de juros e reajustes de preços administrados pelo governo à parte: a tucanalha está "tirando o atraso", depois de trinta dias sem trepar, sem dormir e sem tomar banho, por ordem superior.
*/*/*
Serra promete no horário eleitoral gratuito aumentar salário mínimo para 300 reais.
...
Com o dólar valendo quatro reais, isto significa que o clone de FHC quer "aumentar" o mínimo para 75 dólares -- 10 dólares a menos que quando a tucanalha assumiu, há oito anos...
...
...O mais miserável das três Américas...
...
Haiti incluído.
*/*/*
Ainda o horário eleitoral gratuito:
...
Tucanalha martela na tecla da realização de debates entre os candidatos no segundo turno.
...
Quer logo cinco...
...
Convém não esquecer que, aconselhado por Serra, FHC não participou de nenhum debate na TV, na eleição de 94, sob a alegação de que estava liderando todas as pesquisas de intenção de voto...
*/*/*
Em entrevista à revista Época, FHC diz não entender como o marido da deputada Thelma Pimentel perdeu a eleição para o Senado em Mato Grosso, mesmo estando com a aprovação de 80% do eleitorado...
...
É fácil explicar: a tucanalha acabou acreditando na própria mentira.
...
Além do que, FHC não lê o Site Bom.
...
Por outra: não lia...
*/*/*
O "surpreendente" resultado da eleição em Mato Grosso vai reciclar fauna&flora que passou a freqüentar o Choppão nos últimos oito anos.
...
Sacumé, a partir de janeiro a mamata vai acabar.
...
A propósito, além dos 15 mil Aspones -- Assessores de Porra Nenhuma, no governo vicejam outros milhares de seres contratados através de empresas prestadoras de serviço.
...
Serviços eleitorais, bem entendido.
*/*/*
Gente que disputou a tapa mesa vendida por dez mil reais no jantar de apoio a Pés de Barro, agora é Bráulio desde criancinha...
...
Só rindo:
Quá-quá-rá-quá-quá!
-- Quem riu?
Quá-quá-rá-quá-quá!
-- Fui eu!
*/*/*
Pelo movimento, pela empolgação, pelas siglas e, sobretudo, pelos nomes presentes, nesta terça de manhã, no Plenarinho da AL...
...
...Onde parlamentares e lideranças políticas debateram a estratégia para a campanha de Lula no segundo turno, em Mato Grosso...
...
...Somos obrigados a admitir que fomos comedidos -- e bota "comedidos" nisto! -- quando dissemos aqui que o governador eleito Bráulio Mággico teria maioria de dois terços, na AL, a partir de 1º janeiro...
...
Em nome daquela velha e boa "governabilidade", o coração do mais empedernido "oposicionista" é capaz de qualquer coisa...
...
Na Câmara Federal, não se espere algo -- nem desculpa -- muito diferente.
...
Sacumé, maioria dos parlamentares -- estaduais e federais -- sustenta uma onerosa antourage que precisa ser acomodada em órgãos públicos, de onde fazem os mais variados favores às bases, sem o que está ferrado.
*/*/*
Leitura dinâmica:
Há duas semanas os nomes dos mais performáticos tucanos e tucanas não aparecem nas colunas sociais do Diário Ofcial Cover.
...
Oh, coitados!
*/*/*
E-leitor quer saber porque o Site Bom contabiliza "apenas" pouco mais de 780 mil acessos, em 17 meses, quando a concorrência comemora, vez por outra, 1 milhão de page-views/mês.
...
Posso esclarecer?
...
Es-cla-re-ce-rei...
...
Prezado consulente...
...
Há uma diferença entre acessos e page-views.
...
É contabilizado como acesso apenas e tão somente quando o internauta digita o endereço eletrônico e entra no site.
...
Já a tal page-view computa o acesso propriamente dito e, também, cada click que o camarada dá em qualquer ícone, depois que está surfando em determinado site.
...
Há também quem programe o site de tal forma que a cada período determinado de tempo -- dois, três, quatro minutos, o que entender conveniente -- haja uma "atualização" automática, que também é computada como page-view.
...
Isto acontece quando você está lendo e o texto ou a imagem somem do visor por alguns instantes.
...
Com isto, consegue-se "bombar", vamos dizer assim, o número de leitores.
...
Site Bom não recorre a essas mandraquices -- tanto que é o único que coloca na página inicial o número de acessos realmente efetuados...
...
...E razão pela qual contabiliza, em 17 meses, "apenas" 780 mil acessos; pouco mais...
...
...Ou a média histórica de qualquer coisa em torno de 40 mil acessos/mês ou algo parecido com 1.500 leitores/dia.
...
Média histórica, bem entendido, que vai do zero, no dia 9 de abril de 2001, quando foi instalado o numerador, aos atuais 3.500/4.000 leitores/dia.
...
...O que corresponde à tiragem diária de muitos jornais impressos...
...
Aqui e alhures.
*/*/*
Falar em Furnas, ao recorrer ao Ministério Público Estadual, o Sindicato Rural de Poconé está batendo em porta errada ou "montando em porco", no linguajar pantaneiro.
...
E de cara pra trás.
...
O caminho correto é o Ministério Público Federal pelas seguintes razões:
-- o rio Cuiabá é de jurisdição federal;
-- o impacto ambiental provocado pela construção e operação da Usina de Manso atinge mais de um Estado (os Pantanais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e...
-- na construção da usina foram utilizados recursos federais do Ministério do Meio Ambiente.
...
Mais: o Pantanal tem o status de Reserva da Biosfera e de Patrimônio Natural da Humanidade, cabendo ao governo federal, perante os organismos internacionais, a responsabilidade de fazer com que aquele ecossistema não seja desfigurado.
...
O caminho das pedras seria propor ao Ministério Público Federal a abertura de ação civil pública contra Furnas, na Justiça Federal, e enfiar no mesmo saco a Fema, o Ibama e o Ministério do Meio Ambiente.
...
Furnas porque antes, durante e depois da construção da usina praticou e continua praticando crime ambiental...
...
Fema e Ibama porque "esqueceram" de exigir o cumprimento do EIA/RIMA...
...
...E o Ministério do Meio Ambiente porque, ao invés de impedir, financia crimes ambientais.
...
Apelar para o Ministério Público Estadual é pura perda de tempo.
...
Quando tartaruga cansar, volta tudo à estaca zero, porque o MPE e a Justiça Estadual não tem competência para processar e julgar ação desta espécie, porque há interesse da União.
...
Além do que, Furnas assinou dois termos de ajustamento de conduta com o MPE, representado pela Promotoria da Comarga de Chapada dos Guimarães, não cumpriu nenhum e...
...
...Só não se pode dizer que ficou tudo por isto mesmo, porque a Usina dos Mansos está aí, provocando problemas ambientais, numa boa.
*/*/*
Falar em EIA/RIMA, Ministério Público Estadual e que tais, prossegue a devastação da vegetação natural do Parque Mãe Bonífácia -- a única grande área verde da ex-Cidade Verde.
...
A devastação corre por conta da formação de um lago de 25 hectares, obra também financiada com recursos a fundo perdido liberados pelo Ministério do Meio Ambiente.
...
Para variar, não há EIA, não há RIMA e, na Curadoria do Meio Ambiente do MPE ninguém move uma palha.
...
Em tempo: a devastação está sendo feita pela empreiteira IM -- que vem a ser as iniciais da empresária Inês Martins (de Oliveira), ex-primeira-irmã e venturosa vencedora da concorrência realizada no apagar das luzes do antecessor de Rogério Salles.
*/*/*
Para quem quer ter a exata dimensão do que representou a construção da malfadada Usina de Manso, imprescindível a leitura de "Usina de Manso, um exemplo de como não se faz" -- estudo elaborado pelo advogado especialista em Direito Ambiental Rodrigo Justus.
...
Para ler, basta um click aqui.
*/*/*
Compartilhe:
|
|