|
CURTO & GROSSO
Edição de 12/11/2002
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
Leitura dinâmica:
Preço do açúcar subiu 80%...
...
Por culpa do dólar, claro...
*/*/*
A propósito, usineiros de Mato Grosso -- leia-se os deputados René Barbour (ainda no PSDB), Amador Tut (PL) e o grupo Itamaraty, do antecessor de Bráulio Mággico no trono de Rei da Soja -- fazem lobby para manter no Orçamento Geral do Estado de 2003, um montante de 38 milhões para o setor sucro-alcooleiro...
...
Benesse instituída na Era do Desfrute a título de "incentivo"...
...
Para se ter uma idéia do que isto representa, basta lembrar que aquele volume de recursos é bem maior que o total anualmente destinado para a Secretaria de Segurança Pública...
...
Trocando em miúdos:
...
Na Era do Desfrute, o "incentivo" a três ou quatro usineiros era muito mais importante que a tranquilidade da população em geral.
...
Bráulio Mággico prometeu reduzir gradativamente esta sangria nos próximos quatro anos...
...
Se vai conseguir, são outros 500...
...
500 anos, obviamente, já que usineiro manda neste país desde o Descobrimento.
*/*/*
Recuerdos de Chacororé:
"Bancos não têm razão nenhuma. Pelos seus estatutos, aprovados pelo governo brasileiro, eles se obrigaram a obedecer leis e regulamentos existentes ou que de futuro se decretassem.
...
"Não lhes faltarão advogados para lhes dar outro parecer, porque os há para tudo, mas a verdade jurídica é esta. Governo não pensa hostilizar bancos estrangeiros, mas não lhes pode consentir posição privilegiada de, sem capitais no país, viverem de especulações constantes sobre o câmbio, como agora estão fazendo, em prejuízo do comércio, do Tesouro e do crédito nacional. Se quiserem fechar não nos fazem falta".
...
Telegrama endereçado, em 19 de maio de 1890, à embaixada do Brasil em Londres e assinado por Ruy Barbosa -- ministro da Fazenda.
*/*/*
Leitura dinâmica:
Deputado Gilney Vianna pode se tornar ministro de Lula...
...
Parece-me que já andei lendo qualquer coisa a respeito, só não me recordo onde...
...
É isso aí, brugrada...
...
Só no Site Bom tem notícias que um dia ainda serão manchete...
...
A propósito, existe apenas uma pedra no meio do caminho de Gilney...
...
A senadora Marina Silva, do Acre, que também está de olho no cargo...
...
De olho...
...
E com mandato...
*/*/*
Onofre Ribeiro compilou no domingo, no Diário Oficial Cover, uma coletânea de frases e slogans da campanha 2002...
...
Democraticamente, coloca cinco frases de Bráulio Mággico; três de Pés de Barro e duas de Alexandre César...
...
Respeitando a proporção de votos que cada um deles obteve na eleição de outubro.
...
Já dos candidatos ao Senado, cita o marido da deputada Thelma Pimentel e Carlos Bezerra, uma vez cada.
...
Estranhamente, Jonas Pinheiro e Serys Slhessarenko -- que venceram -- foram solenemente ignorados.
...
Mas contempla, com uma frase, o futuro secretário de Comunicação, Geraldo Gonçalves...
...
...Porque não é nem um pouco besta.
*/*/*
Deputado Humberto Bosaipo diz que a sucessão de 2006 passa pelo Legislativo...
...
"Com certeza, o próximo governador de Mato Grosso vai sair daqui", diz Bosaipo.
...
Que, pelo jeito, não conhece a Maldição dos Enforcados...
...
Só para refrescar a memória:
...
A eleição estadual de 2002, segundo avaliação do mesmo Bosaipo, também passava pelo PL.
...
Que passou batido...
*/*/*
Falar em passar batido, não é absolutamente certa a posse do deputado estadual Carlos Brito na Casa Civil no dia 1º do próximo mês de janeiro.
...
Não se surpreenda o e-leitor se improvisar um motivo e abrir mão do cargo -- magoado com uma situação que ele próprio contribuiu para criar.
...
Como se recorda, Brito saiu da eleição na condição de supersecretário e articulador, mas não teve como impedir o esvaziamento de seus "superpoderes" -- hoje fatiado entre as secretarias de Articulação Política e de Governo -- que seriam extintas e, depois, mantidas...
...
A primeira delas não só mantida como dividida entre dois titulares, algo jamais visto na administração pública estadual, "inovação" só comparável à "Junta Militar" -- chamada de "Os Três Patetas -- que substituiu o marechal Costa e Silva e entregou o poder ao general Médici.
...
De quebra, Brito ainda ficou sem os poderes da Secom -- que também teria como destino a bacia das almas e absorvida pela Casa Civil.
...
Tangenciamos o assunto aqui, quando dissemos que Brito não ficaria seis meses no governo, em função de um erro -- coisa típica de cristão-novo, por parte do governador eleito -- e dele próprio, que aceitou um cargo que não poderia aceitar, para não ser descontruído como foi e acabar desmotivado como está.
...
Como alertaram os prefeitos de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis, Bráulio Mággico errou quando escolheu Brito e este ratificou o erro ao aceitar a indicação, sem advertir o governador eleito das consequências de tal gesto.
...
Brito teria muito mais poderes, agora, se tivesse a maturidade de recusar o cargo e explicasse ao governador eleito suas razões para tal.
...
Também falhou ao não advertir o governador a respeito das conseqüências da indicação para a Secretaria de Saúde do ex-prefeito de Sinop, Adenir Barbosa -- complicado no TCE e nos Ministérios Públicos Estadual e Federal...
...
Indicação esta, ocorrida depois de o próprio governador eleito pedir e insistir para que a imprensa vasculhasse a vida de cada um dos indicados para cargos no futuro governo.
...
Convenhamos que é muita bobeada num espaço de tempo muito reduzido para um "articulador" só -- cuja função, pelo menos em tese, seria a de evitar esta e outras "lembranças"...
...
...Como a do envolvimento do futuro titular da Secretaria de Ação Política, o ex-senador Louremberg Nunes Rocha, no chamado "Caso Irene" e que lhe custou a reeleição, em 94...
...
...Caso este explorado à exaustão pelo radialista e também candidato derrotado ao Senado, na mesma eleição, Antero Pés de Barro...
...
...E que só está sendo relembrado, aqui e agora, por conta do pedido e da insistência de Bráulio Mággico -- pedido e insistência estes que o "articulador" Brito -- por despreparo ou deslumbramento -- não conseguiu conter.
*/*/*
Leitura dinâmica:
Remédios terão os preços reajustados em torno de 10%
...
Que remédio!
...
Falar nisso, popular disse na TV Centro-América que só sai à rua, à noite, para comprar remédio.
...
Não sem motivos...
...
Afinal, apenas no último final de semana, foram seis execuções.
...
Enquanto isto, o comandante-geral da PM está na praia, em Maceió...
...
...Preocupaaaaaado!
...
Casualmente, também se encontram na capital das Alagoas a deputada Thelma Pimentel, o marido, Al Malone e esposa.
*/*/*
Se for emplacado mesmo o nome do promotor Flávio Fachone -- ex-Gaeco --, na Secretaria de Justiça e Segurança Pública, será uma surpresa para o atual titular, Marcos Machado...
...
Mas não para o Ministério Público Federal...
*/*/*
Ainda a (in)Segurança:
...
Todas são lamentáveis, mas uma das baixas, especialmente, deixou a classe jornalística entristecida e preocupada neste final de semana.
...
Abordado por um grupo de menores delinqüentes, o jornalista Belival Dueli da Silva, o "Pardal", acabou abatido com um tiro no olho, durante assalto a um bar.
...
O "crime" de Pardal: demorou demais para se deitar no chão, conforme ordenaram os assaltantes.
...
Por conta de um acidente de carro, na avenida Fernando Corrêa, há coisa de oito anos, Pardal se movimentava com alguma dificuldade -- depois de um tempão preso a uma cadeira de rodas...
...
Foi esta a razão que impediu Pardal de se levantar e deitar imediatamente, conforme exigiam os marginais.
...
Um amigo, que tentou ajudá-lo, foi baleado no estômago e também acabou falecendo, pouco depois...
*/*/*
Diário Oficial Cover "informa" que Ana Carla e Iraci Franca devem concorrer à sucessão dos respectivos maridos em Rondonópolis e Cuiabá...
...
Ana Carla, primeira-dama de Rondonópolis e primeira-suplente de deputada estadual, até pode ser...
...
Mas não é assim tão certo, porque o marido, Percival Muniz, teria que renunciar seis meses antes...
...
Já Iraci está totalmente fora do páreo. Além da renúncia do marido, Roberto França, ela própria teria que renunciar à vice-governadoria...
...
Se perder, o maridão e ela ficam a pé.
...
Sem contar o fato que, na condição de vice de primeira viagem, Luiz Soares pode concorrer sem deixar a Prefeitura -- conforme jurisprudência que beneficiou o governador Geraldo Alkmin.
*/*/*
Estão explicados os motivos do repentino retorno de Rogério Sales, que abreviou para apenas duas viagem de três semanas à África, Ásia e Europa.
...
Sales pode até não falar batido na entrevista marcada para estar terça no Paiaguás, quando faz um balanço da viagem-de-mangas-curtas...
...
Mas a verdade verdadeira é que a "generosidade" -- vamos dizer assim -- do governador interino, deputado Humberto Bosaipo, deixou Sales de cabelo em pé.
...
Entre outras iniciativas, Bosaipo liberou 30 milhões para as prefeituras, quando, desde a posse, em abril, Sales vem raspando o tacho para ver se consegue arranjar recursos para quitar a folha e duodécimos constitucionais.
*/*/*
Compartilhe:
|
|