capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/09/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.746.805 pageviews  

Hoje na História Saiba tudo que aconteceu na data de hoje.


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 16/02/2006

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


00:00



Prestenção, bugrada!

Acontece hoje, com transmissão ao vivo pelas TVs Câmara e Senado, a partir das 10 horas, na CPI dos Bingos, o pega-pra-capar mais esperado a Oeste de Tordesilhas.

De um lado, o juiz federal Sebastião Julier e o procurador Pedro Taques – que desbataram o crime organizado em Mato Grosso...

...E, de outro, o ainda senador Pés de Barro – aquele ser geneticamente honesto que mente até sob juramento.

Vai voar pena pra todo lado.

Qué vê?
Então, escuta...

Em tempo:

Para acessar as TVs Câmara e Senado, basta um click em nosso Guia Oficial do Puxa-Saco.



Por falar em “puxa-saco”...

“Amigos” e abalizados consultores aconselham o deputado federal Pedro Henry (PPB) a mover ações por injúria, calúnia e difamação contra o ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson e contra o relator do processo de cassação, deputado Orlando Fantazzini (PSol).

É...

Pelo jeito, tais “amigos” e consultores não querem ver o nome de Pedro Henry desconectado do desgastante Caso Mensalão tão cedo.



Leitura dinâmica em dose dupla:

1 -- Prefeito de Chapada (PPS) apóia candidato do PFL ao Senado...

2 -- Prefeitos de Mirassol e Vale do São Domingos (PPS) declaram apoio a candidato do PPB ao Senado...

Bueno...

Será que vai aparecer algum prefeito do PPS apoiando o candidato do PPS ao Senado?

KKKK!!!



Só pra chatear:

Alguém viu a companheira-senadora Serys Ex-Slhessarenko -- aquela que prometeu “fiscalizar pessoalmente” as obras da operação Tapa-Buracos – por aí?



Por falar em “cegueira”...

Quem é que falou em “cegueira” aí, gentes?

Ah, sim...

Cegueira no Araguaia e, agora, um óbito provocado por dengue hemorrágica em Chapada dos Guimarães.

Para ficar completo o conjunto da obra de Soja Majestade no setor turístico, só falta “Meu Rei” conseguir secar o Pantanal – através da retificação do curso do rio Paraguai, a fim de implantar um hidrovia para transportar soja e inseticida e acabar de vez com o Salto Dardanelos, no rio Aripuanã.

Francamente...



Enquanto, no Leste do Estado, a população apela pra Santa Luzia e turistas cortam volta da região do Vale do Araguaia, por conta dos misteriosos casos de cegueira...

...E enquanto os moradores de Chapada estão literalmente em pânico e visitantes previdentemente excluem a cidade do roteiro, neste Carnaval, porque ¨Meu Rei¨ -- o ecologista-modelo -- ficou tão bonzinho que agora é incapaz de fazer mal até para um mosquito...

...A Secretaria Estadual de Saúde está preocupada em criar superintendências, coordenadorias, gerências e outras douradas sinecuras, só para agasalhar espertalhões neo-aliados -- figurinhas pra lá de manjadas do chamado ¨baixo quero¨, digo, baixo clero.

Nas demais secretarias, a situação não é muito diferente.

E o santinho do pau-oco não perde a pose:

No melhor estilo ¨façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço¨, ainda tem a cara-de-pau de ¨aconselhar¨ os deputados a ¨não misturar assuntos políticos e administrativos¨...

...E recomenda aos demais poderes contenção de gastos, por conta da ¨baixa arrecadação¨.

Pura conversa pra boi dormir, claro.

Entenda o caso:

Enquanto o (ainda?!!!) secretário de Fazenda toca viola de papo pro ar, o governo de Soja Majestade deixa de arrecadar qualquer coisa parecida com 350 milhões de reais/ano, por pura preguiça – ou coisa pior – conforme veremos amanhã aqui mesmo nesta bat-calúnia.

Só para se ter uma idéia:

Estamos falando de recursos suficientes para construir 35 mil casas populares/ano, ou seja: sete mil a mais que o total de 28 mil moradias que “Meu Rei” alega ter construído em três anos.

Vamos repetir para não deixar dúvidas:

Recursos suficientes para construir 35 mil casas populares todos os anos...

...Moradias suficientes para abrigar a população de uma cidade com quase 200 mil habitantes -- tipo Várzea Grande, Rondonópolis, por aí.

Por ano!

Quer saber onde está a sangria?

Amanhã, só aqui nesta bat-calúnia e neste bat-canal – combinados?






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.

Comentário de Enzo Martins (enzomartins@hotmail.com)
Em 17/02/2006, 05h36
Arquivo taquigráfico
Acho que o Ilírio pediu disponibilização de áudio sobre a CPI, bem, eu pediria texto (é mais rápido ler que ouvir)...

Comentário de PAREDON (PTI@ORG.COM.BR)
Em 17/02/2006, 05h31
GASTO DE CAMPANHA
TÁ TUDO MUITO BEM , TÁ TUDO MUITO BOM .....MAS, GASTAR APENAS "500MILREAIS" EM UMA CAMPANHA PARA GOVERNADOR EM MT É DOSE PARA "ELEFANTEÉTICO" OU PENSAR QUE OS ELEITORES DE MT SÃO UNS DOENTES ASNÁTICOS..ASSIM NÃO DÁ MAIS PARA AGUENTAR. PAREDON JÁ!!!!

Comentário de llirio (lirioarns@bolcom.br)
Em 16/02/2006, 17h24
Meninos, eu vi. E ouvi...
Juiz sai da CPI abaixo de cu de cobra

É a manchete mais precisa a respeito do depoimento da dupla Batman e Robin, digo, Julier e Pedro Taques, na CPI dos Bingos. O segundo nem chegou a depor para evitar mais vexames.

Para se ter idéia do tamanho do estrago, o próprio líder do governo no Senado, Tião Viana, pediu o fim da sessão para evitar maiores constrangimentos ao judiciário federal. E olha que o autor do requerimento para o depoimento de Batman e Robin, digo, Julier e Pedro Taques, foi de autoria do senador petista Flávio Arns, que nem compareceu à sessão.

Julier falou nos primeiros 20, 30 minutos. Descascou toda a investigação feita sobre Arcanjo desde 2002 e virou o foco contra o PSDB e Antero. O relator perguntou sobre o envolvimento de Arcanjo com o esquema de Santo André, esse o objeto do requerimento de Arns para ouvir o juiz. Não acresceu nadica do que a imprensa já publicou. O relator se desinteressou.

Aí Antero pediu a palavra e monopolizou a sessão pelas 3 horas seguintes. Foi claro, retilíneo e preciso na sua defesa. Desmontou item a item as acusações do juiz contra ele. A TV Senado vai reprisar hoje à noite. Vcs devem assistir. O Julier ficava fazendo caras e bocas. Isso dá uma péssima impressão na TV. Passa a imagem de deboche, arrogância e despreparo.

O Antero foi crescendo e o Julier diminuindo. Ficou tachado de nepotista por favorecer irmão e primo na escolha de peritos em casos sob sua jurisdição. Foi mostrada uma revista com 13 fotos dele. Parecia coisa de prefeitinho de interior. Ficou claríssima a ação deliberada do juiz em defesa do PT e suas relações perigosas com Alexandre César. O caso do atropelamento voltou à tona. Num depoimento à justiça, Julier culpou o velhinho de ter atropelado o carro onde ele e Alexandre viajavam. Pegou mal pra burro.

Sobrou no colo do Julier as trapalhadas da Serys e do Zé Mentor no Uruguai, que acabaram beneficiando Arcanjo. O único inquérito que Julier disse ter contra Antero foi feito com base em declarações do Zé Mensalão Mentor. Ele encaminhou desde meados de 2005 ao procurador geral da República e este nem deu crédito às alegações, tamanho o absurdo da história.

Como tudo isso ocorreu dentro de uma das casas da república, o TRF acatou processo do Antero contra Julier por injúria, calúnia e difamação. Uma fonte minha disse que os desembargadores federais ficaram estarrecidos com o vexame que o Julier colocou a magistratura.

Esses são os fatos. Quem duvidar que ouça a rádio senado (tem a gravação na íntegra no link cpi dos bingos) ou veja a reprise que a TV Senado promete para hoje à noite. Foi feia a coisa.

Acho que o Julier jogou na lata do lixo toda a moral adquirida em função do caso Arcanjo. Aqui e em Brasília.

Não é que ele não tenha se preparado. O erro foi de estratégia. Primeiro erro foi partir pra cima de um senador dentro do senado. Ele deu o gancho que Anterinho precisava para monopolizar a sessão. Deveria ir soltando as farpas aos poucos e esperar ser perguntado pelos senadores petistas. Deveria deixar a contenda entre oposição e governo e valorizar seu depoimento. Ele foi açodado. Falou 30 minutos e tomou cacete duas horas e meia. Gaguejou, suou, se perdeu na leitura de autos e autos. Virou chacota. Para se ter idéia, o Arthur Virgílio disse ter estranhado ele conseguir se levantar para ir ao banheiro. Disse que ele parecia sem pernas. Foi tratado como moleque a serviço do PT. Seu moral deve estar na sarjeta. E sua imagem no TRF arranhada.

Quem foi o infeliz que teve a idéia do depoimento de Batman e Robin, digo, Julier e Pedro Taques? Não deve ser mui amigo deles.

A coisa só serviu para animar a tucanalha. Uma fonte confidenciou que haverá recepção a Antero hoje à noite no aeroporto. Ele me disse que o clima lá é de vitória em decisão de copa do mundo. Eles realmente têm motivos para comemorar. Foi uma surra de vara federal.

O Robin, digo, o Pedro Taques, foi dispensado de depor, atendendo a sugestão da base governista (PT). Para evitar ampliar o vexame, por supuesto.

Comentário de hermes (hermetico@hotmail.com)
Em 16/02/2006, 16h08
Detalhe
O juiz Julier se recusou a assinar termo de compromisso de somente dizer a verdade no depoimento que prestou à CPI dos Bingos.

Ora, se ele mesmo admitiu que o que iria dizer poderia não ser verdade, que motivos temos nós para levar em consideração suas afirmações?

Tristemente o magistrado se prestou a servir de munição na guerrilha eleitoral entre PT e PSDB. Cometeu um erro de avaliação ao aceitar acusar Antero dentro do seu terreiro (a CPI é no Senado). Tomou uma traulitada sem precedentes e saiu de lá desmoralizado. De acusador virou réu.

Nem os governistas do PT que articularam sua ida à CPI se atreveram a dar a cara pra bater. O senador Tião Viana (PT-AC), líder do governo no Senado, interviu pedindo o encerramento da sessão.

Podem até dar outra versão na valorosa, mas na sessão que ocorreu nesta quinta, 16, na CPI dos Bingos, o Antero saiu como herói e o Julier escorraçado. Eu vi e ouvi.

Comentário de lirio (lirioarns@bol.com.br)
Em 16/02/2006, 15h10
foi um arraso...
Infelizmente, a cobertura on-line dada pela valorosa até agora a respeito do depoimento do Julier na CPI foi insossa. Sugiro ao Vila que coloque a íntegra do áudio do depoimento (tá tudo na rádio senado) a disposição dos e-leitores. O Julier ficou com menos de dois centímetros de altura. Acabou como réu em processo admitido hoje pelo TRF. Deixou o Judiciário nacional em palcos de aranha, a ponto do líder do governo no Senado intervir para pedir o fim da sessão porque havia recebido ligações de membros da cúpula do poder judiciário incomodados com o vexame público a que um juiz se expos.

Na CPI foi mostrada uma revista da justiça federal de mato grosso com o julier na capa, à frente do novo prédio da justiça em Cuiabá, com cara de coronel nordestino. A revista tem anúncio da CEF, para onde o juiz dirigiu os depósitos das contas judiciais. Virou chacota que é um juiz bancado pelo governo federal. Pior ainda foi o caso da nomeação de parentes e sócios de parentes como peritos judiciais na vara em que é titular.

Repito: o juiz saiu com menos de dois centímetros de altura. Vexame total.

A Serys pediu a palavra para uma intervenção, fez uma colocação insignificante, disse que não queria polemizar com o Antero. Pediu que ele não generalizasse quando chama todo o PT de ladrão. Mas não entrou em defesa do Julier. Ficou na dela.

Depois teve um sarrafo do José Agripino Maia. Pau em Julier. Disse que se tiverem umas 10 sessões desse tipo transmititdas ao vivo o povo de Mato Grosso elege Antero governador em 2006. O Arthur Virgílio e o Alvaro Dias, mais pau no Julier. Deve estar com a cabeça inchada. Acabou confuso, gaguejando, procurando falas nos autos numa clara forma de defesa e demonstração que ficou perdido. Entrou como acusasor e saiu como réu. É fim de carreira.

Ele nunca mais vai esquecer desse dia.

Mais sorte deu o Pedro Taques. Teve o depoimento adiado. Ad eternum. Se livrou de passar constrangimento. Mas o Pedro é mais malandro, mais político e com melhor formação. Iria ficar no combate ao crime organizado de forma genérica e só falar se perguntado. O julier foi cabação.

Mais um detalhe curioso: o juiz Julier não aceitou assinar um termo se comprometendo a dizer a verdade. Uai?

Comentário de kAMARADA MEDEROVSK (DONQUIXOTE@ESTADAO.COM.BR)
Em 16/02/2006, 14h02
XENOFOBIA
LÁ VEM O TAL DE LEANDRO COM ESSA MANIA DE "PAURODADO", OU MELHOR DA NEFASTA XENOFOBIA; QUE TAL EXPURGAR TODOS OS GAÚCHOS, PAULISTAS, BAIANOS E OS DEMAIS BRASILEIROS AQUI DA TERRINHA DE RONDOM..MATO GROSSO VIRA DESERTO, TERRA QUE NEM CALABO VIVERÁ...

Comentário de Leandro (lean@bol.com.br)
Em 16/02/2006, 13h40
Preguiça e prejuízo
Comandante, essa do funcionário do grupo Amaggi e pseudo-secretário de Fazenda Valdir Teis 'ficar de papo pro ar tocando viola' foi demais. E ainda tem o tal ajudante de ordem Novac que nunca cantou nem no banheiro, mas para agradar o chefe e conterrâneo sulista, se tornou fã número 1 de música caipira. Em tempo: não são esses sulistas que vivem dizendo que os cuiabanos são preguiçosos? Como disse você Vila, são perdidos 350 milhões por ano devido à preguiça do secretário sulista.

Comentário de lirio (lirioarns@bol.com.br)
Em 16/02/2006, 13h39
Virou o jogo
Anterinho engoliu o Julier. A sessão virou bate-boca entre governistas e oposição. O depoimento acabou cancelado. O do Pedro Taques foi adiado. Pelo jeito, ad eternum. Julier saiu do depoimento medindo uns dois centímetros. Lua cheia não é mole não.

Comentário de lirio (liroarns@bol.com.br)
Em 16/02/2006, 13h23
Reviravolta
Sei não... Essa idéia de levar o Julier e o Pedro Taques na CPI para bater no PSDB está virando tiro no pé. A CPI é conduzida pelos senadores. Antero é senador. Está em casa. Desmontando as acusações do Julier. Colocou o José Mensalão Mentor no colo do juiz. Mostrou que o deputado e a senadora (Serys) petistas agiram a favor do João Arcanjo, no Uruguai, favorecendo a defesa do comendador. Antero está convencendo a Casa que Julier tem agido partidariamente contra ele. Elogia a ação contra Arcanjo, mas coloca Julier como agente petista e o PT como aliado do crime organizado. Se o objetivo era constranger Antero, o tiro saiu pela culatra. Ele está dando um show. Julier é que está contra a parede e constrangido. Foram cutucar a onça dentro da toca dela. Vamos ver o que vai virar...

Comentário de lirio (lirioarns@bol.com.br)
Em 16/02/2006, 12h40
Nepotismo
Acessem pela rádio Senado o debate-boca entre Julier e Anterinho. Surgiram algumas revelações surpreendentes. Além das histórias já conhecidas do caso Arca de Noé, apareceu que Julier tem nomeado irmão e primo como perito em ações judiciais da sua jurisdicção. Uma prática clara de nepotismo. O pior é que Julier confirmou o favorecimento aos parentes.

  Textos anteriores
Edição de 15 de Fevereiro de 2006
Edição de 14 de Fevereiro de 2006
Edição de 13 de Fevereiro de 2006
Edição de 11 de Fevereiro de 2006
Edição de 10 de Fevereiro de 2006
Edição de 09 de Fevereiro de 2006
Edição de 08 de Fevereiro de 2006
Edição de 07 de Fevereiro de 2006
Edição de 06 de Fevereiro de 2006
Edição de 03 de Fevereiro de 2006
Edição de 02 de Fevereiro de 2006
Edição de 1º de Fevereiro de 2006
Edição de 31 de Janeiro de 2006
Edição de 30 de Janeiro de 2006
Edição de 29 de Janeiro de 2006
Edição de 27 de Janeiro de 2006
Edição de 26 de Janeiro de 2006
Edição de 25 de Janeiro de 2006
Edição de 24 de Janeiro de 2006
Edição de 23 de Janeiro de 2006

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques