Nem vamos falar no que virou aquela solicitação de ligação de esgoto protocolada na Águas Cuiabá, aquela da Meta do Milênio, precisamente às 12:17:40 do dia 03/10/2017. Na próxima quinta-feira, portanto, comemoram-se os primeiros três meses, apesar de a própria empresa concessionária estabelecer o prazo de 20 dias úteis – vamos repetir: vinte dias úteis – para os devidos providenciamentos.
Por certo, desde então, esse tempo todo foi da mais absoluta inutilidade na Prefeitura e na tal companhia. Também nem vamos nem comentar a respeito do buraco-monstro-açu no asfalto diante do local do serviço não realizado e que, com as chuvas, está a assorear com sedimentos e lixo eletrônico três nascentes e o córrego cuja existência justificou a criação de uma APP - Área de Preservação Permanente.
Neste primeiro ano da (indi)gestão Nenéo, para não dizer que não realizou nada, incorporou uma Fada Sininho básica dos bãos e velhos tempos do MT-Faminto, e destampou a enfileirar "estaltas" na Praça Alencastro, sem o menor critério de relevância histórica, a não ser a porralouquice. Tanto que a do Marechal Rondon, nosso maior ícone, de tão pitititica, ficou parecida com a de uma vítima do zica vírus.
Quanto ao mais, "administra" a cidade em permanente ritmo de festa – suspeita-se que nasceu pra bater palma pra doido dançar. Com dinheiro público, é claro, como se não houvesse amanhã e nos serviços de saúde – Pronto Socorro à frente – não faltasse até esparadrapo. Esta noite mesmo, na Orla do Porto, tem fundunço e foguetório, coisa que a indústria e distribuidoras de bebidas, poderiam bancar.
Aliás, esta estória de "cultura" – aqui e alhures – de há muito acoita uma lucrativa igrejinha. "Intelequituais", descolados e afins de sempre, que não desgrudam da teta do Erário. Para ficar só na música, e se tirar uma linha, basta verificar que Vanessa da Mata, Bruna Viola e Maiara e Maraísa nunca se valeram desse tipo de muleta para brilhar nacionalmente. Pelo contrário. Mas isto é papo reto pra outro dia.
Inegável, contudo, que o ilustre bípede até leva jeito para um promoter em potencial – click aqui para saber a diferença entre essa peregrina virtude e a realidade nua e crua. Porém, de que "menas" estamos precisados é de um animador de macacas de auditório e de alguém preocupado apenas com confetes, purpurina e pechisbeques. As qüestãs prementes e de custo relativamente baixo passam ao largo.
Onde estão as creches municipais que funcionariam até mais tarde – providência que garantiu implementar nos primeiros 90 dias – para que as mães não fossem obrigadas a deixar o trabalho mais cedo e, assim, expor-se ao risco de cair no facão do empregador? Vai ver que agora tudo obedece ao novo Calendário Emanuelano que inventou e vale inclusive para a permissionária do saneamento. Só pode!
Mais: por onde andará uma (certa?!!!) Patrulha Odontológica "Intinerante" – que também neste primeiro ano – estaria a prestar atendimento à população rural e ribeirinhos? Algum tipo de cambiocó pra lá de "edificante" com a Máfia do Boticão Enferrujado melou a iniciativa, à revelia do CRO/MT? Para quem não sabe, a dor de dente responde pelo maior número de faltas ao trabalho, no campo e nas cidades.
Lamentavelmente, o fato é que o Esse-Lentíssimo Senhor Doutor Prefeito Emanuel Pinheiro – o "Nenéo", irmão do "Popó" – desde agosto ocupou mais espaço no noticiário policial do que no de política. Uma baita frustração para seu eleitorado – entre os quais esse pobre marquês, no segundo turno, com declaração de voto e tudo mais. Pior: tudo indica que vai dobrar a meta depois desta "virada".
Comentários dos Leitores Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.
Comentário de Leitor de MT (leitormt@lettera.es) Em 31/12/2017, 20h18
Biruta de aeroporto extraterrestre
Vai ver que os dias lá onde Nenéu nasceu são mais longos que os da Terra. Esmeraldas à parte...
O presidente Michel Temer, usando sem parar a máquina do Governo, prometendo ampliar ainda mais as vantagens oferecidas a quem o apoia, mantendo-se ao lado de cavalheiros amplamente conhecidos como Romero Jucá, Eliseu Padilha, Moreira Franco, atraindo para seu grupo mais pessoas vocacionadas para integrá-lo, como o deputado Carlos Marun, tem o apoio de 6% do eleitorado – um número como o ostentado, veja só, por Dilma.
Por que usar maneiras tão discutíveis de fazer política, para ter resultados tão frustrantes?
O Ministério do Planejamento informou que o Orçamento do próximo ano reservou R$ 550 milhões para os concursos públicos.
Segundo o "coach" de eficiência e diretor da Central de Concursos, Gabriel Henrique Pinto, ano de eleição traz perspectivas positivas quanto aos concursos.
2018: qual vai ser a do ano? Fui dar uma olhada. Aliás, eu, você, milhões de pessoas nesse momento tentando achar os fios de otimismo que possam costurar nossos retalhos de vida. Nos dar alguma confiança, esperança, forças, ativar nosso otimismo que foi bombardeado nos últimos tempos.
Saber se vamos amar e ser amados, se será mais fácil ou difícil, que riscos correremos.
Estudo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) projeta um índice menor de renovação do Congresso nas eleições de 2018, abaixo da média de 49% dos últimos cinco pleitos.
As razões apontadas: maior número de candidatos que vão tentar a reeleição; redução para 45 dias do tempo de campanha; base eleitoral já consolidada de quem tem mandato; maior poder de barganha dos atuais congressistas nas negociações com os partidos por tempo de TV e recursos do fundo eleitoral para financiar suas candidaturas.