|
CURTO & GROSSO
Edição de 26/06/2004
Marcos Antonio Moreira -- clickmt2004@yahoo.com.br
00:00
><>///<>///<><
Candidatura de Robério Garcia (PTB) sucumbiu diante do "esforço cívico-patriótico" que resultou na aprovação do minimo de 260 reais pela Câmara Federal, na quarta-feira.
Uma pena.
Nenhum empresário resta agora no páreo pela prefeitura da Capital.
><>///<>///<><
Por falar em toma-lá-dá-cá...
-- Quem falou em toma-lá-dá-cá aí, gentem?!!!
...Governo Lula está "oferecendo" o ministro Ciro Gomes e o governador Blairo Maggi para o PTB, segundo edição deste sábado do jornal O Globo.
><>///<>///<><
Cara nova na Secom de Mato Grosso.
Esperar pra ver se, com José Carlos Dias -- o "Zé Veneno" -- muda a praxis ou apenas a marca da ferradura.
><>///<>///<><
Só para constar -- 1:
Pesquisa para consumo interno, do outro lado da ponte, aponta o empresário Murilo Domingos (PPS) oito pontos percentuais à frente do garboso infante Campos Neto (PFL)...
...Verdadeiro motivo para a demissão do Exterminador do Futuro "Ana" Maria Leite, antes que o caldo entorne de vez.
A propósito:
Está confirmado:
O "marqueteiro às avessas" atravessou o rio Cuiabá. Veio embalado no pacote firmado entre o Imperador Jota Veríssimo e o "Bríncipe" Auad, para "cuidar" da campanha do deputado estadual Sérgio Ricardo...
...O que não deixa de ser um bom presságio.
Para a população cuiabana, é claro.
><>///<>///<><
Só para constar -- 2:
Bem que avisamos que a última “canelada inteligente” do “bríncipe” Auad comportava altas reviravoltas e prometia muito choro e ranger de dentes.
Pois é...
Taí a confusão na casa do terço.
Entenda o caso:
Com base no depoimento de três testemunhas, ouvidas ontem à tarde na Polícia Federal, o juiz Márcio Vidal autorizou ontem à noite a realização de uma devassa em diversos pontos da Capital, que está sendo desencadeada neste sábado pela manhã, para apurar denúncia de filiação em massa, visando fraudar a convenção do PPS, marcada para o dia 30.
Fichas, de acordo com os depoimentos, estão sendo preenchidas sem data ou com data retroativa, para permitir que os “novos filiados” possam votar na convenção da próxima quarta-feira.
O prazo legal para filiação venceu no dia 30 abril, quando a relação com os nomes deveria ter sido encaminhada à Justiça Eleitoral. Os partidos tiveram, ainda, um mês de prazo – vencido no dia 31 de maio – para eventuais correções.
Por orientação do prefeito Roberto França, presidente do diretório estadual, ao contrário dos demais partidos, o PPS não promoveu campanha de filiação este ano...
...Porque, na prática, através da distribuição de cargos na Prefeitura, “controla” boa parte dos integrantes do diretório municipal, em Cuiabá...
...E com base nessa “maioria folgada” -- e bota "folgada" nisto! -- imaginava impor o nome de Sérgio Ricardo na convenção.
Resolução partidária, datada de abril, contudo, alterou radicalmente a correlação de forças, atribuindo aos filiados e não mais aos membros do diretório o poder de decisão.
Ironicamente, a questão foi levantada por um aliado do prefeito Roberto França, o ex-procurador Charles Caetano Rosa, na tentativa de “melar” a convenção que homologou o nome do empresário Murilo Domingos, em Várzea Grande .
Também ironicamente, tal resolução foi adotada no congresso nacional da legenda, em São Paulo, onde, segundo a “valorosa”, Roberto França e Sérgio Ricardo tiveram “participação destacada”.
Vê-se, agora, que sequer prestaram atenção ao que foi discutido e, sobretudo, decidido.
Well...
Conforme chamamos a atenção na manchete e observações na coluna de ontem, a “solução” encontrada para tirar o empresário do páreo, em Várzea Grande – conforme acordo das cúpulas do PPS e do PFL -- virou problema em Cuiabá...
... Já que a maioria dos filiados, na Capital, tem simpatia pelo nome do ex-chefe da Casa Civil, deputado estadual Carlos Brito, que tem história na construção do partido, ao contrário de Sérgio Ricardo, que desceu de pára-quedes ainda outro dia.
Brito chegou a retirar sua candidatura, pressionado pelo governador que, por sua vez, era pressionado pelo prefeito.
Para fazer prevalecer sua vontade, França utilizou como principal “argumento” justamente o fato de exercer o absoluto controle sobre os convencionais.
Amparado na citada resolução e incentivado pela base partidária, Carlos Brito decidiu voltar à cena para se opor ao candidato das cúpulas do PPS e do PFL, Sérgio Ricardo.
Brito ficou animado também com a receptividade da militância e simpatizantes do pefelê e do PTB, além do empresariado -- todos insatisfeitos com os rumos impostos pelos caciques, que rifaram os empresários Jorge Pires de Miranda e Robério Garcia.
O normalmente irascível prefeito da Capital, presidente do diretório regional e “padrinho” de Sérgio Ricardo, quando percebeu que tudo fizer contra o empresário Murilo Domingos para ajudar o candidato do prefeito Jota Veríssimo, em Várzea Grande...
...Estará fazendo contra seu próprio “afilhado” e a favor do adversário Carlos Brito, em Cuiabá...
...Ficou literalmente possesso e chegou a convocar uma coletiva, na quinta-feira, quando descobriu que acabou comendo mosca no episódio, mas resolveu desistir, pois além dos berros, não dispunha de nenhum outro tipo de argumento.
A tal entrevista foi, então, substituída por sucessivas “comidas de rabo” no Alencastro e, coincidência ou não, o fato é que durante todo o dia de ontem aumentou muito o movimento de “simpatizantes” -- ciceroneados por luas-pretas -- em várias repartições públicas municipais e, sobretudo, no diretório municipal do PPS, no bairro Quilombo.
No diretório, inclusive, um segurança controlava a entrada das pessoas, só permitindo o acesso de uma de cada vez.
Também coincidentemente, todas saíam do diretório, atravessavam a rua, andavam menos de uma quadra e se dirigiam a uma produtora de vídeo, também coincidentemente, de propriedade do pré-candidato Sérgio Ricardo.
Os depoimentos de ontem à tarde na Polícia Federal, a ordem judicial de ontem à noite e a operação da PF programada para a manhã de hoje, explicam a razão do inusitado movimento.
...
Em tempo -- 1:
Para hoje, sábado, a Prefeitura de Cuiabá improvisou diversos eventos em sub-prefeituras e também nos centros comunitários do Jardim Imperial, Parque Cuiabá, Cinturão Verde do bairro Pedra 90, entre outros.
Caiu a ficha?
Serm trocadilho...
><>///<>///<><
Em tempo -- 2:
Depois de tantas coisas edificantes, Site Bom quer saber: o PPS é capaz de quebrar paradigmas e promover fraudes em filiações?
Vôte -- até aprender -- em nossa nova enquete, na página inicial.
><>///<>///<><
Compartilhe:
|
|