|
CURTO & GROSSO
Edição de 29/10/2005
Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br
00:00
Em pouco mais de um mês, o governo de Mato Grosso – via Secretaria de Pranejamento --, anuncia três cortes no Orçamento de 2006.
Começou com 250 milhões, depois passou para 500 milhões e, agora, pulou para 900 milhões.
Ora, ora, ora, ora...
Ou é muita incompetência do pranejador, revelando uma absoluta falta de controle sobre a administração...
...Ou é manipulação, pura tapeação mesmo, para manter sob rédea curta os demais poderes e fazer caixa para a campanha de reeleição de Soja Majestade
Entenda o caso:
A “justificativa” alegada -- redução na área plantada de soja e algodão -- não se sustenta na vida prática.
Mato Grosso é o maior produtor nacional de algodão, não porque produza muito – a área cultivada não passa de 100 mil hectares --, mas porque outros Estados plantam menos ainda. Além do que, a cultura é fortemente subsidiada e a contribuição para o Erário irrelevante.
No caso da soja – embora baixo, o preço deve se manter no mesmo patamar atual, talvez até com alguma melhora.
Mais:
A projeção de uma queda de 60% na área plantada não bate com os números do IBGE, que estima uma redução de, no máximo, 20%.
Isto, sem falar no fato de que as áreas liberadas pela soja e pelo algodão são ocupadas por outras lavouras sazonais, tanto que Mato Grosso passou a ser o maior produtor nacional de grãos – superando o Estado do Paraná.
Outra prova de que o Santinho do Pau Oco está querendo levar novamente todo mundo no bico -- seria alguma promessa? -- é a receita do mês passado, que aumentou cerca de 6%, ao contrário das catastróficas “estimativas” anteriores.
A extração de madeira caiu, mas em compensação o preço aumentou vertiginosamente, ficando elas por elas em termos de arrecadação -- a menos que ¨Meu Rei¨ tenha revogado a Lei da Oferta e da Procura e a ¨Valorosa¨ não tenha dado o devido destaque.
Por conta da aftosa na Zecolândia, Paraná e São Paulo, o Estado de Mato Grosso – que detém o maior rebanho – deve vender mais gado e carne, por um preço melhor, apesar da torcida em sentido contrário por parte de Soja Majestade, para quem ¨a pecuária não tem futuro¨.
Resumindo:
Aí tem!
Ah, se tem!!!
Compartilhe:
|
|