capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 24/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.942.060 pageviews  

Curto&Grosso O que ainda será manchete


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 17/12/2005

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


00:00



Ho... ho... ho... ho!...

Neo-mega-turbo-ambientalista-modelo não vai ganhar neste Natal os presentinhos que mais queria: a destruição do Salto Dardanelos e um linhão de Aripuanã até Rondônia.

Entenda o caso:

Depois de uma guerra de liminares, a “Usina da Morte” ficou fora do leilão de energia realizado ontem no Rio de Janeiro e que iria ¨justificar¨ a implantação de um linhão para viablizar as PCHs de Soja Majestade na região Noroeste do Estado.

A guerra ainda não está ganha e tal -- convém não esquecer que ¨Meu Rei¨ é teimoso como uma mula empacada e para rechear ainda mais seu cofrinho é capaz de qualquer coisa...

...Mas a primeira grande batalha foi vencida por todos aqueles que desejam ver preservado um dos mais belos cartões postais de Mato Grosso, da Amazônia e do país.



Ho... ho... ho... ho!...

Na noite de Natal, Papai Noel também não vai deixar no meião do ex-estratégico secretário Cloves Vettor-ato uma vaga no Tribunal de Contas.

Entenda o caso:

Assembléia Legislativa fechou questão e, salvo altas reviravoltas no caso – e bota “altas reviravoltas no caso” nisto! -- a vaga a ser aberta com a aposentadoria antecipada do conselheiro Branco de Barros deve ficar com o deputado do PP, Alencar Soares.



Ho... ho... ho... ho!...

Mais espertinho, o neo-mega-empresário Chapolim Colorado se deu o próprio presentinho.

Entenda o caso:

Aumentou o preço da cerveja Skol.

A “justificativa”:

É Natal!

Que meigo!



Ho... ho... ho... ho!...

Por falar em “Goela Grande”...

E-leitor quer saber:

Não vai falar nada do ex-primeiro irmão da Era Dantesca?

Vamos repetir:

Não chutamos cachorro morto.

Escrevemos tudo o que tinha que ser escrito e revelamos tudo o que tinha para ser revelado, em 1998, no Diário de Cuiabá, no artigo O PCdoD, quando todo mundo “xingava” o motorista de madame de “estadista”...

...E todas as concorrências e negócios públicos e até investimentos privados com valor acima de um milhão de dólares passava antes pelo ¨crivo¨, vamos dizer assim, da lombrosiana figura, até então tida e havida como ¨intocável¨.

Além do que, de lá para cá não surgiu nenhum fato novo.



Ho... ho... ho... ho!...

Cuiabá “ganhou” neste Natal o prédio mais luxuoso de Mato Grosso – o edifício Palácio Paiaguás, digo, Campo D’Ourique, com direito a uma big festa de lançamento na noite da última quinta-feira.

Para quem não ligou a denominação ao lugar, Campo D’Ourique vem a ser aquela praça onde fica o marco do Centro Geodésico da América do Sul...

...E também onde, no período colonial, eram enforcados os opositores da Coroa portuguesa e os escravos fujões, razão pela qual, deste então, tem a fama – justificada – de lugar mal-assombrado.

Na segunda metade da década de 60, no Campo D’Ourique foi erguida a sede ¨definitiva¨ da Assembléia Legislativa e, a partir da mudança, nenhum presidente da casa conseguiu se eleger senador ou governador do Estado.

Atualmente, no Campo D’Ourique funciona a Câmara de Vereadores de Cuiabá.

Só o futuro dirá se a “maldição” vai continuar perseguindo os presidentes do legislativo municipal; se a urucubaca se restringe ao local onde funcionava o patíbulo ou se vale também para o nome.

Coincidência o não, o fato é que no mesmo dia do lançamento do luxuoso edifício Campo D’Ourique – onde cada apartamento vai custar a bagatela de meio milhão de reais --, a Caixa Econômica decidiu não liberar mais o FGTS para a aquisição de imóvel com valor acima de 350 mil...

Acontece...

Coincidências acontecem...



Ho... ho... ho... ho!...

Senador Jonas Pinheiro aproveitou a comemoração dos 40 anos da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso para mandar seu eleitorado às favas e dar um presentão aos donos dos frigoríficos ao batalhar para que seus nobres colegas retirassem as assinaturas e, assim, “melar” a CPMI do Cartel da Carne.

A “justificativa” do senador:

A CPMI iria prejudicar a imagem da pecuária nacional no exterior e as exportações de carne.

Ora, ora, ora, ora!...

O que depõe contra a imagem da pecuária no exterior e prejudica as exportações é justamente o contrário:

Fazer vistas grossas para a formação de cartéis, permitir a atuação de “laranjas”, a falsificação do selo do Serviço de Inspeção Federal e outras coisas “edificantes”...

...Entre as quais as relações incestuosas de políticos com os donos de frigoríficos – que viriam a público com a instalação da CPMI.

Em tempo:

Para substituir os senadores que retiraram o nome da CPMI, o deputado Ronaldo Caiado (PFL/GO) trabalha agora para reunir o número de assinaturas para instalar uma CPI na Câmara.

Vamos dar os nomes dos deputados federais que apóiam e de quem tirar o seuzinho da seringa.



Ho...ho... ho... ho!...

É bom ficar de olho na eleição deste domingo na Bolívia, pois estará em jogo o futuro da MT Gás e, conseqüentemente, dos proprietários de carros movidos pelo novo combustível...

...E também o preço da energia gerada pelas termelétricas da finada Enron em Cuiabá.

Líder nas pesquisas de opinião pública, o companhero-cocalero Evo Morales – que tem o apoio declarado do companheiro Lula -- assegurou que, se vencer, nacionaliza os campos de petróleo, as refinarias, gasodutos e dobra o preço do gás natural.

Traduzindo:

Carro movido a gás pode virar um “mico” maior do que já é e o preço da energia em Mato Grosso – o mais caro do país --, pode ser o maior do planeta.

Um ¨presentão¨ e tanto, por supuesto.



Prestenção, bugrada!

Convide os amigos para trocar mensagens, mandar recados, participar do fórum, enfim, junte-se aos bons na comunidade clickmt.

Basta “apertar” aqui: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6850955

Participe também da enquete na página inicial a respeito da privatização da PM -- a última piração do Menininho Mimado que está recheando seu cofrinho enquanto brinca de governador de Mato Grosso.






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.

Comentário de talvani (tguedesdafonseca@yahoo.com.br)
Em 18/12/2005, 06h35
A magia venceu a "maggia"
Bom domingo, Comandante Villa, e que seja melhor para todos os que escrevem e publicam
aqui, sobretudo, seja bom para a natureza
em festa em Dardanellos e no coração do povo,
a alma de Mato Grosso.

Comentário de Arquimedes Estrázulas Pires (arquimedes.pires@brturbo.com.br)
Em 17/12/2005, 19h08
Pastor Marreteiro
Esse negócio dos cocaleros de repente multiplicarem por dois, ou mais, o preço do gás boliviano nos preocupa, afinal, como é que o deputadinho que se elegeu prometendo gás veicular para MT, a precinho de banana de fim de feira, vai sobreviver nas próximas eleições? Vije!

  Textos anteriores
Edição de 16 de Dezembro de 2005
Edição de 15 de Dezembro de 2005
Edição de 14 de Dezembro de 2005
Edição de 13 de Dezembro de 2005
Edição de 12 de Dezembro de 2005
Edição de 09 de Dezembro de 2005
Edição de 08 de Dezembro de 2005
Edição de 07 de Dezembro de 2005
Edição de 06 de Dezembro de 2005
Edição de 02 de Dezembro de 2005
Edição de 1º de Dezembro de 2005
Edição de 30 de Novembro de 2005
Edição de 29 de Novembro de 2005
Edição de 28 de Novembro de 2005
Edição de 25 de Novembro de 2005
Edição de 24 de Novembro de 2005
Edição de 23 de Novembro de 2005
Edição de 22 de Novembro de 2005
Edição de 21 de Novembro de 2005
Edição de 18 de Novembro de 2005

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques