capa | atento olhar | busca | de última! | dia-a-dia | entrevista | falooouu
guia oficial do puxa-saco | hoje na história | loterias | mamãe, óia eu aqui | mt cards
poemas & sonetos | releitura | sabor da terra | sbornianews | vi@ email
 
Cuiabá MT, 12/11/2024
comTEXTO | críticas construtivas | curto & grosso | o outro lado da notícia | tá ligado? | tema livre 30.897.343 pageviews  

Tema Livre Só pra quem tem opinião. E “güenta” o tranco


CURTO & GROSSO

Inscreva nosso RSSEdição de 03/01/2006

Marcos Antonio Moreira -- fazperereca@yahoo.com.br


00:00



Só pra chatear – 1... ou mais:

Apesar dos pesares, “aquele site que ninguém lê” e que iria durar “no máximo, uma semana”, está entrando no sexto ano de atividade...

...Graças às sobras do ouro de Moscou, claro.

KKKK!!!



Só pra chatear – 2... ou mais:

Prefeitura de Nova Palestina -- ex-Reino Encantado de Vadjú -- está com nova campanha publicitária na “concorrência”.

Ainda bem.

Entenda o caso:

A primeira campanha -– veiculada também aqui neste bat-canal -– até agora não foi paga.

Tudo nos conformes...

Esse tipo de coisa, ¨brimo¨ esquece fácil.



Só pra chatear – 3... ou mais:

Governo de Soja Majestade aumentou de 3% para 7% o ICMS do boi em pé vendido para outros Estados.

Sindicato dos Frigoríficos comemorou, claro.

Até aí, nada demais, até porque, com essa forcinha de “Meu Rei”, por conta da superoferta, os frigoríficos vão poder aumentar a escala de abate e forçar ainda mais para baixo o preço da arroba de carne pago ao pecuarista.

Vamos repetir:

Forçar, para baixo, o preço pago ao pecuarista. Já o consumidor continuará sendo esfolado vivo, como sempre, com o preço da carne sempre em alta -- mesmo caso do óleo de soja, que só aumenta, apesar da queda vertical do preço pago ao produtor pelas tradings, que mal e porcamente cobre os custos da lavoura.

Well...

Se a comemoração dos frigoríficos não chega a causar estranheza, a “justificativa” alegada pelo presidente do sindicato, sim.

Para o senhor Milton Belicanta, “a redução da carga de ICMS para o boi vivo provocou perdas na margem de lucro das indústrias”.

Estranho... Muito estranho!...

E bota “muito estranho” nisto!

Entenda o caso:

Em condições normais de temperatura e pressão, para a indústria frigorífica, como fiel depositária, o percentual da alíquota do ICMS não teria a menor importância, porque o valor é descontado do vendedor para ser repassado integralmente ao Estado.

Ora, ora, ora, ora!...

Se o percentual de 3% “provocou perdas na margem de lucro das indústrias”, conforme alega o Sindifrigo, alguma coisa está muito mal explicada, por supuesto.

Aí tem!
Ah, se tem!



Só pra chatear – 5... ou mais:

Ainda o aumento do ICMS do boi em pé:

Senador Jonas Pinheiro – aquele que é contra a CPMI do Cartel da Carne --, não tussiu e nem mugiu.



Só pra chatear – 6... e completar meia-dúzia:

Desdobramentos da crise na Europa à parte (Veja na coluna Tá ligado?), a estatal Petobras pode vir a ser obrigada a encampar o gasoduto Mato Grosso/Bolívia, a fim de garantir, pelo menos, o abastecimento das termelétricas da finada Enron, em Cuiabá.

Entenda o caso:

Companhero-cocalero Evo Morales mais uma vez deixou claro que vai jogar pesado com os norte-americanos, cujo presidente acaba de qualificar de “terrorista”.

Com a discrição possível, a ex-Enron -– rebatizada Prisma Energy -- continua dando as cartas nos bastidores do governo Baby Bush.

Vai sobrar para o espólio da finada Enron – que trocou de nome também na Bolívia e aqui, para continuar operando, mesmo depois de patrocinar o maior golpe da história do capitalismo...

...E, de cambulhada, sobrar também para Mato Grosso -- o único Estado da Federação cujo fornecimento de gás natural depende exclusivamente da multinacional norte-americana, que vem a ser dona dos jazimentos em território boliviano, do gasoduto e de duas termelétricas em Cuiabá, além de monopolizar a distribuição...

...Ao contrário das demais regiões, que são abastecidas pelo gás natural bombeado de campos pertencentes à própria estatal em território brasileiro -- caso do Rio de Janeiro e Amazonas...

...E situação bastante diferente da de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que também recebem gás boliviano, porém, explorado de jazidas e transportado através de gasoduto pertencentes à própria Petrobras – que vem a ser a maior multinacional que atua na Bolívia.

Evidente que o presidente eleito da Bolívia, por conta de uma série de fatores estratégicos e geopolíticos, será mais condescendente com a Petrobras, embora sem abrir mão da anunciada nacionalização das jazidas, enquanto a ex-Enron e subsidiárias certamente serão tratadas a ferro e fogo.

Resumo da ópera:

Ou a Petrobrás encampa o gasoduto Mato Grosso/Bolívia ou até as termelétricas de Cuiabá correm o risco de parar de funcionar por absoluta falta de matéria-prima para gerar energia.

Quanto ao gás natural veicular – a menos que seja fortemente subsidiado -- melhor esquecer, por conta do preço, que mesmo sem o companhero-cocalero, já é um baita mico.



Prestenção, bugrada!

Leia amanhã, só aqui no SuperSiteGood:

Soja Majestade já “elegeu” o lobista-sucessor de Jonas Pinheiro.



Prestenção, traveis!

Participe de nossa nova enquete na página inicial:

Você votaria de novo no companheiro-presidente Lula?

Vôte!

Well...

E agora, que tal convidar os amigos, vizinhos, compadres, comadres, a turma toda para trocar mensagens, mandar recados, participar do fórum, enfim, junte-se aos bons na comunidade clickmt?

Basta “apertar” aqui: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6850955






   

Compartilhe: twitter delicious Windows Live MySpace facebook Google digg

Comentários dos Leitores
Os textos dos leitores são apresentados na ordem decrescente de data. As opiniões aqui reproduzidas não expressam necessariamente a opinião do site, sendo de responsabilidade de seus autores.

Comentário de Cibelli (cibelli1@hotmail.com)
Em 03/01/2006, 09h09
Comentário do Marcos
Não sei, mas o que sei que na página Leitura Dinâmica tem 2 Banners do ClicMT Sitesupergood e consta também abaixo da página, as fontes de algumas matérias postadas, citando o Sr.como um dos autores, mas vou falar com o pessoal do site colocar umas luzinhas pisca-pisca pra melhorar.

Comentário de Marcos Antonio Moreira (fazperereca@yahoo.com.br)
Em 03/01/2006, 08h23
Comentário da Cibelli
Esse site não é aquele que "chupa" tudo o que sai aqui sem citar a fonte?

Comentário de cibelli (civelli@hotmail.com)
Em 03/01/2006, 08h15
Esse TCE....
LI num site de nossa cidade:
O Site HOTVILA aguardava terminar a reunião realizada dia 20/12 sobre a apreciação das contas de Vila Rica para serem disponibilizadas aqui no site. O Resultado foi divulgado somente dia 21/12 por volta das 10h00 quando para a nossa surpresa foi divulgado no Site do TCE como "FAVORÁVEL" as contas Municipais pelo Conselheiro José Carlos Noveli.

Vila Rica foi sorteado em Junho/05 no Programa de Fiscalização da Controladoria Geral da União CGU o qual pelo relatório nº. 491/2005 encontrou várias irregularidades na Gestão do Ex-Prefeito Calistão no exercício de 2004, e também em uma CPI de Fiscalização nº. 001/05 referente somente a área da Saúde de 2004, realizada pela Câmara de Vereadores de Vila Rica, que também encontrou várias irregularidades da gestão anterior o qual foram entregues pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Rica o Vereador Cláudio Strada, Presidente da CPI-Saúde Vereador José Manuel Garcia e um membro do Conselho o Vereador Antônio da Costa, ao Ministério Público de Vila Rica e ao Tribunal de Contas do Estado sob ofício nº. 026/05 o qual foi recebido pelo sob o Protocolo nº. 301620P/2005 constando 6 volumes com 1.490 páginas no dia 07/12, para que fossem assim juntamente analisadas pelos Conselheiros.

Ocorre que no mesmo dia, por volta das 12h00 o HOTVILA enviou um e-mail para o TCE contestando o resultado e descrevendo alguns outros fatos. As 16h00 os Vereadores de Vila Rica também acessaram o Site do TCE e verificaram que realmente constava que as contas conforme os conselheiros estava "FAVORÁVEL" na apreciação de Vila Rica, porém as 17h50, nós do site HOTVILA voltamos a acessar o Site do TCE e para nossa surpresa, foi MODIFICADA a apreciação passando a constar como "FAVORÁVEL COM RECOMENDAÇÕES".

Enviamos novamente um e-mail para o TCE para verificarmos qual é o critério e porque foi alterado o resultado, sendo que a apreciação é realizada sob votação de membros do conselho e uma decisão para alterar deveria então, passar por um novo julgamento, pois não se trata de uma decisão de somente um único conselheiro, mas sim de todos conselheiros, na ocasião, ligamos para o TCE que foi descartado por uma atendente algum erro de digitação.

Casos como esse deixa dúvidas sobre a legitimidade dos Julgamentos realizados pelo Tribunal de Contas do Estado.

Comentário de Leitor de MT (leitormt@lettera.es)
Em 03/01/2006, 08h02
Realmente...
Lembrem-se que nos primeiros meses, a termelétrica funcionou a óleo, aguardando a conclusão do 'micoduto'.

Comentário de Daniel (damich@brturbo.com.br)
Em 03/01/2006, 07h45
Termelétrica
Se acabar o gás, a usina volta a operar com óleo, ora pois! Não é tão barato e isso "come" um pouquinho (mas só um pouquinho)os lucros. Mas ela não fica inativa.
Prestenção, Marquês...

  Textos anteriores
Edição de 31 de Dezembro de 2005
Edição de 30 de Dezembro de 2005
Edição de 29 de Dezembro de 2005
Edição de 28 de Dezembro de 2005
Edição de 27 de Dezembro de 2005
Edição de 24 de Dezembro de 2005
Edição de 23 de Dezembro de 2005
Edição de 22 de Dezembro de 2005
Edição de 21 de Dezembro de 2005
Edição de 20 de Dezembro de 2005
Edição de 17 de Dezembro de 2005
Edição de 16 de Dezembro de 2005
Edição de 15 de Dezembro de 2005
Edição de 14 de Dezembro de 2005
Edição de 13 de Dezembro de 2005
Edição de 12 de Dezembro de 2005
Edição de 09 de Dezembro de 2005
Edição de 08 de Dezembro de 2005
Edição de 07 de Dezembro de 2005
Edição de 06 de Dezembro de 2005

Listar todos os textos
 
Editor: Marcos Antonio Moreira
Diretora Executiva: Kelen Marques